Piso Radiante - Opiniões

cjr

Well-known member
Caros amigos, venho aqui pedir a vossa preciosa opinião.

Então é assim, estou em fase de construção de uma moradia e hoje o empreiteiro em conversa falou-nos no piso radiante a água. Disse-nos que está a fazer noutra casa e que são 9000€.

Ficámos de investigar e pensar no tema, mas dando um pouco os dados, a casa terá cerca de 180 m2 e dois pisos e será nos arredores de Lisboa (para sul).

A minha questão aqui não é tanto os 9000€ mas sim se valerá a pena o investimento, preços de manutenção futuros, possíveis avarias, facturas mensais, etc. Já agora a casa terá lareira com recuperador de calor.

Fazendo uma breve pesquisa vejo muita gente contente, mas a grande maioria das pessoas estaria contente se conduzisse diariamente um V8; pois o que eu gostaria saber era se esse enorme sorriso quantos litros de gasolina gasta, preços de aquisição e manutenção, etc.

Tendo em conta os nossos invernos não muito rigorosos, a zona não muito interior e fria, a certificação energética A do imóvel, e a lareira com recuperador de calor, a hipótese mais viável e económica não seria pôr lenha naqueles dias mais frios e poupar esses 9000€?

Ou será um bom investimento?

Obrigado!

Piso Radiante - Opiniões

O que oiço de pessoas com radiante é que consegues andar de calções em casa no inverno. Agora visto que vais ter lareira, questiona a ver se é possível radiante com aquecimento da lareira, porque para radiadores é possível.

Fica ao preço da chuva em relação ao gás natural. Se não tiveres gás natural, esquece a botija. Fica muito caro.

Existem muitas soluções, bombas de calor que dão arrefecimento também. Investiga bem a situação.

Eu acho que no sul o calor é maior problema que o frio, e como disse ha umas soluções com água fria a correr pela casa, etc. Procura várias empresas de clima.

Last edited:
Pensava que era outra cousa. Piso... ç

9000 é muito aquecimento

Pois, essas foram as contas que fiz logo... basicamente são só 9000€ para instalar. E ainda tem de se pagar mensalmente os consumos e porventura alguma ou outra manutenção. Pode ser muito bom, mas racionalmente falando, creio que será um investimento que nem em 50 anos se pagará...

O piso radiante tem a vantagem e desvantagem de ter grande inercia, basicamente é para estar sempre ligado se queres uma solução mais on off e com a lareira, acho que é mais interessante teres paineis solares para AQS, lareira com recuperador a agua e radiadores.

O piso radiante tem a vantagem e desvantagem de ter grande inercia, basicamente é para estar sempre ligado se queres uma solução mais on off e com a lareira, acho que é mais interessante teres paineis solares para AQS, lareira com recuperador a agua e radiadores.

Vou ter paineis solares e lareira.

Eu tenho piso radiante, eletrico porque comprei apartamento e já tinha. Basicamente é uma boa solução mas como já disseram é para estar ligado. Mas no teu caso acho que não compensa. Eu moro no interior onde muitas vezes ao ano a temperatura vai aos 0 com frequência. Agora junto ao litoral as temperaturas são aceitáveis e se tiveres uma casa bem isolada tens facilmente temperaturas interiores de 17 graus. No meu caso a casa é bem isolada mais o factor apartamento e com temperaturas exteriores actuais de 5 graus mínima tenho 17 graus dentro de casa sem nada ligado.

Então é assim, estou em fase de construção de uma moradia e hoje o empreiteiro em conversa falou-nos no piso radiante a água. Disse-nos que está a fazer noutra casa e que são 9000€.

Ficámos de investigar e pensar no tema, mas dando um pouco os dados, a casa terá cerca de 180 m2 e dois pisos e será nos arredores de Lisboa (para sul).

A minha questão aqui não é tanto os 9000€ mas sim se valerá a pena o investimento, preços de manutenção futuros, possíveis avarias, facturas mensais, etc. Já agora a casa terá lareira com recuperador de calor.

Fazendo uma breve pesquisa vejo muita gente contente, mas a grande maioria das pessoas estaria contente se conduzisse diariamente um V8; pois o que eu gostaria saber era se esse enorme sorriso quantos litros de gasolina gasta, preços de aquisição e manutenção, etc.

Tendo em conta os nossos invernos não muito rigorosos, a zona não muito interior e fria, a certificação energética A do imóvel, e a lareira com recuperador de calor, a hipótese mais viável e económica não seria pôr lenha naqueles dias mais frios e poupar esses 9000€?

Obrigado!
Com esse dinheiro investe​ em isolamento e liga os radiadores à lareira com um grande depósito de acumulacao com dupla serpentina.

Os paneis podem ter outro depósito separado com dupla serpentina também, uma que liga aos paneis outra ao outro depósito.

Depois é ter uma bomba controlavel por termostato.

No verão escoa o excesso de calor para o depósito grande, no inverno recebe o calor da lareira.

Este é sem dúvida o melhor conselho, o piso radiante demora muito a aquecer pelo que é bom se for para estar sempre ligado, para o clima da zona de Lisboa radiadores são mais do que suficientes e aquecem relativamente rápido pelo que se pode ligar e desligar os sistema e poupar algum nos consumos.
Outro conselho que dou é pensares num sistema de aquecimento que funcione a pellets sai muito mais barato do que gasóleo/gás/electricidade, estou a partir do principio que vais comprar a lenha, deste modo se calhar até o retirava o recuperador de calor da lareira e punha a lareira a pellets e a fazer o aquecimento para os radiadores.

Um aspecto muito importante a ter em conta é a duração da instalação. Os meus pais colocaram piso radiante a água em 1970, cheios de entusiasmo, porque a tubagem durava 35 anos. O Certo é que pouco depois do ano 2000 as fugas começaram a aparecer e a instalação teve que ser desactivada. E nem a caldeira se aproveitou, pois o piso radiante funciona a baixa temperatura (cerca de 40 graus). Resumindo, foi instalar radiadores e comprar uma caldeira nova.

Claro que esta história é dos anos 70 e as soluções tecnológicas e os materiais evoluíram muito entretanto, mas esta questão da duração deve ser vista com atenção.

No que toca a conforto é muito bom.

O piso radiante é sem dúvida o mais confortável pois a área de radiação é enorme e a distribuição de calor é quase perfeita, mas os 9000€... Acho que o piso radiante elétrico fica muito mais barato na instalação, o consumo de eletricidade, é no entanto mais elevado mas pode ser compensado com alguns painéis fotovoltaicos em autoconsumo, pois as noites mais frias são por norma dias de sol.

Eu tenho um recuperador de calor a lenha com ligação a radiadores e preparo-me para o substituir. A vida muda, eu há 2-3 anos estava em casa as 16h e acendia a fogueira, agora não e a casa vai arrefecendo. Eu necessito de algo com funcionamento automático, por isso devo comprar uma salamandra a pellets para trabalhar com radiadores.

Outra solução interessante é o ar condicionado. Instalação barata, baixo custo de utilização, versátil porque aquece e arrefece e é rapidíssimo a atingir a temperatura de conforto.

Obrigado!

Isto a vermelho não bate certo. Nada certo mesmo.
Há imensas informações sobre piso radiante a água noutros forums, como o 'forum da casa' ou o 'forum nova energia'.

180 m2, não acredito que metas piso radiante com o mínimo de qualidade por menos de 13 mil euros.
Só a fonte de calor (bomba de calor ou recuperador+depósito de inércia) não te custa menos de 6 mil euros. Depois ainda falta o isolamento do pavimento, tubagens, betonilha, todos os mais diversos materiais acessórios, a mão-de-obra e o IVA.

Algo aí cheia muito mal. 9000€ não chega sequer para a fonte de calor + mão-de-obra.

Pois, essas foram as contas que fiz logo... basicamente são só 9000€ para instalar. E ainda tem de se pagar mensalmente os consumos e porventura alguma ou outra manutenção. Pode ser muito bom, mas racionalmente falando, creio que será um investimento que nem em 50 anos se pagará...

Eu gastei 9000€ no sistema de aquecimento da minha casa. Recuperador a pellets e radiadores, que também aquecem a àgua do duche.
Gasto por ano 420 euros em aquecimento da casa e da água do duche.

Poupo 800 euros por ano. Em 11 anos conto ter o investimento pago.

Mas atenção, mesmo com 2 ºC na rua, eu ando de boxers e t-shirt em casa.

Tenho a casa 24h/dia a 20/21 ºC agora no inverno. É um conforto brutal.

Usei uma vez numa moradia, piso radiante a água, com aquecimento e arrefecimento e bomba de calor.
Pode ser uma boa opção numa obra nova se for uma zona com amplitudes térmicas grandes. E se bem instalado e bem usado não precisas de ter AC por exemplo.
Uma opção será instalar o pavimento apenas nas casas de banho para tornar esse espaço mais agradável. É algo que se usa muito em Hoteis por exemplo.

Mas verifica também todas as soluções de isolamento que estás a usar.

O aquecimento por piso radiante é de longe o sistema de aquecimento mais agradável. Sendo uma casa nova, seria um erro enorme não o instalar.

Vantagens:
-Aquecimento por radiação infravermelha em vez de ser por convecção: mais agradável, não faz correntes de ar, não aquece em demasia o ar;
-Não há nem radiadores nem ventiladores inestéticos;
-Não há ruído;
-A temperatura varia muito pouco ao longo do tempo;

Sim, é uma solução com um investimento inicial elevado, mas compensa largamente a longo prazo pela qualidade do aquecimento.

Como fonte de calor, recomendo uma bomba de calor, da Daikin ou Mitsubishi

Algo aí cheia muito mal. 9000€ não chega sequer para a fonte de calor + mão-de-obra.
9000 euros deve ser apenas a instalação da tubagem, sem a fonte de calor.

Já agora, para o piso radiante ser eficiente, a casa tem que estar muito bem isolada e por baixo da tubagem, o isolamento do piso deve ser também muito bem feito.

Mas como referido e acima de tudo, dá primazia ao bom isolamento térmico, quer de paredes e janelas/portas.

Isso é meio caminho andado (se não é mais), para ter um bom ambiente no interior.

Back