POLO de 2001, um pequeno problema.

PeugeotPower

New member
Boa noite

Tenho cá em casa um POLO, que ao tentar fechar as portas... simplesmente não fecha. E na mala tem lá um dispositivo (uma caixa) ligada por umas fichas e fica a fazer barulho e a vibrar. Essa caixa fica junto ao farolim trasiero direito atrás. Alguém sabe o que faz aquele dispositivo? Estou confuso.

Bem, antes de mais já investiguei e já sei o que é, acho eu. É a chamada boma de vácuo do fecho centralizado, pelos vistos. Vamos ver se tirando e reparando funciona.

é crónico, pode ser que tenha reparação. acho que está mal isolado e apanha humidade que danifica a placa ou qualquer coisa do género. boa sorte com isso

Pela discrição o sistema é igual ao do golf mk3 ou seja o fecho central trabalha a ar, essa caixa que tens junto ao farol é o compressor.
O que deve estar a acontecer é que tens uma fuga de ar no sistema, o compressor se fica a fazer barulho é porque em principio está bom, deve estar é a mandar ar para fora do circuito e não chega a fazer pressão para fechar as portas. O problema deve estar num tubo desencaixado (mais comum) ou furado, normalmente acontece mais no sítio onde passam os fios nas portas, dá uma vista de olhos.

Last edited:
O dispositivo que está na mala, é a bomba de vácuo, em principio a bomba está boa, tens uma fuga de ar no sistema é por isso que não fecha as portas, tive um caso assim e a fuga era no fecho da tampa do combustível(6N0 862 160A), aquilo tem uma borracha e com o tempo/uso tinha um buraco, o ar saía por ali e não fechava.

É uma coisa rápida e relativamente barata [;)]

$(KGrHqZ,!g4E+!4u0,DkBQEFBtZl!w~~60_35.JPG

Last edited:
Se o motor não trabalha-se a avaria poderia ser essa, no entanto se trabalha o mais certo é ser fuga.

trabalhasse. trabalha-se é vai-se trabalhando. de resto, és capaz de ter razão

O dispositivo que está na mala, é a bomba de vácuo, em principio a bomba está boa, tens uma fuga de ar no sistema é por isso que não fecha as portas, tive um caso assim e a fuga era no fecho da tampa do combustível(6N0 862 160A), aquilo tem uma borracha e com o tempo/uso tinha um buraco, o ar saía por ali e não fechava.

É uma coisa rápida e relativamente barata [;)]

$(KGrHqZ,!g4E+!4u0,DkBQEFBtZl!w~~60_35.JPG

e como conseguiste detectar a fuga?

Saem vários tubos da bomba de vácuo, retiras cada tubo um a um, tapando o buraco e fechas as portas, se as portas fecharem a fuga é desse tubo, se não fecharem a fuga é de outro tubo, cada tubo corresponde a um fecho.

Ou mais rápido ainda, desmonta a peça que está na foto, encontra-se na mesma zona da bomba, as probabilidades de ser essa peça são elevadas :)

Bom dia. Obrigado a todos pelas respostas, ajudou bastante. É de facto uma fuga de ar, vou reparar, afinal era mais simples do que pensava :)

Back