Ponteiro temperatura

Um dia destes sou capaz de passar no mecânico para lhe dizer a falta da luz da porta aberta, e uma coisa que reparei hoje é que o botão para desembaciar o vidro traseiro não tem luz.
Não pago mais nada.
Paguei pelo serviço (e bem caro na minha opinião) e quero que fique bem feito, não é arranjar uma coisa e ficar com falta de outras. Embora coisas simples mas que antes dava tudo bem.

Parece que não ficou a funcionar a 100%.

Ontem reparei no ponteiro e estava no maximo, passando num piscar de olhos a temperatura normal, ligeiramente abaixo de meio pelo que não sei se já estava no maximo a mais tempo ou foi só num ligeiro instante.

Hoje, saí de tarde e deixei o carro na entrada da garagem, a sombra. Na garagem fechada estava o carro do meu pai e onde deixo o meu dava sol. Agora ao fim do dia fui recolhe-lo e o ponteiro estava em baixo como era de esperar, desligo e volto a dar a chave e o ponteiro sobe ligeiramente acima de meio. Coisa impossivel porque foi pôr a trabalhar e andar 30m.

Posto isto vou ter mesmo que fazer uma visitinha ao mecânico, ele que resolva como quiser que não pago mais, para estar assim que meta o velho (que esta guardado) e me dê o dinheiro.

É assim tão complicado arranjar isto em condições? Valvula não era e quadrante também parece que não já que não funciona a 100%.
Esta mais estavel agora do que antes mas não esta bom.

O que poderá ser mais?

Desculpem o post longo mas tentei descrever a situação o melhor que consegui.

Boas, poderá muito bem ser real...existem intrumentos (sondas de temperatura certificadas) que permitem verificar concretamente se a temperatura varia conforme o ponteiro...
30 minutos, se o sistema de refrigeração não estiver a funcionar chega e sobra para derreter o motor...
É comprovar a temperatura real, se tal se verificar tem de se ver esse termostato e essa bomba de água...
Convém primeiro você ir a um electricista auto despistar a questão da temperatura.

Vou falar com o meu mecânico porque ele levou o carro ao seu eletricista e ele concluiu que o problema era do quadrante.

Vou ver o que ele quer fazer, vou deixa-lo resolver porque o eletricista disse que era disto e afinal não.
Eles que se entendam.

Já fui fazer a visitinha ao mecânico hoje ao fim do trabalho.

Vou la deixar o carro amanhã ao fim do dia/trabalho e ele vai reclamar ao eletricista a situação.

Vou lhe fazer uma listinha dos defeitos que encontrei, hoje passou-me e não lhe disse, amanha não pode esquecer.

- ponteiro temperatura instavél;
- falta luz de porta aberta/mal fechada;
- ponteiro da velocidade treme um bocado a cerca de 40km/h;
- tinha parafusos no tapete e tive que os colocar (espero que não se repita);

É isto, ou arranja em condições ou mete o que tinha e da-me o dinheiro e deixo andar.

Em relação ao ponteiro, hoje ao mudar o oleo perguntei ao homem que me fez o serviço (ramôa) o que poderia ser.
Embora não façam esses serviços la deu-me logo umas possiveis causas.

Podera ser o termostato (coisa que o meu mecanico ja viu, pelo menos foi o que me disse) e não era.

Outra causa e com alguma lógica é ferrugem no circuito.Pode estar a tapar algum sensor e o ponteiro dispara logo, com o andamento a agua acaba por movimentar a ferrugem e funciona bem (aparentemente).

Nada que uma limpeza ao circuito não resolva.O outro dia de manha ao apertar um bocado o tubo que sai do radiador notei que havia la qualquer coisa, ouvia a agua a correr para algum lado, muito possivel que seja ferrugem.

Trabalho de eletricista, próximo mês vou ver se trato disso.

Edit: o que acham da teoria da ferrugem? A mim parece ter alguma lógica.
Efetuando uma boa limpeza deve ser melhor colocar anti congelante novo, o que la esta não deve dar para aproveitar grande coisa.

Última edição:
Essa da ferrugem não sei até porque o meu carro já andou cheio de ferrugem e sempre funcionou bem, e um carro de um amigo meu igual, pelo que sei, geralmente um sensor de temperatura não se tapa, apenas aquece o corpo do sensor e consoante a temperatura varia a resistência. Já pensaste na cablagem que vai dar ao quadrante?

Na cablagem não.
Vou deixar o carro num eletricista a ver se encontra o problema.
Tem que ser numa altura mais calma porque agora tem muito trabalho e não me ve o problema em condições.

Fui hoje a uma oficina do grupo bosch mas não é bosch car service e mudaram-me o sensor da temperatura, lubrificaram o interruptor do travão (outro problema diferente mas aparentemente resolvido) e meteram o termostato que não tinha e anticongelante novo.

O ponteiro continua na mesma, ao ligar o carro ele sobe logo para o máximo e depois acaba por descer e assinalar a temperatura correta (penso eu).
Disseram-me que pode ser o manómetro da temperatura no quadrante. Quando o ponteiro estava em cima desligaram a ficha do sensor e no quadrante o ponteiro ficava a meio e não descia completamente.

Agora a duvida é esta: vou comprar um quadrante numa sucata ou loja de confiança, a montagem é dificil?
Se for simples tento montar em casa e não pago mão de obra para não correr o risco de o quadrante ter o mesmo problema como já aconteceu.

Última edição:
O quadrante mudei uma vez mas voltei a por o velho porque como tinha o mesmo problema reclamei e pedi o dinheiro de volta e a colocação do velho.

Mudei agora o sensor da temperatura e o termostato na esperança que fica-se bom mas agora na oficina disseram que poderia ser o manómetro do quadrante.

Não me arrependo de ter gasto este dinheiro no termostato e sensor porque são peças importantes para o bom funcionamento do motor e aproveitei e meteu-se anticongelante novo.

Agora arranjando um quadrante em condições em principio fica tudo resolvido.

Isso não sei dizer mas penso que o carro nem centralina tem, ainda é do tempo do carburador.

Mas também se ja mudei sensor e termostato so resta o quadrante.

Deixo aqui um video do que acontece.
Ao rodar a chave o ponteiro dispara logo, as vezes até meio mas é quase sempre ao máximo.
Ao andar acaba por baixar e estabilizar, no video so mostra o que acontece sempre ao dar a chave, seja com o carro frio ou quente, a trabalhar ou não.

Edit: Fora isto a ventoinha funciona bem, agora com o termostato o ponteiro fica ao meio, antes em andamento subia um bocado e no para-arranca ficava a meio (temperatura ideal)

https://youtu.be/ef4HDNdgSGA

Última edição:
E a montagem é feita como? Não vai interferir um com o outro?
Fica preso num sitio discreto? Não quero que fique perto do vidro da frente, fica com um ar a "racer".

Edit: Se resolver o problema até fica mais barato.
Se calhar numa loja de peças como a norauto, tem e se for preciso devolver é mais pratico.

Última edição:
Sou de braga.
Na oficina indicaram-me um local onde arranjam isto mas pode durar muito ou pouco tempo.
Por isso estou a pensar em meter outro.

Voltar
Superior