Possível compra de EV! Sugestões??

Kia e-Niro..

Tenho o e-Niro e faz muito bem os 350km a 120km/h. Neste site podes ver o range de vários EV em função da velocidade e outras condições: www.arenaev.com.

Agora uma coisa é certa: andar a 130 ou a 140km/h a pensar que se ganha tempo é uma autentica falácia. Os poucos minutos que se ganham perdem-se depois no transito em cidade e no final o tempo de viagem vai ser o mesmo.

O problema é que nesta altura não se encontra nada ao preço pretendido. Eu o meu, importado com 6000km ainda me ficou nos 32k€, mas há um ano.

Last edited:
Kia e-Niro..

Tenho o e-Niro e faz muito bem os 350km a 120km/h. Neste site podes ver o range de vários EV em função da velocidade e outras condições: www.arenaev.com.

Agora uma coisa é certa: andar a 130 ou a 140km/h a pensar que se ganha tempo é uma autentica falácia. Os poucos minutos que se ganham perdem-se depois no transito em cidade e no final o tempo de viagem vai ser o mesmo.

O teu faz 350 km ? Lisboa Braga ? Agora com mais de 30 graus, subidas de Fátima e com 5 passageiros ? Mesmo a 120 ?

Quanto à teoria que ir a 140 ou a 120 se demora o mesmo, enfim ....

O teu faz 350 km ? Lisboa Braga ? Agora com mais de 30 graus, subidas de Fátima e com 5 passageiros ? Mesmo a 120 ?

Naquelas contas de merceeiro... [:D]

Num caso percorro 120km em 1 hora de viagem....

Noutro caso percorro 140km em 1 hora de viagem....

Parece-me igual, de facto...a única diferença é que o carro gasta mais. :)

[:D]

Kia e-Niro..

Aqui fica um teste que permite perceber que a autonomia real dos EVs é normalmente menos 30 a 40% do anunciado.

https://0aos100.pt/pt/5535/esta-e-a-autonomia-real-dos-carros-eletricos-com-maiores-baterias

É natural...
Os consumos indicados para os veículos ICE além de apresentarem 3 variantes (90, 120 e urbano), terão igualmente a sua variação ao anunciado.

Ter apenas um range nos EV, terá de seguir o mesmo princípio.
Não faz sentido falar em range sem falar no tipo de teste/homologação/situação. A apresentada, será sempre em situações próximas das ideais.

Sabendo que um EV beneficia muito do consumo urbano devido às regenerações, ao anunciar um range misto ideal, o mesmo não se poderá comparar a uma situação de 100% de utilização em auto-estrada.
Tem de se evoluir essa parte também.

Sabendo que o problema dos eléctricos são a autoestrada é aí que se torna interessante saber qual a autonomia que fazem a uma velocidade a volta dos 140 a 150 km/h.

Cumps

De 100% a 0%, dá uma média de consumo de 18,2kWh/100km. É dentro do consumo do E-niro em AE. Além disso, há muita maneira de fazer uma velocidade média de 120km/h sem aumentar o consumo e não é só em EVs.

Sim, ir a 120 ou a 140, o tempo ganho numa viagem completa é irrisório...

Sabendo que o problema dos eléctricos são a autoestrada é aí que se torna interessante saber qual a autonomia que fazem a uma velocidade a volta dos 140 a 150 km/h.

Cumps

Deve ser aquela regra do código da estrada que eu ainda não conheço, mas que diz que aquele sinal redondo com uma circunferência a vermelho e fundo branco com o número 120 significa que é proibido deslocar-se abaixo dos 120km/h [:)][:)]

Tenho um amigo que tem 3 carros, um Kuai elétrico, uma carrinha V70 hibrida a gasóleo e um Seat Alhambra a gasóleo.

Adora o EV e é o carro do dia a dia, carrega sempre em casa e 2 vezes por semana. É o de 204 cv.

Viagens, faz com os outros.

De 100% a 0%, dá uma média de consumo de 18,2kWh/100km. É dentro do consumo do E-niro em AE. Além disso, há muita maneira de fazer uma velocidade média de 120km/h sem aumentar o consumo e não é só em EVs.

Sim, ir a 120 ou a 140, o tempo ganho numa viagem completa é irrisório...

Deve ser aquela regra do código da estrada que eu ainda não conheço, mas que diz que aquele sinal redondo com uma circunferência a vermelho e fundo branco com o número 120 significa que é proibido deslocar-se abaixo dos 120km/h [:)][:)]

Nesse caso acho que até podes fazer algo a teu favor! Mais autonomia sem contrapartidas!

Deves reduzir os teus habituais 120km/h para os 100km/h, pois certamente os mesmos 20km/h a mais serão irrelevantes!

Normalmente circulo entre os 110km/h e 120km/h reais (127 no painel central do Kia), sendo que em descidas deixo subir ligeiramente acima dos 120km/h. No final o que é relevante é a velocidade média.

230km a 130/140kmh é para esquecer zoes e 208/2008/moka. Já foi dito aqui e reforço, realisticamente um EV faz 2/3 do que o fabricante diz em AE, digo-te isto com 50k km de experiencia de EVs. No pico do inverno retira mais 15-20%. A -1ºc um EV faz talvez 50% do que o fabricante diz em AE a essas velocidades. OU seja, no inverno um Niro deve dar sem grande problema, mas talvez seja sensato baixares para 110kmh. E não te esqueças que perdes cerca de 2-3% de autonomia ao ano. A isto acrescento que não deves sistematicamente baixar a bateria abaixo dos 10%. Não t quero desanimar e eu sou um fã convicto de EVs, não quero voltar atrás, mas se estiveres consciente destas limitações, então força, na miha opinião os EVs sao melhores veiculos

Se a situação dos 230kms numa tirada firem críticos e algo frequentes, diria então que terá de ser um carro com bateria acima de 75kwh.

Entre as flutuações de consumo pelo tempo, temperatura e vento, e ainda não descarregar demasiado a bateria, apontaria sempre para uma bateria maior.

Se o orçamento é limitado, então será preciso fazer compromissos. Ou parar para carregar ou andar mais devagar.

E não te esqueças que perdes cerca de 2-3% de autonomia ao ano.

Isso não é assim tão linear. Aqui além do e-Niro, mora um Leaf..No leaf, sim, a degradação é muito notória, mas também já vai com 141000kms e 6 anos (5 e meio na minha mão). No e-niro, com 51000km e 3 anos (1 ano na minha mão), 0% de degradação.

Assim como os consumos de inverno dependem muito de ter também bomba de calor ou não.

230km a 130/140kmh é para esquecer zoes e 208/2008/moka. Já foi dito aqui e reforço, realisticamente um EV faz 2/3 do que o fabricante diz em AE, digo-te isto com 50k km de experiencia de EVs. No pico do inverno retira mais 15-20%. A -1ºc um EV faz talvez 50% do que o fabricante diz em AE a essas velocidades. OU seja, no inverno um Niro deve dar sem grande problema, mas talvez seja sensato baixares para 110kmh. E não te esqueças que perdes cerca de 2-3% de autonomia ao ano. A isto acrescento que não deves sistematicamente baixar a bateria abaixo dos 10%. Não t quero desanimar e eu sou um fã convicto de EVs, não quero voltar atrás, mas se estiveres consciente destas limitações, então força, na miha opinião os EVs sao melhores veiculos
Ah, tens um Leaf.

Era exactamente este tipo de partilhas que vinha em busca.
À partida as coisas avançando, tentaria um dos Coreanos de 64Kwh, de preferência o eNiro pelo espaço.

Mas este tipo de feedback da performance em estrada, durabilidade das bateriais...

Obrigado.

Back