Poligrupo

sempreabrir

Well-known member
Ali a ler os vários tópicos de procura de carro lembrei-me desta empresa que(no inicio dos anos 80?) era muito utilizada para adquirir viaturas
Tive alguns familiares que foi por este meio que adquiriram carro
Do que me lembro(era muito novo na altura) havia uma particularida de que me recordo.Envolvia um sorteio
Oo ssja,além de se pagar uma mensalidade como em qualquer outro crédito,o processo envolvia um sorteio
Se bem me lembro a pessoa não tinha acesso logo ao carro no momento da aquisicão
Começava a pagar o carro e só começava a usufruir dele quando o sorteio assim o ditasse
tanto poderia ser no segundo mês como só ao fim de um ano
Era mesmo assim ou há algum pormenor que me está a escapar
Até quando terá existido a empresa?
Presumo que os juros,até pela altura em que estamos a falar seriam bem altos
Qual a vantagem deste "sistema" em relação a um créditov "cinvencional" de um banco?
Também me lembro(julgo não estar a fazer confusão) que havia uma qualquer vantagem em alguêm que já tinha aderido trazer uma outra pessoa
Ou seja ,já devia haver ali uma espécie de esquema piramidal
Este "esquema" terá surgido porque o acesso ao crédito na altura era difícil e esta era uma forma de contornar o problema?
No dias de hoje não teria cabimento?Ou tinha?
Claro que só 5 ou 6% da malta qur por aqui anda tem idade para ser desses tempos🤣

Encontrei isto

Screenshot-20260826-223124-Chrome.jpg

Screenshot-20260826-223016-Instagram.jpg

Pela faixa etária da maioria dos personagens,temporalmente,deve bater certo.

Não andava portanto muito longe da realidade que eu pensava
Nunca pensei é que se podesse estar tanto tempo à espera para ter o carro
Assim sendo,acho que se pode falar mesmo de um dos primeiros esquemas pirâmidais

Provavelmente o timing para ter o carro nem teria a ver com algum sorteio,mas sim com o caudal de pessoas que iam entrando no "esquema"
Quanto mais pessoas fossem entando,mais rapidamente as outras que já lá estavam recebiam o carro
Ou seja,um esquema piramidal que pelo menos na altura era legal

Também eu
Provavelmente já estava é mais atento às grandes e fracturantes questões do mundo automóvel🤣
Provavelmente o timing para ter o carro nem teria a ver com algum sorteio,mas sim com o caudal de pessoas que iam entrando no "esquema"
Quanto mais pessoas fossem entando,mais rapidamente as outras que já lá estavam recebiam o carro
Ou seja,um esquema piramidal que pelo menos na altura era legal

Para esquema em pirâmide ao tempo havia o produto genuíno, a Dona Branca.

Isso era só uma compra em grupo, toda a gente metia dinheiro mensalmente durante cinco anos. Todos os meses o grupo pagava dois carros, e sorteava-os.

Tal como os "time-share" do imobiliário, era um grupo fechado no início. Não havia expansão em pirâmide ao longo do tempo, com os últimos a entrar antes do estouro a ficarem com o prejuízo.

Lembro-me bem disso. Na época, o meu pai comprava religiosamente o CM aos domingos e lá vinha sempre a publicidade.

Em teoria, a vantagem seria de que ao comprar várias dezenas de unidades de uma vez, se conseguiriam negociar melhores preços junto dos concessionários.

Voltar
Superior