Português do Brasil - como é ensinado?

LuisCapelo

New member
tenho uma dúvida que me persegue há uns tempos...

os brasileiros escrevem uma coisa mas dizem de maneira errada. exemplo:
- verdade é dito "verdadji"

porque é que isto acontece? o que é que os professores ensinam nas escolas? sim, porque na escola primária aprendemos a falar e a ler, de acordo com as regras... mas os brasileiros inventam fonética inexistente nas palavras!
como se justifica isto?

Existem os chamados regionalismos. Temos em nosso português influência indígena e negra.

Tens sempre isso. Talvez o fonema utilizado para expressar a fala não seja igual ao escrito

Basta ires a Ponta Delgada nos Açores por exemplo.
Não percebes nada do sotaque.
Não tenho nada contra isso.

eh pa, eu ainda hoje ao ver aquela reportagem da Rosa Brava senti a falta de legendas em algumas partes!

Mais do que a questão fonética, a que me causa alguma confusão é mesmo a gramatica. Será que ensinam nas escolas a dizer "Me Diz" em vez de "Diz-me"? Ou a falar frequentemente no gerúndio?

grande participação que tu tens - em vez de dar uma resposta, chamas ignorantes aos outros. sim senhor! [:cool:]
Eu tentei ajudar... ia-te ensinar da forma que me ensinaram a mim, que é simples e directa.

Mas pronto resolveste responder da forma que respondeste e tiveste o meu mais que merecido acompanhamento [:D] [:D] [:D]

tenho uma dúvida que me persegue há uns tempos...

os brasileiros escrevem uma coisa mas dizem de maneira errada. exemplo:
- verdade é dito "verdadji"

porque é que isto acontece? o que é que os professores ensinam nas escolas? sim, porque na escola primária aprendemos a falar e a ler, de acordo com as regras... mas os brasileiros inventam fonética inexistente nas palavras!
como se justifica isto?

Por acaso tb é uma duvida com que sempre fiquei [:D]

Mas deve de ser influencias dos indigenas, Africanos ou até de Italianos... sei lá

Também acredito que sejam as influências de cada região.
Isso leva em conta também o fato de algumas palabras serem alteradas, a fim de se adaptar melhor. Tinha criado um Dicionário Portugês Brasil X Portugal, mas já deve estar arquivado.

Além disso, vale destacar que o Português com 'sotaque' do Rio de Janeiro é o que mais se aproxima ao de Portugal, pois o 'S' é bem pronunciado ao final de cada palavra...

Existem muitas diferenças regionais no Brasil também...
Para mim, eu falo “verdade” corretamente...

Grilo, acho que no Brasil o que mais se assemelha ao português de Portugal é o de Florianópolis, os “manézinhos da ilha”

Last edited:
São questões de evolução. Nós cá Portugal também alteramos palavra e a sua fonética.

Queres uma que os brasileiros dizem melhor que nós.. Orelha

O brasileiro diz o "e". ORÊLHA, nós dizemos oralha..

São questões de evolução. Nós cá Portugal também alteramos palavra e a sua fonética.

Queres uma que os brasileiros dizem melhor que nós.. Orelha

O brasileiro diz o "e". ORÊLHA, nós dizemos oralha..

Depende da zona.
Eu por exemplo digo "orêlha", "coêlho", "vermêlho" e por aí fora.
Sou de Coimbra, mas isso não quer dizer nada, já que muita gente aqui na zona diz "oralha", "coalho", "vermalho", são hábitos.:)

Back