Pneu Com Cortes Devo Trocar?

Tiagosilva25

New member
Boa tarde

Recentemente reparei nestes cortes no meu pneu da frente direito , e no esquerdo também mas pouco .
O que poderá ter causado isto ?

Não consegui meter a imagem por isso deixo prints das fotos :
1- https://gyazo.com/1691ee63889cd131f5cc7c7d98d03f3f
2- https://gyazo.com/fba93926145e80b9ae67f9fb5a9b6215
3- https://gyazo.com/64138afd8f08176bea23e9fd3da379e6

Eu em breve devo fazer viagem porto- lisboa , é urgente trocar , ou não é necessário ?
Não entendo nada de pneus , se poderem ajudar...

abraço

Parece ser só no local de desgaste e não sendo profundo não vejo problema nisso.

Se fosse na lateral e com cortes profundos e/ou bolhas então aí já considerava perigoso.

Como disse, sendo apenas na zona de desgaste não me parece nada de anormal.

Isso deve ter sido de fazerem uma curva apertada numa estrada com piso muito irregular.

Mas a decisão é tua e a carteira também.

Certifica-te é que andas com a pressão correcta para não desgastar o pneu precocemente e não aquecer em demasia.

Avalia também como está o desgaste, se é uniforme ou não e a idade dos pneus (ver data de fabrico escrita no pneu em forma de 4 digitos).

Se quiseres gastar os pneus mais depressa mete-os no eixo da frente (caso não estejam) que eles "voam" num instante.

Ola !
São os pneus da frente , não é cortes profundos é como se fosse tipo 'pele' levantada ...
Só tenho medo de ir para lisboa e acontecer algo , pois não entendo de pneus , e os pneus tem apenas 1 ano

Ola !
São os pneus da frente , não é cortes profundos é como se fosse tipo 'pele' levantada ...
Só tenho medo de ir para lisboa e acontecer algo , pois não entendo de pneus , e os pneus tem apenas 1 ano

É como disse, deve ter sido uma curva mais apertada (ou arranque/travagem) numa estrada com muita irregularidade/rugosidade (tipo brita grossa ou calçada onde as pedras fizeram esses cortes superficiais).

Se os pneus têm 1 ano e isso é tipo uma pele superficial, com o desgaste natural dos pneus desaparece.

Aproveita para veres a data de fabrico dos pneus e um dia mais tarde qdo fores meter pneus novos verifica antes se realmente são novos (de idade) para não te meterem pneus já com vários anos (pneu com 5 anos de fabrico já não tem as mesmas características q um pneu apenas fabricado há 1 ano pq a borracha envelhece)

Ola !

Se é assim então é tranquilo. Se fosse na lateral, e sem ser na protecção de jante, é que pensava seriamente em trocar, por causa do risco de rebentamento.

Meteste-os há 1 ano, mas qual é a idade dos pneus?

Ao ver isso pensei em manobras com o carro parado, saindo uma espécie de lasca da borracha. Por acaso o A4 dos meus Pais tem isso no da frente direito, marca Dunlop.

Meti a 1 ano sim , como posso ver a idade dos pneus ?
E se trocar alguém sabe aconselhar no porto o melhor sitio ? ou digiro-me mesmo à marca?

abraço pessoal e obrigado pela ajuda

No pneu deves ter um número com 4 dígitos, p.e., os que meti em Dezembro passado têm 3715, em que se deve ler que foram fabricados na 37ª semana do ano 2015. Portanto os primeiros 2 dígitos é a semana e os últimos 2 é o ano de produção.

Vê os teus e depois diz qual a idade.

Parece que tens os pneus a "escamar".:confused:
O melhor é ires ao sítio onde os foste montar. Não tens nada a perder e eles nem se chateiam.
Tenho conhecimento de uma situação com um familiar, cujos pneus também pouco tempo depois começam a ficar estranhamente degradados (gretas a torto e a direito). Foi "reclamar" à casa que lhe vendeu os pneus. Uma semana depois marcou encontro com o técnico da marca dos pneus (viu e tirou fotos) e pouco tempo depois dos 4 pneus foram substituídos sem pagar nada. Tinham defeito de fabrico. Eram uns Bridgestone.
Se eles assumirem óptimo é o que eles deveriam fazer. Caso contrário, tens de os trocar à mesma.

Ola pessoal ! :D
Fui hoje a uma oficina disseram que poderá ter sido por passar gravilha ...
Vou trocar os pneus , verifiquei o ano é de outubro de 2013 , e o meu carro é de abril de 2014 é normal ? visto o carro ter sido comprado novo ...
Outra coisa , troco na mesma por michellin ou opto por outra marca?

Vou trocar os pneus , verifiquei o ano é de outubro de 2013 , e o meu carro é de abril de 2014 é normal ? visto o carro ter sido comprado novo ...

É normal, as datas tão óptimas (data pneu vs data carro)

E nessa oficina o q disseram em relação a trocar ou não os pneus?

Como disse anteriormente, se essas "peles" é na zona de desgaste então não tem problema e vai desaparecer de forma normal.

Se vais meter pneus novos já sabes q tens q largar a nota preta e provavelmente sem necessidade...

Se quiseres conselhos sobre marcas, modelos, preços, onde meter/comprar, etc vai ao tópico dos pneus e indica as medidas, carro, etc

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=3843&page=1002

A data dos pneus está óptima. O melhor que apanhei foi duas semanas entre fábrica e estarem montados. O normal é meia dúzia de meses.

A unica referencia na oficina foi que ao aquecer muito o pneu secalhar vai desgastar rapido .
Agora não me referiram se é ou não seguro , pois eles também querem é vender ne ...
Agora estou em duvida se deva mudar de pneus ou não , pois como vez nas fotos é apenas na parte digamos ' fora do pneu' , tipo aquilo supostamente se o pneu ficar careca aquilo sai , mas como eu nao entendo nada , nao sei se é seguro fazer uma viagem longa tipo porto lisboa ou nao :/ mas largar mais quase 200€ para 2 pneus , é mau :(

Voltar
Superior