Porque é que acabaram as palas nas rodas traseiras ?

EscapeLivre

Well-known member
Boas.

Até meados dos anos 90 penso eu, acho que era obrigatório o uso de palas nas rodas traseiras dos automoveis ligeiros. Corrijam se estiver errado.

Mas seja como for, porque é que hoje em dia não é obrigatório isso? Não faz com que os carros mandem muito menos lixo para trás, inclusive pó e água para os carros que seguem atrás?

Excelente pergunta! Eu tenho um carro deste ano, e uma das coisas que apesar de não achar assim tão engraçado em termos de design, ninguém pode negar o jeito que estas palas dão. Na zona baixa do meu carro, já tenho a pintura picada abaixo das embaladeiras logo a seguir ás rodas da frente e no pára-choques atrás, devido a falta de essas mesmas embaladeiras. Penso que em algumas marcas são opcionais [:p] mas nunca ninguém fala nelas [:D]

Embora sejam feias que se farta a verdade é que ajudavam muito a melhorar a visibilidade nos dias de chuva.

A minha tem...[:D]

v90xek9vb941uxa2r0kb.jpg

Eu não acho que fossem muito feias mas verdade seja dita que estou a vê-las nos carros dos anos 80 e 90 que foi quando era puto.

Longe de mim imaginá-las nos carros pipis e maricas de hoje em dia, mas, no inverno então dava mesmo jeito.

Embora sejam feias que se farta a verdade é que ajudavam muito a melhorar a visibilidade nos dias de chuva.

Nem me lembrei dessa. Nunca fui de fazer muita auto-estrada, mas recentemente passei a fazer 70 km diários de AE e outros tantos de nacional... e em dias de chuva.. [8b] cada vez que me passam perto não se vê nada, e quanto apanhamos camiões com carga então.. :sh) engraçado que essas palas por alguma razão me lembram as orelhas dos beagles [:D] (cães)

no último ano em que o meu zx foi à inspeção já andava há muito sem palas e chumbou precisamente por causa disso. reclamámos, mas estava chumbado porque até 92 eram obrigatórias as ditas palas, mesmo ele tendo ido lá algumas vezes sem elas. reinspecionou-se e penso que no ano a seguir foi para abate. hoje em dia os parachoques estão mais largos e mais baixos (excepto os suv) [:D] e cobrem mais as rodas. antigamente não era bem assim. havia de ficr giro, o meu carro com palas.

mas um porreiro era mesmo este, mas com outro fim para as "pallas":
ZX_Rallye-Raid_1992.jpg

citroen-zx-rallye-raid-1993-1.jpg

Eu penso que tenha a ver com o facto dos parachoques actuais seram mais volumosos o que impede a água de salpicar para trás.

Por acaso eu tinha um fraquinho por palas e também por aquelas cenas que não sei o nome em forma de tira de borracha que faziam a ligação do carro à terra por arrastamento.

Alguém sabe do que falo?

Tenho ideia que a obrigatoriedade das palas cá em Portugal tinha essencialmente a ver com o interesse em escoar borracha vinda de fábricas creio que nas ex-colónias.

Penso que nos outros paises essa obrigatoriedade não existia.

Os pára-choques não tapam nada.
Ainda hoje vinha na AE atrás de um x5 que mandava spray que não parava.

Não têm porque houve alguma mente brilhante que achou que não eram necessárias. Por acaso no Mondeo aquando da compra pedimos para pôr umas. De resto a ausência delas serve para aumentar o spray do carro da frente na ae com chuva e para partir uns vidros na nacional com pedras de outros carros como já me aconteceu por mais que uma vez

Eu penso que tenha a ver com o facto dos parachoques actuais seram mais volumosos o que impede a água de salpicar para trás.

Por acaso eu tinha um fraquinho por palas e também por aquelas cenas que não sei o nome em forma de tira de borracha que faziam a ligação do carro à terra por arrastamento.

Alguém sabe do que falo?

Essas coisas de ligação à terra não era umas coisas para evitar que o carro desse choque eléctrico às pessoas? Tipo electricidade estática.

Back