Pode andar-se de bicicleta embriagado?

AR

New member
Um colega meu hoje veio com esta questão. Pode-se andar de bicicleta embriagado como não é preciso carta nem nada?

E já agora se for um veículo de tracção animal?

Olá!

Que pergunta curiosa... [:D]

É como uma pessoa perguntar se pode andar na rua podre de bebado... [:D]
Se uma pessoa aguentar com a bicicleta, pode conduzir bebado...

Aliás, pode-se até andar de carro embriagado, desde que o sujeito não seja apanhado pela polícia... Existem muitos assim (infelizmente).

Um abraço!

Essa pergunta fez-me rir. [:D]

Em teoria não se podia andar de bicicleta embriagado, se bem que não há carta para apreender.

Pelo menos a andar de burro não sei se será uma infracção muito grave. [:)]

Não é propriamente uma pergunta interessante, mas OK

Tal como andar embriagado na via publica, tb se andares de bicicleta serás responsabilizado no caso de teres provocado 1 acidente.

Uns colegas meus na Holanda em erasmus vinham da noite sempre alcoolizados de bicicleta. Por isso é que andavam todos esmurrados [:)]

Eu tenho "carta" de bicicleta! Não arrisco!

(leia-se licença da Câmara Municipal, tirei quando era puto)

Mas andar de bike "foshniken" não deve ser boa ideia não.....

Tendo em conta que:

Condução de veículos e animais
1 Todo o veículo ou animal que circule na via pública deve ter um condutor, salvo as excepções previstas neste Código.

e que...

Artigo 112.º
Velocípedes
Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.

ou seja, tanto a bicicleta como um veículo de tracção animal são veículos que circulam na via pública com condutor, julgo que podem ser multados por conduzir embriagados.
Artigo 81º
Condução sob influência de álcool ou de substâncias legalmente consideradas como estupefacientes ou psicotrópicas

1 É proibido conduzir sob influência de álcool ou de substâncias legalmente consideradas como estupefacientes ou psicotrópicas.
2 Considera-se sob influência de álcool o condutor que apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l ou que, após exame realizado nos termos previstos no presente Código e legislação complementar, seja como tal considerado em relatório médico.

SECÇÃO IV
Sanções aplicáveis a condutores de velocípedes
Artigo 96.º
Remissão
As coimas previstas no presente Código são reduzidas para metade nos seus limites mínimo e máximo quando aplicáveis aos condutores de velocípedes, salvo quando se trate de coimas especificamente fixadas para estes condutores.

Antes de ir a PT no Natal tive um jantar em casa de um Português.. Ele mora a uns 5/6km de mim, então em vez de ir de autocarro e ele me vir trazer no fim fui de bike.. Aí meia hora de caminho...

A feijoada estava a puxar e bebi bem, escusado será dizer que a vinda para casa foi muito complicada.. Ainda vim em cima da bicicleta, mas a estrada era toda minha [:D]

Cheguei a casa foi uma vergonha.. Um dos colegas de casa estava a dormir e ainda me ouviu aos soluços fora de casa.. Enfim.. [:D]

Pelo menos não se deve ficar sem carta, uma vez que também não é precisa para andar.
Realmente já pensei varias vezes em andar com a bicicleta no carro para voltar para casa.

Antes de ir a PT no Natal tive um jantar em casa de um Português.. Ele mora a uns 5/6km de mim, então em vez de ir de autocarro e ele me vir trazer no fim fui de bike.. Aí meia hora de caminho...

A feijoada estava a puxar e bebi bem, escusado será dizer que a vinda para casa foi muito complicada.. Ainda vim em cima da bicicleta, mas a estrada era toda minha [:D]

Cheguei a casa foi uma vergonha.. Um dos colegas de casa estava a dormir e ainda me ouviu aos soluços fora de casa.. Enfim.. [:D]

Mas bebeste o que?

isso de beber é mto relativo , se for bebidas destiladas e shot é perigoso mas sim for cerveja ou vinho é preciso mto quantidade logo é imprivavel nao se estar em condições para andar de biciclete.

Comigo só quantidades acima de 2-3 litros de cerveja ou mais de 1 litro de vinho sem ter comigo me podiam impossibilitar de andar de biciclete , como por norma nao bebo essa quantidade toda de cerveja nem bebo vinho em jejum tou a vontade. Não é 3 ou 4 cervejas que impossibilitam de fazer seja o que for.

Ainda não à muito tempo veio nas noticias e penso que passou aqui pelo fórum, um homem de bicicleta que foi mandado parar pela GNR e teve de sobrar no balão.

E acho bem, porque se vai na via publica já se sabe...

Mas bebeste o que?

isso de beber é mto relativo , se for bebidas destiladas e shot é perigoso mas sim for cerveja ou vinho é preciso mto quantidade logo é imprivavel nao se estar em condições para andar de biciclete.

Comigo só quantidades acima de 2-3 litros de cerveja ou mais de 1 litro de vinho sem ter comigo me podiam impossibilitar de andar de biciclete , como por norma nao bebo essa quantidade toda de cerveja nem bebo vinho em jejum tou a vontade. Não é 3 ou 4 cervejas que impossibilitam de fazer seja o que for.

3 ou 4 cervejas é para conduzir e não ter 0.5, mas não tenho bem noção.

Desta vez foi bem mais que isso.. Era um copo de vinho tinto e uma cerveja belga logo de seguida.. Não tenho a noção da quantidade.. Mas deve ter chegado ao litro de vinha mais um tanto de cerveja.

Mas o que me estragou foi a vodka no fim, ainda não tenho cabedal para bebidas brancas [:D]

Já para não falar que ando a faltar aos treinos há muito tempo.. [:D]

Back