Pombos, essa praga... Como resolver?

cloverleaf

New member
Boa tarde pessoal,

Resido agora numa moradia; um dos beirais do telhado parece ser propício para estas aves, cujos dejectos acabam invarialvelmente no passeio á volta da casa ou mesmo em cima dos nossos carros!

Com efeito, já reparei que estes animais, assim como os gatos vadios, são alimentados por alguns vizinhos idosos, quer directamente na rua, quer pelas sacudidelas de toalhas ás janelas! Já pensei em falar com eles, mas não queria arranjar atritos e, certamente, não resultará pois os pombos poisam em todos os prédios e restantes telhados das moradias das redondezas e ninguém se parece preocupar...

Assim, gostaria de saber se alguém já usou algum dos seguintes produtos e o nível de satisfação:

. Bird free da Rentokil (
https://www.rentokil.com/pt/aves/sistemas-anti-pombos
)

. Bird Free Gel Repelente Para Pombos (
https://antipombos.pt/outros-repelentes-para-aves/-repelente-para-pombos-gel-bird-free
)

. Avifin (
https://www.brulemar.com/Avifin-Gel-Repelente-Pombos)

Obrigado desde já.

Assim de memória, a Câmara de Lisboa parece que resolve o problema com contraceptivos na alimentação dos pombos.

Na net vendem uns mochos de latão , onde a cabeça fica a oscilar com o vento alem de espantar pom os serve de decoração

[:D][:D][:D]

gamo-carabina-pressao-ar-hpa-storm-com-mira-e-bipe.jpg

Bom, a ideia era evitar que eles pousassem no beirado...��

Usando essa solução, terei que colocar o produto no jardim e esperar que eles o ingiram. Ora, sendo contra pragas de ratos, também é eficaz com pombos? É de efeito imediato?

O LM tem isto: https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Jardim/Adubos-e-tratamento/Antipragas/WPR_REF_85165891

e isto: https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Jardim/Adubos-e-tratamento/Antipragas/WPR_REF_85165887

São a mesma coisa e semelhante ao produto que apresentasse?

Last edited:
cloverleaf

Veneno de ratos, não serve para pombos, as restantes soluções, digo-te já que o markting é uma coisa muito bonita, podes tentar arranjar alguma artimanha para evitar que eles posem no telhado, mas vai ser sol de pouca dura, que esta bicharada arranja sempre forma de dar a volta, não há ai grande solução que possas dar a volta a isso, de resto ir brigar com os vizinhos por lhes darem de comer, é pores-te a jeito a ficar mal visto com a vizinhança.

cloverleaf

Veneno de ratos, não serve para pombos, as restantes soluções, digo-te já que o markting é uma coisa muito bonita, podes tentar arranjar alguma artimanha para evitar que eles posem no telhado, mas vai ser sol de pouca dura, que esta bicharada arranja sempre forma de dar a volta, não há ai grande solução que possas dar a volta a isso, de resto ir brigar com os vizinhos por lhes darem de comer, é pores-te a jeito a ficar mal visto com a vizinhança.

Pois, é isso. Moro no local há poucos meses e não queria entrar em conflitos com ninguém... Além de que os "alimentadores" (3ª idade), saberão certamente da ilegalidade que estão a cometer... Mas são aquele tipo de pessoas que, mesmo morando em apartamentos, não se inibiram de colocar uma casinha com alimentação e água para os gatinhos vadios à porta do seu prédio... Aliás, passam horas na rua a olhar para os bichos...

Já se sabe também que a Polícia Municipal não faz fiscalização nem sensibilização nenhuma (há meses que não vejo um carro deles a circular e nem atendem o telefone...[8b]), e só agem se lhes for apresentada uma queixa concreta sobre uma determinada pessoa... (:confused:)!

Enfim...[s)]

Se for para evitar que pousem no beirado, os espigões resultam. Tenho no minha casa.

O milho roxo também, mas tem riscos, é proibido, e difícil de arranjar.

Uma pressão de ar também é complicado porque há sempre alguém que vai logo fazer queixa.

E já vi por aqui um pombo a cair de um quarto andar que amolgou o tejadilho de um carro.

Se for para evitar que pousem no beirado, os espigões resultam. Tenho no minha casa. (1)

O milho roxo também, mas tem riscos, é proibido, e difícil de arranjar. (2)

Uma pressão de ar também é complicado porque há sempre alguém que vai logo fazer queixa. (3)

E já vi por aqui um pombo a cair de um quarto andar que amolgou o tejadilho de um carro (4).

(1) espigões no beiral resultam mas não impedem os dejetos (se forem bastantes) nas calhas de escoamento, mais ou outro que falece e entope a coisa.

(2) arranjando...usa-se. (falar ao telm a conduzir sem kit é proibido e não é por isso que deixam de o fazer) porém o contra é que se além dos pombos existirem outra passarada...bom limpa tudo o que tenha acesso ao dito, daí ser boa ideia deixá-lo no telhado, para evitar outros dissabores.

(3) não é prático, mesmo com mira telescopica e supressor de ruido, pois agora na era covid os bairros arranjaram uns sistemas de cctv domesticos chamados "vizinhas velhotas desocupadas e bisbilhoteiras".
o outro problema é se um gajo usar a pressão ar/carabina tem de ter boa pontaria senão aparecem pombos vivos com asas danificadas por chumbinhos e isso ainda é "pior a emenda que o soneto"...

(4) Fácil... não estacionar perto da drop zone...

Se porventura tiveres gaivotas na zona, elas também dão um jeitinho nos pombos de vez em quando, o problema é que se tornam em si num problema maior...

Sim. Aqui no prédio por causa da praga dos pombos as caleiras têm de ser limpas trimestralmente. O condomínio arrota com 300€ por ano por causa desta praga.

Se porventura tiveres gaivotas na zona, elas também dão um jeitinho nos pombos de vez em quando, o problema é que se tornam em si num problema maior...

É a velha história de trazer cobras para resolver um problema de ratos, e depois ficar com um problema de cobras a mais.

No meu prédio, que está em zona de gaivotas, elas:

Levam lixo para o telhado (ossos, embalagens, etc) e entopem aquilo tudo.

Sujam e atacam as pessoas nos terraços.

E de vez em quando caem numa zona da qual não conseguem sair, e é preciso ir lá fazer o resgate.

Antes tinha pombas nos parapeitos da janela, e deixavam lá os dejectos.

Coloquei espigões e ficou resolvido. No entanto as gaivotas conseguem ser criativas e sujar os vidros da janela na mesma.

Se for para evitar que pousem no beirado, os espigões resultam. Tenho no minha casa.

O milho roxo também, mas tem riscos, é proibido, e difícil de arranjar.

Uma pressão de ar também é complicado porque há sempre alguém que vai logo fazer queixa.

E já vi por aqui um pombo a cair de um quarto andar que amolgou o tejadilho de um carro.

Pensei que o "milho roxo" era o tal raticida Rodex acima mostrado (sim, eu sei que aquele é vermelho)... É outra coisa?

Eu sei que os espigões resultam, mas esteticamente, colocados por cima de um beirado à portuguesa deve ficar um desastre, não?

Já agora, será que isto é sinónimo de deitar dinheiro pela janela ou resulta mesmo?

14811412-0100-anti-avesmorcegos-sprayrepelentealastopspray750ml.jpg

https://www.leroymerlin.pt/Produtos...03XBu7oK95Qsw4s5_f-c5_t7a7oGlJCxoCGGcQAvD_BwE

Back