Pneus, rolamentos...?

DoubleM101

New member
Boas,

Vamos lá ver se alguém consegue ajudar nesta situação.

Hoje notei uma zoada anormal no carro, que não sei se já fazia ou começou hoje porque ultimamente só tenho andado só nas voltinhas na cidade e normalmente ando com o rádio ligado, mas hoje calhei em ir dar uma volta em estrada e ia com o rádio desligado e notei isso. Fiz alguns testes e passa-se o seguinte.

A zoada apenas se ouve entre os 60km/h e os 80Km/h. Ou pelo menos é mais aparente entre essas velocidades. Abaixo e acima dessas velocidades se se nota é muito menos.

Pensei que fosse algum rolamento, mas como tinha ali umas jantes e pneus diferentes, toca de trocar tudo e fui testar. Aparentemente o barulho foi-se ou diminuiu bastante. Fiquei com a ideia que por volta dos 40km/h se notava qualquer coisa, mas pode ter sido impressão pois já ia atento a tudo e mais ainda. Mesmo que se notasse a essa velocidade, era muito menos do que com os outros pneus à outra velocidade.

Toca de tornar a montar os pneus com que costumo andar e a zoada tornou a aparecer entre os 60km/h e os 80Km/h.

Presumo que sejam os pneus mas visto que o conjunto de pneu e jante com que ele faz a zoada é mais pesado (15.2kg vs 12.7kg), mais largo (205 vs 185) e jante maior (16" vs 14"), apesar do diâmetro ser praticamente igual, será que pode provocar algum esforço extra nos rolamentos e seja por isso que se note mais?

Entretanto durante este processo, notei que com as rodas no ar (uma de cada vez), as de trás giram mais ou menos livremente, mas as da frente (com o carro desengatado como é lógico), parece que raspam em qualquer coisa (parece ferro com ferro) e a roda "prende" numa certa posição. Nota-se mais um pouco de um lado que do outro mas nota-se em ambos os lados. Não deveriam as rodas girar livremente?

Consegues localizar o barulho na frente ou atrás? se sim troca as rodas por eixo.
Já tive uma situação dessas cheguei mesmo a trocar um rolamento e afinal era um ranhoso dum pneu...

Consegues localizar o barulho na frente ou atrás? se sim troca as rodas por eixo.
Já tive uma situação dessas cheguei mesmo a trocar um rolamento e afinal era um ranhoso dum pneu...

Sinceramente não consigo. Até já tentei abrir um vidro de cada vez e nem consigo sequer perceber de que lado é. Aquilo faz "eco" no carro.

Entretanto já coloco um pequeno video com o barulho que é, mas infelizmente só quem tiver um bom sistema de som ou phones é que vai conseguir perceber... No meu portátil é imperceptível, mas com phones percebe-se perfeitamente.

Se for um pneu atrás não notas trepidação, mas na frente de certeza que notas pelo menos entre certas velocidades.

Se for um pneu atrás não notas trepidação, mas na frente de certeza que notas pelo menos entre certas velocidades.

Noto um pouco mas presumo que seja mais da suspensão pois o carro está um pouco baixo e com alguma dureza. Sempre o notei. Aquela vibração típica de uma roda descalibrada por exemplo não noto muito.

Aqui está o video. Com as colunas do meu portátil não consigo distinguir nada, mas com phones é perfeitamente audível.

Na primeira parte acelero um pouco até velocidades um pouco mais altas e não noto nada de especial. Na segunda parte em que tento ir entre os 60km/h e 80km/h, começa-se a ouvir logo o zoar. Ao minuto 1.23 acelero um pouquinho e nota-se que desvanece... Tornando posteriormente a aparecer quando a velocidade baixa.

(Por vezes ouve-se tipo uma interferência electrónica mas não é isso)

Alguém me consegue confirmar se é normal as rodas da frente "prenderem" quando giradas à mão e no ar (uma de cada)?

É que já ouvi duas opiniões diferentes. Há quem diga que é normal por causa do diferencial, há quem diga que não é de todo normal e as rodas deveriam girar livremente.

É que ouve-se um "raspar" e chega a um determinado ponto que se sente a prender bastante mais. Até me dá a ideia que é a pastilha e o disco mas não tenho a certeza.

Para além disso, em travagens ligeiras se for encostado a uma parede e com muita atenção também já reparei que faz um "raspar" intermitente.

Pode nem ter nada a ver, mas sinto que a travagem do carro não está a 100%. Que devia ter mais poder de travagem.

Amanhã vou tentar fazer um video.

Last edited:
Back