Pneus para jipes - ST, AT, MT, SAG...

citação:Originalmente colocada por Mafariko

Viva, tenho montado no meu Maverick uns BF com as medidas 30x9.5 R15 ou seja, correspondente, segundo a tabela acima postada, com uns 235/75/R15 que é a medida que consta no livrete. Quando fui com o Mav à inspecção levei com uma anotação na medida dos pneus, OK está correcto, de facto no livrete não estão as medidas 30x9.5 R15, mas não deveriam ter uma tabela de conversão com eles, em vez de estar sempre a por notinhas no papel verde? Se a medida física é a mesma para quê a embirração? Sabem se consigo ir com uma tabela idêntica à postada e reclamar da ignorância dos Srs "inspectores"?

Abraço,
Mafariko

Nada feito Mafariko, vão andar sempre a martelar contigo por causa disso! Infelizmente é assim e pouco mais há a fazer. [xx(]

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

.....O golias tb ja ta pronto para o inverno. Ofereci-lhe uns BF-MT 265/75.

Ficou impecável.

Esses pneus são à prova d'água?
2006113114637_smdevil.gif

:D:D

Viva, tenho montado no meu Maverick uns BF com as medidas 30x9.5 R15 ou seja, correspondente, segundo a tabela acima postada, com uns 235/75/R15 que é a medida que consta no livrete. Quando fui com o Mav à inspecção levei com uma anotação na medida dos pneus, OK está correcto, de facto no livrete não estão as medidas 30x9.5 R15, mas não deveriam ter uma tabela de conversão com eles, em vez de estar sempre a por notinhas no papel verde? Se a medida física é a mesma para quê a embirração? Sabem se consigo ir com uma tabela idêntica à postada e reclamar da ignorância dos Srs "inspectores"?

Abraço,
Mafariko

Se fosse cmgo eu n me calava podes tar certinho disso!!! É por causa do pessoal ficar todo caladinho e n reclamar ke depois acontecem estas coisas, ke ate podem ser mesmo por ignoracia e incompetencia do inspector.

Abraço,
Mafariko

Eu tenho o mesmo problema no UMM - exactamente com essas medidas. São equivalentes e nada feito. Como resolvi o problema? Averbei pneus ainda maiores.:D

Não está no livrete leva anotação e pronto. Não é uma questão de conversas, é uma questão de factos! A malta tem é de se chatear com as marcas que não fazem esse tipo de homologações, não é quando chega à ipo entrar em dialogos que nao levam a nada com os inspectores.

citação:Originalmente colocada por TerranoII

Não está no livrete leva anotação e pronto. Não é uma questão de conversas, é uma questão de factos! A malta tem é de se chatear com as marcas que não fazem esse tipo de homologações, não é quando chega à ipo entrar em dialogos que nao levam a nada com os inspectores.

Mas quem ia falar com o inspector? Eu era reclamação á direcção do centro, e á DGV feita pelo meu advogado e mais nada... O pneus são da mesma medida, so o sistema metrico muda, a culpa n e minha de certeza, eles é que tem de ter o conhecimento para saber converter medidas.

Pergunta para Sr. VX:

Comprei há dias um LC KZJ95 de 2000 (com 160 mil km) e que, infelizmente para ele, nunca tinha cheirado terra (nem um risco para amostra nas protecções, braços e afins).
Está, claro, todo de origem e com pneus, como vcs dizem, de «ir ao morango».
A ideia é arranjar um segundo jogo de jantes e montar uns AT ou MT, e daí a pergunta:

Sem alterar a suspensão, esses 265/75 que acabas de montar roçam nalgum ponto da carroçaria ou do chassis?

citação:Originalmente colocada por RepórterX

Pergunta para Sr. VX:

Comprei há dias um LC KZJ95 de 2000 (com 160 mil km) e que, infelizmente para ele, nunca tinha cheirado terra (nem um risco para amostra nas protecções, braços e afins).
Está, claro, todo de origem e com pneus, como vcs dizem, de «ir ao morango».
A ideia é arranjar um segundo jogo de jantes e montar uns AT ou MT, e daí a pergunta:

Sem alterar a suspensão, esses 265/75 que acabas de montar roçam nalgum ponto da carroçaria ou do chassis?

Bem vindo RepórterX.

Tou aver que fizeste uma bela compra.

Sim, se n o levantares vao bater nas cavas das rodas.
Caso n pretendas levantar mete a medida de origem.

Como a ideia é ter outras jantes de aço com pneus para TT aconcelho-te a meteres os MT, ficando com os de origem para andar na areia e fazeres estrada. Em areia os de origem são melhores que MT, mas qd entras no barro muda de figura.

Se quizeres passa em www.forumlandcruiser.com sendo um forum da especialidade, tens la muitas ideias para os Toy em causa.

Resposta mais rápida que a própria sombra, obrigado!

Já por lá passei, pelas bandas do Fórum Land Cruiser, mas nos últimos dias tem andado com o servidor em baixo...

Dos pneus de origem já só resta o sobressalente.
De resto, são uns Michelin 4x4 Synchrone. Pelo que fiz até agora (sim, já o baptizei ali para os lados da Malveira/Mafra, e Sintra, e já teve direito aos primeiros riscos e um SPA para 4x4 = banhos de lama...) nem se portam assim tão mal quanto isso, mas a lama é de facto um problema: no grip!

Já agora, tens alguma experiência com os Insaturbo com o piso igual aos BF MT? Sempre seriam mais baratos, e como é para montar no tal segundo jogo de jantes... A minha preocupação em relação a esses pneus é a resistência a pisos mais demolidores (Marrocos, p. ex.)

Abraços e, mais uma vez, obrigado pela resposta rápida!

Já por lá passei, pelas bandas do Fórum Land Cruiser, mas nos últimos dias tem andado com o servidor em baixo...

De resto, são uns Michelin 4x4 Synchrone. Pelo que fiz até agora (sim, já o baptizei ali para os lados da Malveira/Mafra, e Sintra, e já teve direito aos primeiros riscos e um SPA para 4x4 = banhos de lama...) nem se portam assim tão mal quanto isso, mas a lama é de facto um problema: no grip!

Já agora, tens alguma experiência com os Insaturbo com o piso igual aos BF MT? Sempre seriam mais baratos, e como é para montar no tal segundo jogo de jantes... A minha preocupação em relação a esses pneus é a resistência a pisos mais demolidores (Marrocos, p. ex.)

Bem vindo ao forúm!

És daqui da zona de Sintra/Mafra?

Faz a tua apresentação aqui:
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=36040

E inscreve-te no núcleo da tua região aqui: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=62748

Os insaturbo ha malta aki que os tem e dizem mto bem deles. Para segunda opção são bons sem duvida.

Qt ao comportamento em pisos mais duros n te posso ajudar, pq n tenho essa experiencia, so falo do que conheço. Eu as 2 vezes em marrocos foi sempre de BF AT e são os mais indicados. São mto resistentes a furos, tem as paredes laterais muito fortes, o que permite andar com pouca pressão sem "desjantar" e são do melhor ke ha em areia e pistas rapidas como se ve em marrocos.

O pneus são sempre a mesma luta, um gajo nunca sabe bem o ke meter, e são caros... Eu tenho o jipe como 1º carro e faço 50 kms por dia em media e 300/400 kuase todos ao fds e agora ando de MT, e ate nem e assim tão mau, uns kms de habituação e é na boa, tendo cuiadado com pisos molhados. Tu notavas mta diferença pq esses michelin são um must em estrada.

eu tenho osInda turbo dakar no meu terrano e tem sido uma maravilha. Na relaçãopreço/qualidade não deve haver melhor.
São leves e equilibrados (não precias andar a meter kg de chumbos nas jnates), o piso igual aos BF MT é muito bom.
Ainda não os experimentei com pressõesmuito baixas, mas tb ainda não precisei.
Tem muito boa tracção e no alcatrão o membnro aqui do forum TerranoII sentiu até melhoras em relação aos antigos Bf A/T que ele tinha.
OS unicos pontos negativos, são a zoada no alcatrão e mostrarem indicios de desgaste rápido. Estou a contar com uns 20.000km de duração,mas eu faço +/- 70km diarios de alcatrão.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

citação:Originalmente colocada por pmcb

Por acaso alguém sabe se existe disto cá pelo burgo?

TOYO Tranpath M/T

TOYO Open Country A/T

Boas pmcb

Diz lá o do que precisas?

Boas caro amigo, ainda não preciso mas ando a ver.

Irei trocar os cascos do GV até ao final do ano mas estou à espera da homologação da Suzuki para a medida 235/70R16. Se fôr autorizada irei avançar mas ainda não me decidi por que marca. Serão sempre AT. Ando mais em estrada que em terra e para as pequenas brincadeiras que faço aqui com os amigos deste Forum os AT chegam.

citação:Os insaturbo ha malta aki que os tem e dizem mto bem deles. Para segunda opção são bons sem duvida.

Qt ao comportamento em pisos mais duros n te posso ajudar, pq n tenho essa experiencia, so falo do que conheço. Eu as 2 vezes em marrocos foi sempre de BF AT e são os mais indicados. São mto resistentes a furos, tem as paredes laterais muito fortes, o que permite andar com pouca pressão sem "desjantar" e são do melhor ke ha em areia e pistas rapidas como se ve em marrocos.

O pneus são sempre a mesma luta, um gajo nunca sabe bem o ke meter, e são caros... Eu tenho o jipe como 1º carro e faço 50 kms por dia em media e 300/400 kuase todos ao fds e agora ando de MT, e ate nem e assim tão mau, uns kms de habituação e é na boa, tendo cuiadado com pisos molhados. Tu notavas mta diferença pq esses michelin são um must em estrada.

O LC também é o meu carro do dia-a-dia, daí querer manter estes Michelin até se esfarraparem todos, e daí também a opção por um segundo jogo de jantes/pneus. Assim, quando os Michelin se gastarem, monto outros igualmente morangueiros e agradáveis no asfalto.

Quanto à questão «marroquina»...
Já lá fui 4 vezes, sempre com muitos quilómetros de pista e sempre com os pneus de origem dos jipes que levei (Land Cruiser, Opel Frontera, Hilux e Suzukis - diversos ao longo da viagem -). Sendo que os jipes não eram meus, sempre tive muito cuidado com as «atravessadelas» e com «o material» em geral. E posso dizer que, mesmo mantendo ritmos bem vivos ;), nunca furei e nunca tive qualquer problema mecânico. Estou a contar ir lá abaixo pelo menos uma vez por ano, por isso o raio da dúvida na escolha do segundo jogo de pneus. Pelo que tenho lido aqui no Forum, é uma dúvida generalizada... AT ou MT?!? Bem sei, como tu sublinhaste, que os AT são o ideal para Marruecos, a minha questão tem mais a ver com a resistência da carcaça dos bichos: as paredes laterais de um e de outro são iguais? e o piso? aguentam pedra os dois da mesma forma? Cheira-me, só de olhar para o piso dos MT, que são rapazes para suportar mais abusos...

citação:alfamaniaco Posted - 03/11/2006 : 20:43:24 eu tenho osInda turbo dakar no meu terrano e tem sido uma maravilha. Na relaçãopreço/qualidade não deve haver melhor.
São leves e equilibrados (não precias andar a meter kg de chumbos nas jnates), o piso igual aos BF MT é muito bom.
Tem muito boa tracção e no alcatrão o membnro aqui do forum TerranoII sentiu até melhoras em relação aos antigos Bf A/T que ele tinha.
OS unicos pontos negativos, são a zoada no alcatrão e mostrarem indicios de desgaste rápido. Estou a contar com uns 20.000km de duração,mas eu faço +/- 70km diarios de alcatrão.

citação:alfamaniaco Posted - 03/11/2006 : 20:43:24 eu tenho osInda turbo dakar no meu terrano e tem sido uma maravilha. Na relaçãopreço/qualidade não deve haver melhor.

Ops... :D Enganei-me na tecla...
Maçarico!
Obrigado pelas dicas.
O desgaste não será problemas pois são para montar num segundo jogo de jantes só prá desgraça!

Voltar
Superior