Possível compra de BMW 316i Touring (E46)

fundivision

New member
Pediram-me uma opinião sobre a aquisição de uma 316i Touring usada. Eu estou inclinado para não recomendar mas, como conheço pouco do carro, achei melhor pedir feedback a quem possa ter mais informações.

Começando pelo resumo da situação... a carrinha é uma 316i Touring, de 2003, com uns 200 mil km e por cerca de €4000. Quem vai comprar vai fazer apenas uns 5000 a 7000 km por ano, principalmente em cidade (com uma ou outra deslocação maior de vez em quando). Tem também de ser carrinha, por motivos práticos.

O orçamento anda pelos 4000 - não querem gastar mais porque não ligam grande coisa a carros, querem apenas algo confortável, seguro e fiável para o uso que lhe vão dar. Não há preferência por marcas ou modelos, estão inclinados para este porque foi o que pareceu em melhor estado do que viram até agora.

Pontos positivos que encontrei:
- É carrinha
- Parece confortável e segura
- Está dentro do orçamento

Pontos negativos:
- Quilometragem elevada (há alguma manutenção grande aos 200 mil que deva ser verificada?)
- Manutenção cara (mesmo não sendo alguém com dificuldades financeiras, tenho ideia que os valores serão suficientemente elevados para desapontar em relação à escolha)

A principal dúvida que tenho é fiabilidade. Encontro pessoal que descreve o carro como sendo um tanque, encontro outros que só têm avaria atrás de avaria. Qual deles está mais próximo da verdade?

Devo passar mais algum conselho? Ou devo apenas dizer "não se metam nisso" e ir preparando a minha cara de "eu avisei" quando as coisas correrem mal?

É um preço puxado para uma carrinha com 18 anos.

Se andasse à procura de algo mais recente por esses valores e a gasolina, procuraria por algo como um Kia Ceed.

Devem-se encontrar de 2009 ou 2010 por esses preços.

Sem dúvida que está muito alto. Se incluir uma garantia decente (pelo menos 1 ano e que cubra quase tudo) ainda relativiza um bocado, mas ainda assim o preço é muito alto.

Há que não esquecer que é um simples motor de base.

Sei que é de stand, mas não faço ideia como é a garantia.

Quanto a Kia Ceed, não sei se já viram algum entretanto. A pesquisa foi feita ao estilo "carrinhas até valor X em stands num raio de Y km".

o problema é a loucura de preços que grassa por aí e o símbolo que tem no capot, que faz logo com que valha mais 1000€. se os outros valem 2000, este tem que valer 3000, 3500, 4000. enfim...

Se querem uma do trio germânico, tem que pagar por isso, com tudo o que tem de bom e de mau...

É uma carrinha interessante, com mecânica fiável, os E46 foram dos BMW mais fiáveis.

Não sei se estará a bom preço, mas como é natural, não podemos comparar o valor de um Kia usado, com um BMW usado. Nada tem a ver um produto com outro, sem querer tirar mérito ao Kia.

Nesse caso, a nível de fiabilidade, seria uma boa escolha? Mesmo tendo já 200 mil km?

Há alguma revisão extremamente cara por volta dos 200 mil que possa justificar o preço elevado se tiver sido feita?

Nesse caso, a nível de fiabilidade, seria uma boa escolha? Mesmo tendo já 200 mil km?

Há alguma revisão extremamente cara por volta dos 200 mil que possa justificar o preço elevado se tiver sido feita?
Num carro com esses kms, o importante é saber como foi tratada e aquilo que já mudou, é natural que vá precisando de peças de desgaste longo... Rolamentos, amortecedores, distribuição, etc... Daí ser importante saber o que já levou.

E é aqui qui muitas vezes a porca torce o rabo. Infelizmente, quase sempre o histórico de manutenção é algo que se perdeu para todo o sempre nas catacumbas do tempo, pelo que isto muitas vezes é bom é para quem gosta de jogar à roleta russa.

Suspensão, corrente/correia e travões. Aos 18 anos e 200 mil Km não podes ter muitas certezas sobre como é que está o carro.

Suspensão, corrente/correia e travões. Aos 18 anos e 200 mil Km não podes ter muitas certezas sobre como é que está o carro.
Pode ter algumas certezas, se tiver faturas das intervenções feitas ao carro...

Eu os meus carros, quando vendo, forneço sempre ao comprador as faturas do que já mudei, para o comprador não gastar dinheiro sem ser preciso.

Imaginando que compram a carrinha e está tudo ok, apesar de cara, até pode ser um negócio aceitável e sempre podem mostrar que têm um carripana da hélice...

Agora se necessitar brevemente "de muita coisa", tipo uma embraiagem, amortecedores, pneus, kit distribuição e por aí adiante... os 4000 facilmente se tornam em 5 ou 6.000!

Eu partia para outra, tipo isto:https://www.standvirtual.com/anunci...ium=referral&utm_campaign=search_results_link

Sem dúvida que está muito alto. Se incluir uma garantia decente (pelo menos 1 ano e que cubra quase tudo) ainda relativiza um bocado, mas ainda assim o preço é muito alto.

Há que não esquecer que é um simples motor de base.

Num carro com 18 anos ? Garantia [:D]

Eu diria que se nas primeiras semanas houver algum precalço e se o vendedor for um stand é de tentar ir lá, mas depois disso temos que ter a noção que naturalmente as coisas vão cedendo e têm que ser mantidas. Vamos supor que 6 meses depois da compra a embraiagem precisa de ser mudada, é normal são 200 mil km e muitos anos.

essa valeria os 4000, 4500. a de 2003 deveria valer 3000, mas como é da hélice e anda tudo louco... a mazda é que nem comento. 19 anos e pede 5000€... parece aquele stand em chaves... :sh)

Back