Porque é que as obras e limpeza das estradas é de manhã cedo?

EscapeLivre

Well-known member
A pergunta pode parecer parva.
E, quem sabe, pode haver resposta lógica.

Mas, por vezes vejo trabalhos de via ( não daqueles contínuos, mas sim daqueles que fazem durante X horas e pára após isso durante várias horas ) que são iniciados às 7 ou 8 da manhã, empenando várias estradas à volta das grandes cidades em hora de ponta. E quem dis trabalhos na via, diz aquelas limpezas com os veículos próprios em marcha lenta, etc.

A minha dúvida é se estas coisas não deveriam ser feitas à noite, ou ao fim de semana, ou, em horas " mortas " tipo 11h-16h ....

A pergunta pode parecer parva.
E, quem sabe, pode haver resposta lógica.

Mas, por vezes vejo trabalhos de via ( não daqueles contínuos, mas sim daqueles que fazem durante X horas e pára após isso durante várias horas ) que são iniciados às 7 ou 8 da manhã, empenando várias estradas à volta das grandes cidades em hora de ponta. E quem dis trabalhos na via, diz aquelas limpezas com os veículos próprios em marcha lenta, etc.

A minha dúvida é se estas coisas não deveriam ser feitas à noite, ou ao fim de semana, ou, em horas " mortas " tipo 11h-16h ....

Não me parece que a tua percepção esteja 100% correcta. Essas equipas trabalham o dia inteiro. No entanto é natural que em alturas mais quentes prefiram iniciar o trabalho mais cedo.

O trabalho nocturno acarreta riscos mais elevados devido à menor visibilidade, e ao fim de semana é mais caro.

Porque é muito mais caro mobilizar equipas para horário noturno, obriga a mais logística, condicionantes de segurança, perigos pela falta de visibilidade, condicionantes de ruído etc.

Os trabalhos não decorrem só à hora que lá passas, continuam o resto do dia.

Regra geral apenas em AE vês essas obras durante a noite, pois têm mais tráfego, têm mais plafond, e são obras com "rendimento" onde é possível despachar muito serviço.

Vamos lá ver, eu estou a referir-me a trabalhos que começam pelas 7 ou 8 e acabam tipo as 15h.

É por demais óbvio que num dia de 30 ou 40º seja compreensível apanhar trânsito para os homens não estorricarem durante o dia !

Agora em dias de temperatura absolutamente normal já me faz mais confusão.

Há obras que podiam por ex durar das 7 às 18 e são tipo 15h em plena luz do dia e eles vão embora, tipo que não há mais turnos, e obviamente falo dos casos em que não é preciso o alcatrão secar ou etc.

Este assunto não é novo. As obras em Portugal são muito demoradas.

E quanto aos camiões de limpeza em marcha lenta, tambem tem de ser à hora de ponta?

A comparação pode parecer parva, mas porque é que começas a trabalhar às 08h e sais às 17H? Se começares a trabalhar às 11h evitas a hora de ponta matinal. Lembra o sketch do gato fedorento: Se as empresas se organizassem e umas começassem às 08h, outras às 09h e outras às 10h, evitava-se uma "hora de ponta". É o horário de trabalho deles. Já vi de manhã, já vi de tarde, já vi à noite. Normal que se a pessoa conduz em AE de manhã é a essa hora que os vai ver.

Nas Auto-Estradas é de noite.

Eu que o diga, que em Dezembro demorei 1:30 a fazer Almada - Fogueteiro na A2, cheguei à 1:30 e saí às 3h da manhã, ia morrendo [8b]

Na A5 então andam sempre lá, durante a semana depois das 23h, também tive lá parado há umas semanas à 1h da manhã [:D]

E houve uma altura que fazia a A12 e A2 de madrugada (>1h) durante a semana, e as obras de repavimentação estavam sempre a trabalhar a essa hora.

A comparação pode parecer parva, mas porque é que começas a trabalhar às 08h e sais às 17H? Se começares a trabalhar às 11h evitas a hora de ponta matinal. Lembra o sketch do gato fedorento: Se as empresas se organizassem e umas começassem às 08h, outras às 09h e outras às 10h, evitava-se uma "hora de ponta". É o horário de trabalho deles. Já vi de manhã, já vi de tarde, já vi à noite. Normal que se a pessoa conduz em AE de manhã é a essa hora que os vai ver.

Eu já trabalhei de noite que era quando a empresa entendia que o serviço era mais apropriado.

Ora aí está. A empresa pode achar que é o horário mais apropriado, pelos mais diversos factores.
Sim, daí eu ter aberto o tópico.

Mas, tambem pode achar erradamente.

Estamos em Portugal e a organização dos serviços públicos está longe de ser brilhante.

Sim, daí eu ter aberto o tópico.

Mas, tambem pode achar erradamente.

Estamos em Portugal e a organização dos serviços públicos está longe de ser brilhante.

Mas quais serviços públicos... Aquilo são empresas privadas subcontratadas mediante um determinado orçamento, normalmente esmifrado. Por isso não dá para andar com turnos, por exemplo.

Mas quais serviços públicos... Aquilo são empresas privadas subcontratadas mediante um determinado orçamento, normalmente esmifrado. Por isso não dá para andar com turnos, por exemplo.

Ora nem mais. [;)]

Back