portagens da trofa na A3

djm

New member
alguém tem passado ultimamente pelas portagens da A3 sentido Porto ?

tanta obra que para lá vai há imenso tempo, e aquilo muda e volta a mudar tudo. não sei se já repararam, mas agora na via verde, a via é mais larga, são 3, e não tem o placard a indicar quanto pagamos..

acham bem? eu pelo menos gosto de fazer contas e ver quando é que aquilo aumenta... :rolleyes:

Este sistema da Via Verde já é utilizado noutros lados, na A17, por exemplo e é o que eles pretendem implementar nas SCUTS (já tem lá os pórticos há muito).

Tem, de facto, essa desvantagem de não se poder ver quanto se paga mas em compensação permite seguir normalmente, quase que nem se dá pela portagem.

BTW, por falar em obras na A3, constou-me que em breve vão começar as obras de alargamento entre as portagens da Maia e o nó de Sto. Tirso para 3 faixas.

Já agora aproveito este topico para perguntar se a nova a41 so vai ligar á A4 ou liga a mais alguma

cumps

Não sei se entendi bem a pergunta, mas assim de cabeça lembro-me que a A41/IC24 tem ligação com a A3 na Maia, com a A42 (em Felgueiras/Paços de Ferreira?), com a A1 na zona do Picoto e penso que com a A29 na zona de Espinho (corrijam-se se estiver errado).

Avisar que é bom ou desviar o trânsito, nada:

Obras da A3 causam caos no trânsito

Ontem

JN

foto Alfredo Leite/JN
ng1640145.jpg
Alguns automobilistas fizeram inversão de marcha em plena autoestrada para retomar um caminho alternativo

As obras de alargamento da autoestrada A3 obrigaram, esta segunda-feira, ao corte da circulação nos dois sentidos, ao quilómetro 18, perto da estação de serviço de Coronado, Trofa. Na origem do corte da via, estão trabalhos de rebentamento efectuados nas bermas da autoestrada que, naquela zona, está a ser alargada de duas para três dias em cada sentido.
A Divisão de Trânsito da GNR disse ao JN que os dois sentidos estiveram temporariamente cortados, por motivos de segurança, "na sequência de rebentamento de rochas". A circulação foi restabelecida, mais tarde, apenas numa das vias do sentido Braga/Porto.
O JN tentou ainda ouvir a Brisa, mas nenhum responsável se mostrou disponível.
Os condutores que circulavam em direcção ao Porto tinham como alternativa a saída de Santo Tirso, seguindo pela Estrada Nacional 14. Quem se deslocava para Norte, podia circular pela A28 ou a A42.
No entanto e apesar de este ser um corte previsto, a GNR não desviou o trânsito que circulava no sentido norte-sul para Santo Tirso ou Trofa. O trânsito que não conseguiu sair para uma alternativa ficou simplesmente retido em plena autoestrada. Alguns automobilistas ainda fizeram inversão de marcha em plena autoestrada para retomar um caminho alternativo. Todas estas manobras foram feitas sem que por perto se vislumbrasse qualquer agente policial.

Obras da A3 causam caos no trânsito - JN

A N14 na zona de Ribeirão/Trofa está de novo caótica, ainda hoje lá passei.
Entre isto ou o sufoco das obras da AE, venha o diabo e escolha.
E ainda cortaram o metro aos desgraçados.

A N14 na zona de Ribeirão/Trofa está de novo caótica, ainda hoje lá passei.
Entre isto ou o sufoco das obras da AE, venha o diabo e escolha.
E ainda cortaram o metro aos desgraçados.

Yap, ainda hoje lá passei e também confirmo. Parece-me que há cada vez mais gente a fugir da AE (quando a A41+A28 passaram a ser portajadas notei um aumento a partir da Maia mas com o pessoal com cada vez menos dinheiro parece-me que se alastra ao percurso todo). Ainda por cima com os cortes que se tem feito duvido que a Variante Poente veja a luz do dia tão cedo :sh)

Last edited:
Yap, ainda hoje lá passei e também confirmo. Parece-me que há cada vez mais gente a fugir da AE (quando a A41+A28 passaram a ser portajadas notei um aumento a partir da Maia mas com o pessoal com cada vez menos dinheiro parece-me que se alastra ao percurso todo). Ainda por cima com os cortes que se tem feito duvido que a Variante Poente veja a luz do dia tão cedo :sh)
Isso sim era de valor ir para a frente, tantos anos que a N14 é intransitável..
A Continental fez e faz muita pressão para que isso vá para a frente, mas realmente deve ser quase impossivel neste momento.

Não sei se entendi bem a pergunta, mas assim de cabeça lembro-me que a A41/IC24 tem ligação com a A3 na Maia, com a A42 (em Felgueiras/Paços de Ferreira?), com a A1 na zona do Picoto e penso que com a A29 na zona de Espinho (corrijam-se se estiver errado).

é qualquer coisa assim. ia de espinho até ao picoto e acabei por me enganar (só diz saída para argoncilhe, pensei que era apenas um desvio) e fui por baixo. acabei por sair em gondomar numa via em que, às 10h da noite de domingo, só vi 4/5 carros, e eu ia a 100/110.

já agora, alguém sabe quanto se paga do picoto até quase ao freixo?

Estava a entrar na Trofa à hora que estava a ser noticiado na Tsf os problemas de transito na A3 e era impressionante a quantidade de carros que vinham da A3. A estrada ficou logo bloqueada a uma hora que não é normal.

Não sendo cliente VV, e apesar de ser utente desse troço diariamente, já muitas vezes me questionei quanto à (i)legalidade da cobrança da portagens sem a respectiva afixação de preço.

Uma pesquisa no Portal da Direcção Geral da Empresa deu-me a seguinte resposta:

AFIXAÇÃO DE PREÇOS

Obrigatoriedade de afixação de preços
Regime base: Decreto-Lei n.º 138/90, de 26 de Abril - determina que todos os produtos destinados à venda a retalho e todas as prestações de serviços devem exibir o respectivo preço de venda ao consumidor.
Alterado pelo Decreto-Lei n.º 162/99, de 13 de Maio.

Não sendo cliente VV, e apesar de ser utente desse troço diariamente, já muitas vezes me questionei quanto à (i)legalidade da cobrança da portagens sem a respectiva afixação de preço.

Uma pesquisa no Portal da Direcção Geral da Empresa deu-me a seguinte resposta:

AFIXAÇÃO DE PREÇOS

Obrigatoriedade de afixação de preços
Regime base: Decreto-Lei n.º 138/90, de 26 de Abril - determina que todos os produtos destinados à venda a retalho e todas as prestações de serviços devem exibir o respectivo preço de venda ao consumidor.
Alterado pelo Decreto-Lei n.º 162/99, de 13 de Maio.

Eu acho que isso devia estar melhor regulamentado. Por exemplo, há muitos parques de estacionamento em que o preço só está afixado em sítios onde já não se consegue fazer marcha-atrás.

Back