Podemos decidir sobre a nossa morte?

complicado... :sh) sou a favor nos casos terminais e em que a pessoa está a sofrer e, simplesmente, à espera do último suspiro.

mas é sempre fácil dar opinião quando o assunto nos é alheio.

Sim...é muito complicado. Eu também sou a favor em casos terminais, mas digo isto porque nunca passei pela situação de ter um familiar nessas condições.

A favor, acho que cada pessoa deve ser livre de dispôr da sua vida.

Infelizmente chega-se a um ponto em que não se vive, sobrevive-se sofrendo a pessoa e os familiares.

Completamente a favor! Mas tem de obedecer a uma legislação e procedimentos rigorosos para não dar origem a casos difusos!

O que eu não consigo entender é porque é que quando um animal está em sofrimento manda-se abater o bicho (sem o animal poder dar sequer a sua opinião, mas isso também não interessa), mas quando é um ser humano (em que é o próprio ser humano quem implora que lhe ponham fim à vida), aí deixamo-lo sofrer em agonia até ao resto dos seus dias... Alguém me explica porque é que não há problema nenhum em mandar abater um animal, mas quando se trata de uma pessoa, tal já não é possivel, mesmo que seja o desejo da pessoa em questão? Não faz sentido!

experimenta vivenciar a situação com uma pessoa que ames muito (familiar, companheira) e depois diz qualquer coisa...

O que eu não consigo entender é porque é que quando um animal está em sofrimento manda-se abater o bicho (sem o animal poder dar sequer a sua opinião, mas isso também não interessa), mas quando é um ser humano (em que é o próprio ser humano quem implora que lhe ponham fim à vida), aí deixamo-lo sofrer em agonia até ao resto dos seus dias... Alguém me explica porque é que não há problema nenhum em mandar abater um animal, mas quando se trata de uma pessoa, tal já não é possivel, mesmo que seja o desejo da pessoa em questão? Não faz sentido!

Podemos, mas não podemos é impor que os outros façam coisas que vão de encontra aos valores éticos que defendem.

Sou completamente de acordo com a eutanásia, desde que seja de acordo com uma boa legislação sobre o assunto.

Se um medico for contra a eutanásia, não se o pode obrigar a matar ou a deixar morrer um seu paciente.

Simples...

O médico é pago para prestar um serviço como outro trabalhador qualquer, se se recusar a fazê-lo (e o mesmo não violar a lei) é punido.

Simples...

O médico é pago para prestar um serviço como outro trabalhador qualquer, se se recusar a fazê-lo (e o mesmo não violar a lei) é punido.

O médico também faz um juramento que não contempla ajudar um paciente a morrer. Esta questão pode levantar objecções de consciência e há que respeitá-las.

agora há arbitrariedades nos princípios... :confused:
Qual é a arbitrariedade? Se o paciente deixar explícito que não pretende que a sua vida seja mantida em determinados casos, a quem mais, a não ser médico e paciente, cabe a decisão e o respeito pela vontade do paciente? Não é o familiar que vai administrar fármacos ou desligar a máquina.

O médico também faz um juramento que não contempla ajudar um paciente a morrer. Esta questão pode levantar objecções de consciência e há que respeitá-las.

É contratado para desempenhar uma série de funções, se não as desempenha, boa viagem, que o meu patrão faz-me o mesmo.

É contratado para desempenhar uma série de funções, se não as desempenha, boa viagem, que o meu patrão faz-me o mesmo.

Não sou tão extremista. Se o médico que segue o paciente não concorda com a vontade deste, haverá outro médico que a cumpra.

Back