Pneu vs trepidação

O termo é mesmo equilibrar, independentemente das imbecilidades que encontres na net.
Calibra-se tubos e calibra-se ferramentas. Equilibra-se pneus e tudo o que rode.

Eu não sei, só coloquei um print, não sou professor de português. Mas uma coisa sei as linguas são dinamicas, se parar morre. Outra coisa, não sei em que "imbecilidade que encontro na net" hei-de acreditar, se esta ou a outra :)

já tive um carro que vibrava a travar... depois novamente equilibrado e caibrado, nada.
Eram os discos da frente ovalizados, que foram trocados

Eu não sei, só coloquei um print, não sou professor de português. Mas uma coisa sei as linguas são dinamicas, se parar morre. Outra coisa, não sei em que "imbecilidade que encontro na net" hei-de acreditar, se esta ou a outra :)

Isto não tem nada a ver com dinamismo linguístico.
Isto é Física.
Para que o corpo em rotação não tenha oscilações, tem de ter distribuição de massas uniforme em torno do eixo e plano de rotação. Para que isso aconteça, tens de colocar pesos para equilibrar/uniformizar essa distribuição de massas.
Trata-se de colocar as rodas equilibradas em termos de distribuição de massas.

A diferença no desgaste vai desequilibrar o carro, especialmente à chuva em que um pneu tem maior capacidade para escoar a água que o outro. é menos mau que ter uma bolha, mas continua a ser muito mau.
Quem fez esse serviço devia ser espancado até começar a ladrar e miar ao mesmo tempo [:D]

A vibração que sentes não tem nada a ver com o desgaste ou a diferença no desgaste, e até pode não ter a ver com essa roda.

Há, okapa, é fisica. Como pensava que a questão era de lingua portugues, é que ainda levei a coisa a serio, mas assim ja vi como é. Ps. Ainda bem que não é quimica. :) :)

Há, okapa, é fisica. Como pensava que a questão era de lingua portugues, é que ainda levei a coisa a serio, mas assim ja vi como é. Ps. Ainda bem que não é quimica. :) :)

Também podes ir ao médico dizer que tens pipi.
O gajo faz exames e diz:
— Você tem é cancro!
E tu respondes:
— Mas eu chamo de pipi. A língua é dinâmica.
E o gajo responde:
— Mas isto não é uma questão linguística, é medicina, não pode inventar os nomes que quiser.
E tu colmatas:
— Ah! Ainda bem que o cancro é uma questão médica, ainda pensei que fosse algo sério, como química.

Ainda na temática da semântica da calibração.

Tudo se calibra, quando se mede o seu desvio contra uma referência.

Logo sim calibram-se as rodas, neste caso com pesos para atingir o equilíbrio dinâmico rotacional de acordo com a Norma ISO 1940, para atingir a G40.

É contra isto que se calibram rodas.

Se se calibrar a pressão dos pneus não vão dizer equilibrar a pressão dos pneus.

Última edição:
Ainda na temática da semântica da calibração.

Tudo se calibra, quando se mede o seu desvio contra uma referência.

Logo sim calibram-se as rodas, neste caso com pesos para atingir o equilíbrio dinâmico rotacional de acordo com a Norma ISO 1940, para atingir a G40.

É contra isto que se calibram rodas.

Se se calibrar a pressão dos pneus não vão dizer equilibrar a pressão dos pneus.

[:)] [:)] [:)]

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tire_balance

Nunca na vida ouvi falar em "calibrar" objectos que rodam.
E já trabalhei num local em que se equilibrava componentes rotativos, na área industrial eléctrica.

Última edição:
Na próxima semana também tenho que mandar equilibrar as rodas do carro porque aquilo foi equilibrado à frente há pouco tempo, há uns 6 meses ou assim... mas com o Covid aquilo não deverá ter andado mais do que uns 6 mil km, portanto não tem motivo para andar a abanar que nem varas verdes logo que se passa ali dos 130-140... até tenho já algum receio de andar normalmente nos 190... embora aí já não trema!

Vou equilibrar aquilo novamente à frente mas sem retirar os pesos! Se alguma roda precisar de mais do que 30 gramas ou se veja alguma jante empenada (temos tão bons buracos espalhados por este belo Portugal... e então em Lisboa? São um mimo!!!) então equilibra-se.

Senão iremos ver as rodas de trás!

Espero eu que a máquina de equilibragem esteja devidamente calibrada! :sh)

Voltar
Superior