Portateis Asus são assim tão bons?

24139_laptopreliabilitychart.jpg

Não é o que diz o estudo de uma grande reparadora dos EUA...

link

Depende também do modelo dentro da própria marca.

Atenção que esse estudo não é de uma reparadora, mas sim de uma empresa que vende extensões de garantia.

O estudo foi baseado em 30.000 portáteis e vale o que vale. Mas se analisarmos os dados de forma objectiva e imparcial, concluímos que a marca mais fiável, segundo o estudo, é a Dell.

Porquê? HP, Dell e Acer são as marcas que mais portáteis vendem em todo o mundo. Vendem cerca de 3 vezes mais que a ASUS ou a Toshiba.

Ora, bastava a Asus e a Toshiba duplicarem as suas vendas para ultrapassarem a HP, Dell e Acer na percentagem de computadores avariados.

Valium;1063724745 begin_of_the_skype_highlighting**************1063724745******end_of_the_skype_highlighting disse:
Por norma isto é feito em 1000, pe, avariam 10.
Se venderes 1000 e avariarem, pe, 100, continua tudo na mesma...[;)]

Como diz o Valium, e muito bem, o estudo refere-se à percentagem de laptops de determinada marca que avariam, eliminando deste modo o enviesamento introduzido pelo número absoluto de unidades vendidas. Nem outra coisa seria de esperar de um estudo minimamente bem conduzido. Os números apresentados não devem ser ignorados, e casos concretos não provam nada. Vocês podem juntar aqui, entre os users do fórum, 20 Asus que só deram problemas e 40 casos de HPs que nunca avariaram, mas o valor dessa informação é brutalmente inferior ao valor da informação retirada de um estudo com 30 mil casos. Ou seja, quando alguém está a tomar uma decisão sobre que portátil comprar, deve dar muito mais ouvidos a este tipo de estudos do que às experiências isoladas de 10 ou 20 amigos.

Bem, ao fim de 4 anos, vou trocar o meu Asus por outro, só teve um problema relacionado com a tampa, que partiu o apoio, de resto, nem apresenta sinais de desgaste. Daqui a 4 ou 5 anos volto cá a dizer como se porta o portatil novo [:D]

pelo que tenho visto, o grande problema da Asus é a assistência mediocre em Portugal, mas como em tudo também é preciso sorte.

Se achas medíocre o facto de enviar um portátil avariado (placa mãe fez puff) através da SEUR que veio cá a casa, deixarem abrir o portátil para guardar os dados do disco, enviar numa quinta-feira e estar em casa na semana seguinte arranjado.. então sou pouco exigente.

Asus EEEpc 1005HA-H

Tenho um Tsunami Speeder 734T (igualzinho ao Asus Z96J) desde Set/2006. Foi reparado em garantia por atingir os 100ºC. Na altura demorou 1 mês para vir, mudaram o disco e não guardaram nada do que estava no outro (o que vale é que tive o cuidado de guardar tudo no disco externo) e veio sem carregador. Quando reclamei mandaram-me outro que quase não fornece corrente suficiente para manter o pc a funcionar enquanto o carrega.
Há 1 ano queimou a memória RAM. Comprei mais e mudei-a. Agora está a querer aquecer outra vez, por isso está em cima de um base ventiladora para portáteis, sem a tampa inferior, para arrefecer melhor. De resto funciona bem.
Para um portátil que quase nunca saiu da secretária, acho mal.

No início deste ano comprei um Asus UL30A, por achar que a marca já se preocupa mais com a refrigeração/concepção do chassis. Já pus a bateria a durar 13h, aquece pouco (é raro passar dos 41ºC e tem performances suficientes para mim, mesmo sendo inferiores ao do Tsunami.

Este já recomendo, até agora.

Última edição:
Mais um estudo feito sobre a robustez de portáteis, feito por uma reparadora, a RESCUECOM:

The Computer Reliability Report gives factual, unbiased data to determine the reliability of today’s personal computers. The top five manufacturers with the best overall computer reliability performances for 2010 are:

1. Apple (365)
2. Asus (305)
3. IBM/Lenovo (305)
4. Toshiba (199)
5. HP/Compaq (149)

In analyzing the last four quarters of computer reliability scores leading to the overall 2010 report, RESCUECOM observed a few performances worthy of further attention. Asus was definitely the manufacturer to watch in 2009 with a skyrocketing market shipment percentage and a lopsidedly low number of computer support calls. This excellent performance gave Asus a computer reliability score nearly triple the scores of its competitors in Q1 2009. As the year progressed and Asus’ numbers leveled out, they were still able to stay on top in Q2 2009.

rescuecom-inline-30.jpg

fonte

Há quem não saiba que as marcas entregam o seu fabrico a faricantes externos (ODM) , tais como a Qanta ou a Compal.

No fundo no mesmo espaço de fabrico constroem-se HP, Toshiba, Dell, etc...

A HP por exemplo é fabricada por 4 ODMs diferentes: Wistron, Compal, Quanta, Inventec. Talvez isto explique a sua tão má classificação na robustez e durabilidade.

A Asus por exemplo fabrica para si própria e para a Sony/Samsung/Apple.

Já agora fica uma lista dos ODM e que marcas fabricam:

P/Compaq: Wistron, Compal, Quanta, Inventec
Dell: Quanta, Compal, Wistron
IBM/Lenovo: Wistron, Quanta, Uniwill
Apple: ASUS(iBook), Quanta(PowerBook)
Gateway: Quanta
Toshiba: Compal, Inventec, Quanta, Toshiba(China)
NEC: NEC, FIC, Arima, Mitec, Quanta, Wistron
Sony: Quanta, ASUS, Sony(Japan)
Fujitsu: Quanta, Uniwill
Samsung: ASUS
Acer: Quanta, Compal, Wistron, Inventec
BenQ: Inventec, Mitec

Tenho um Asus X57VN comprado há 2 anos, que me serve principalmente de computador de trabalho.
Já fez duas épocas de espectáculos ao vivo - com tudo o que isso implica, nomeadamente pó (muito pó, mesmo), bem como apertanços e temperaturas elevadas durante longas viagens.
Também lá tenho instalado o GRID e o MW2, porque o meu antigo desktop não era suficiente para os correr, bem como os tradicionais de programas de produtividade que uso na escola durante o ano lectivo.
Até ver... é sempre a aviar!

Estou só à espera que acabem as actuações deste verão para, já que a garantia está mesmo a ponto de acabar, lhe abrir as tripas e dar a merecida limpeza.

Há quem não saiba que as marcas entregam o seu fabrico a faricantes externos (ODM) , tais como a Qanta ou a Compal.

No fundo no mesmo espaço de fabrico constroem-se HP, Toshiba, Dell, etc...

A HP por exemplo é fabricada por 4 ODMs diferentes: Wistron, Compal, Quanta, Inventec. Talvez isto explique a sua tão má classificação na robustez e durabilidade.

A Asus por exemplo fabrica para si própria e para a Sony/Samsung/Apple.
....

Penso que o design (na perspectiva de engenharia) e a qualidade dos materiais têm um papel muito importante na fiabilidade dos equipamentos. Refiro-me à qualidade dos componentes (memórias, discos, teclados, ecrans), mas também ao design dos chassis, aos plásticos utilizados, à própria disposição dos componentes dentro dos chassis. É aí que se joga toda a diferença, quer em qualidade, quer em preço. Tudo bem que a mesma fábrica possa fazer máquinas para uma série de marcas, mas os materiais e as soluções de engenharia e design utilizadas são sempre diferentes.

Nao sabem se na Asus funciona a mesma politica da worten??
1 mes para reparar o computador?
ja levei o meu portatil ha 3 semanas ao representante da Asus e ate hoje, ainda nao me disseram nadinha...

Boa noite a todos tenho um toshiba satellite M100-145 e aparece-me cores cor de rosa por exemplo ao ir a net e no ambiente de trabalho aparece-me umas areias muito poucas verdes o que acham ser ?? Placa grafica flat ou ecran?? Ás vezes vai-me abaixo o portatel por completo tenho de carregar no botão do power para liga-lo novamente relembro tenho ventoinha por debaixo dele.

Normalmente (apesar de nem sempre) quando é o Flat Cable as cores/sintomas variam com a movimento do ecrã.

Experimenta ligar a um monitor externo. Se a imagem continuar com esses sintomas ficas logo com a certeza que é a gráfica.

há marcas melhores, mas em termos de preço são imbatíveis, têm inclusive uma marca branca, a emachines, portateis 16" por 360 euros.

A mensagem já tem 3 anos, mas para quem ler isto não for enganado..

A eMachines é (ou melhor era, porque ao que parece a marca acabou) da Acer e não da Asus.. Aliás, a Acer tem uma data de marcas.. eMachines, Gateway, Packard Bell e por aí fora

Última edição:
Normalmente (apesar de nem sempre) quando é o Flat Cable as cores/sintomas variam com a movimento do ecrã.

Experimenta ligar a um monitor externo. Se a imagem continuar com esses sintomas ficas logo com a certeza que é a gráfica.

O meu asus com 7 meses anda assim. Mexe no ecran, ecran todo branco com cores maradas. Se tiver sossegado está ok. Monitor externo também ok.

Enfim :sh) Tratar de o mandar para a garantia.

Todos os portáteis que tive só um Acer não se estragou, e já tinha 8 anos quando o vendi. O resto, desde boards a gráficas ( em Asus, outro Acer, Compaq, HP ) estraga-se tudo ( alguns em garantia, vá lá ) Nota, tem todos o mesmo tratamento e sou minimamente cuidadoso.

Voltar
Superior