Possível problema com a embraiagem?!?!

Gmigas

Well-known member
Boas pessoal.

Como alguns daqui certamente saberão, possuo um Ibiza 1.4 TDi de 2005, que possui neste momento à volta dos 124 mil quilómetros, possuo o mesmo desde os 79 mil quilómetros. Cerca de 50% dos kms são feitos em estrada, mas também faço muita cidade com algum transito...

Desde há uns tempos para cá, há vontadinha desde há uns 15 mil quilómetros, que sinto os seguintes "males":
  • Quando faço up-shift de 1ª para 2ª e 2ª para 3ª, faz um pequeno TOC quando vou a levantar o pé da embraiagem, perfeitamente audível, mesmo com o rádio ligado, e sinto qualquer coisa no pedal;
  • Se tiver no pára-arranca a arrancar só com um pouco de acelerador ele faz novamente o TOC quando vou a levantar o pé da embraiagem, mais ou menos a meio do curso do pedal, quando o motor "agarra" basicamente;
  • Em down-shift raramente faz, mas de vez em quando manifesta-se;
  • O ponto de embraiagem parece já quase no fim do pedal (cá em cima), mas isto sempre foi assim desde que peguei no carro pela primeira vez;
  • Com o carro desligado, o pedal da embraiagem range ligeiramente.

Já me apontaram várias causas, a embraiagem, um apoio de motor (o TOC surge quando o motor "começa a rodar por si só" por assim dizer) e até outros proprietários do mesmo carro já se queixaram do mesmo...

Caso seja necessária a substituição da embraiagem, que valores é que se podem esperar??!

Escusado será dizer que não faço arranques a gastar nem nada disso, se fiz uns 5 arranques à bruta com o carro em quase 50 mil kms foi muito.
Contudo, foi e é o meu primeiro carro, ou seja, foi onde comecei a conduzir "sozinho", e como é costume, a embraiagem costuma ser um elemento um bocadito sacrificado pelos recém-encartados, resumindo, pode ser resultado de alguma nabíce minha, por outro lado, é um carro em que o arranque e ponto de embraiagem não são muito fáceis, pois o carro vibra muito, parece que às vezes se vai abaixo a qualquer momento e não foi fácil adaptar-me ao arranque do carro, pelo que aquando da minha evolução, tentei sempre melhorar ao ponto a vibração transmitida no arranque. Ah e também não aplico a típica técnica que ensinam na escola que é ir levantando o pé da embraiagem, desde que tenho o carro que sempre "dei rotação" ao motor para arrancar.

Digam coisas.

Cpts.

Poderá ser só do rolamento de encosto. Não faz nenhum barulho quando está desembraiado?

De todos os Ibizas que andei, em todos eles a embraiagem pegava bastante em cima, já é feitio [;)]

Sim, parece rolamento. É deixar andar até gastar a embraiagem de vez... :)

Também podes ver isso dos apoios do motor, mas aí eu apostava em vibrações, não nesses barulhos.

Pois a mim não me parece nada rolamento. Se fosse rolamento, fazia sempre que levasse o pé à embraiagem, sempre.

124K Km, e se a embraiagem for de origem, até nem é nada mau para uma viatura que já teve dois donos um (maçarico)[:D] e provavelmente o primeiro também (não se sabe).

Eu acho que é o disco já com muita folga mas molas helicoidais (ganham uma "cama") fruto das dezenas de milhar de arranques que já efectuou.
Digo isto porque, o "TOC" que o Gmigas ouve, é no up-shift maioritáriamente, e raramente no down-shift que por não utilizar sempre a redução da velocidade através da caixa manifesta-se muito menos por essa cama ainda ser "pequena".

A substituição do kit de embraiagem é um trabalho relativamente simples, embora as marcas gostem de dar a entender que é "complicado".
Num concessionário, podes contar entre os 400€ e os 500€ já com mão de obra. Num mecânico cá fora não deves pagar mais de 90€ a 120€ só a mão de obra. As peças da concorrência (Sachs ou Valeo), deve andar por volta dos 200€.

Espero ter elucidado.

Todo este blá blá, não invalida dar uma vista de olhos aos apois do motor e da caixa de velocidades.

Last edited:
Se o teu Ibiza usar volante de motor bimassa pode ser disso. O meu Corsa fazia exactamente o mesmo problema e era daí. Levou um kit de embraiagem completo.

Poderá ser só do rolamento de encosto. Não faz nenhum barulho quando está desembraiado?

De todos os Ibizas que andei, em todos eles a embraiagem pegava bastante em cima, já é feitio [;)]
O que queres dizer com desembraiado? É o carro em ponto-morto, ao ralenti, e carregar na embraiagem?!?!

Se é isso, sim, faz ocasionalmente, nem sempre. Essencialmente depende da suavidade com que o pé é levantado da embraiagem, há ali um truque qualquer que não se ouve o TOC e as passagens são suaves e sem nada...
Ainda agora fiz cerca de 15kms em cidade, com rotundas, trocas de caixa QB e ouvi o TOC umas 2 vezes em umas 50 vezes que mexi na caixa [:)] [;)]

Não parece grave. Como o MGFan diz, deve ser o rolamento de encosto [;)]
Exacto, eu ainda nem me preocupei muito com isto, mas vinha a pensar nisso na viagem que fiz hoje e coloquei o post. É que a embraiagem em si, parece-me boa, pois nem sempre faz o TOC, aliás, em up-shift de 3ª para 4ª e de 4ª para 5ª não se ouve nadinha mesmo. E como referi acima, é ocasional, para além de não haver cheiros estranhos nem nada...

Isso do rolamento de encosto é coisa para que valores?

Sim, parece rolamento. É deixar andar até gastar a embraiagem de vez... :)

Também podes ver isso dos apoios do motor, mas aí eu apostava em vibrações, não nesses barulhos.
Eu ainda não percebi bem o que é o rolamento de encosto, mas pronto! Deixo andar? Mas isso não desgasta a embraiagem e depois a factura não aumenta? É que se fosse só trocar o rolamento de encosto em vez da embraiagem completa, deveria ser mais em conta...

Em relação aos apoios de motor, tenho de dar um check-up geral, já que quando desligo o carro, ele dá um "safanão" que abana a carroçaria toda e o carro treme um pouco quando está ao ralenti, mas lá está, isto é característica de alguns Ibizas TDI's em que andei, aliás, estes carros são mestres em vibrações, safanões e barulhos [:)] [:)] Em contra-partida são "duros como pedra" [;)]

Se o teu Ibiza usar volante de motor bimassa pode ser disso. O meu Corsa fazia exactamente o mesmo problema e era daí. Levou um kit de embraiagem completo.
André, sei que os 1.9 tem Bimassa, e os Leons 1.9 também usam Bimassa, agora o 1.4 manco não faço ideia... Mas isso não mete já volante do motor?!?!

Pois a mim não me parece nada rolamento. Se fosse rolamento, fazia sempre que levasse o pé à embraiagem, sempre.

124K Km, e se a embraiagem for de origem, até nem é nada mau para uma viatura que já teve dois donos um (maçarico)[:D] e provavelmente o primeiro também (não se sabe).

Eu acho que é o disco já com muita folga mas molas helicoidais (ganham uma "cama") fruto das dezenas de milhar de arranques que já efectuou.
Digo isto porque, o "TOC" que o Gmigas ouve, é no up-shift maioritáriamente, e raramente no down-shift que por não utilizar sempre a redução da velocidade através da caixa manifesta-se muito menos por essa cama ainda ser "pequena".

A substituição do kit de embraiagem é um trabalho relativamente simples, embora as marcas gostem de dar a entender que é "complicado".
Num concessionário, podes contar entre os 400€ e os 500€ já com mão de obra. Num mecânico cá fora não deves pagar mais de 90€ a 120€ só a mão de obra. As peças da concorrência (Sachs ou Valeo), deve andar por volta dos 200€.

Espero ter elucidado.

Todo este blá blá, não invalida dar uma vista de olhos aos apois do motor e da caixa de velocidades.
Isso é que me chateia, ele não faz sempre, em redução então é mesmo muito raro.

Sim, levou com um condutor maçarico, e o antigo dono morava no centro de Lisboa e, segundo sei, já era um Sr. dos seus 50+ anos. [:D] E sim, a embraiagem deve ser a de origem.
Mas epá, o carro do meu pai, um 307 16v, tem mais kms que este e a embraiagem parece óptima, o antigo Golf IV foi-se embora com 160 mil kms e a embraiagem estava porreira (depois acabou por ter de levar uma, poucos dias depois de o trocar)... Etc etc etc...

Mas agora o que faço? Deixo prolongar até ser necessário a troca do kit de embraiagem, ou troco a embraiagem ou rolamento de encosto já? Há problema de andar assim com o carro?!?!
Era algo que não fazia conta, até porque como foi dito, eu ando mais em estrada que em cidade, basicamente meto a 5ª e deixo ir, à excepção de umas reduções para ultrapassar... :sh)

Em relação aos apoios, vou dar um check-up no carro. [;)]

Afinal parece ser volante rígido. O teu motor tem o código BNM?

Não sendo volante bi-massa não me parece ser da embraiagem. Normalmente problemas no rolamento de encosto manifestam-se com uma zoada. Esses TOC quase parece algum casquilho em más condições e quando o carro faz força para a frente faz o tal barulho.

Mas isso de barulhos é sempre um problema para descobrir. Pede a alguém que vá largando a embraiagem e com o capot aberto, tenta ver de onde vem o barulho.

Amigo , tenho DOIS Ibiza 1.4 tdi , um com 248 000 e outro com 195 000 km/s,ambos com embraiagem de origem, o problema que refere, o estalo parece-me serem as molas da prensa de embraiagem ,a abrir e fechar fazem barulho estão secas e com os aquecimentos vão fazendo esse toc, acontece ás vezes, o disco deve estar no fim pelo, que diz, estas embraiagens são de comando hidaulico, e por isso mesmo no fim são sempre leves no pedal, embora se note alguma diferença em relação a novo, deixe andar até que possa e depois mude tudo, compre uma embraiagem boa , LUK ou, SACHS.estas cloches são fechadas , nas que tem janela, e já fiz a muitas, por ex. Punto Ou lancia, pela janela , com WD40 , atenção é preciso saber fazer,para não correr o risco de ir lubrificante para onde não deve,lubrificar as molas da prensa de embraiagem e ficar como nova , só que neste caso não é possivel , não ha acesso.
Estes carros não têm bimassa.
Amigo se quiser saber se é do rolamento faça o teste , solte o pedal, BARULHO ZERO , ENCOSTE O PEDAL LIGEIRAMENTE E COMEÇA A OUVIR ZOADA , É DO ROLAMENTO. ABRAÇOS

Last edited:
Eu não estou convencido relativamente ao que disseram por aqui.

Em primeiro lugar - e assumindo que é uma embraiagem hidraulica - eu apostaria que o pedal está seco na zona de contacto com a bomba hidraulica primária.
Ou seja, entre o pedal e a bomba existe um "espaço" de contacto que ao longo do tempo seca e provoca ruido e a tal sensação de um toc no pé.

O meu faz isso...e tem kit de embraiagem novo.
Só aidna não lhe coloquei um pouco de massa lubrificante por simples preguiça.

Portanto eu partiria daqui.
É agachar-se por baixo do tablier, procurar o topo do pedal e identificar a zoan de contacto com o cilindro hidraulico.
Tentar empurrar o cilindro hidraulico para dentro e colocar massa consistente na zona de contacto.

Amigo , tenho DOIS Ibiza 1.4 tdi , um com 248 000 e outro com 195 000 km/s,ambos com embraiagem de origem, o problema que refere, o estalo parece-me serem as molas da prensa de embraiagem ,a abrir e fechar fazem barulho estão secas e com os aquecimentos vão fazendo esse toc, acontece ás vezes, o disco deve estar no fim pelo, que diz, estas embraiagens são de comando hidaulico, e por isso mesmo no fim são sempre leves no pedal, embora se note alguma diferença em relação a novo, deixe andar até que possa e depois mude tudo, compre uma embraiagem boa , LUK ou, SACHS.estas cloches são fechadas , nas que tem janela, e já fiz a muitas, por ex. Punto Ou lancia, pela janela , com WD40 , atenção é preciso saber fazer,para não correr o risco de ir lubrificante para onde não deve,lubrificar as molas da prensa de embraiagem e ficar como nova , só que neste caso não é possivel , não ha acesso.
Amigo se quiser saber se é do rolamento faça o teste , solte o pedal, BARULHO ZERO , ENCOSTE O PEDAL LIGEIRAMENTE E COMEÇA A OUVIR ZOADA , É DO ROLAMENTO. ABRAÇOS

É ao contrário.
O rolamento de encosto provoca ruido quando o pedal da embraiagem está em descanso.
E já agora, nunca se lubrifica a zona de contacto entre o rolamemto e a prensa.

Afinal parece ser volante rígido. O teu motor tem o código BNM?

Não sendo volante bi-massa não me parece ser da embraiagem. Normalmente problemas no rolamento de encosto manifestam-se com uma zoada. Esses TOC quase parece algum casquilho em más condições e quando o carro faz força para a frente faz o tal barulho.

Mas isso de barulhos é sempre um problema para descobrir. Pede a alguém que vá largando a embraiagem e com o capot aberto, tenta ver de onde vem o barulho.
Os BNM são os mais recentes. O meu é um AMF. [;)]

Os casqulhos é impossível, já que são novos e reforçados, tem pouco mais de um ano, é um mal crónico no Ibiza é desgastarem os casquilhos de origem que são muito fracos e depois levou uns da SEAT reforçados.

A sugestão que eu dei do "deixa andar" é simples: só a mão de obra de desmontar transmissões e caixa para chegar à embraiagem é tanta que, quando tem mesmo que ser, mais vale substituir logo tudo. Andar a trocar peças da embraiagem à vez é um dinheirão em mão-de-obra.

Amigo Maddragon, á 30 anos que mexo em automóveis não me diga que , que estou enganado com uma coisa que eu estou farto de mexer e sei como funciona á muitos anos, mas eu explico, embora que estas coisas não são para ensinar , porque isto paga-se e quando vão a oficina até doi, adiante, o rolamento de encosto como o próprio nome indica serve para ENCOSTAR ás molas da prensa e abrir quando PRESSIONA O PEDAL DE EMBRAIAGEM , SE VOCE NUNCA TOCAR NO pedal de embraiagem o rolamento dura a vida toda , sabe porque? porque nunca trabalha, portanto quando o rolamento já esta gripado e faz barulho , ouve-se quando pressiona o pedal,quando o obriga a encostar ás molas, se for o contrário e ouvir barulho ao largar o pedal saõ os rolamentos dos veios da caixa, já agora sabe porque? porque ao carregar na embraiagem desliga a caixa, ela para, portanto barulho ZERO , ao largar o pedal ouve barulho , E´NA CAIXA AMIGO PORQUE É QUANDO ELA COMEÇA A RODAR.

Amigo GMIGAS, já agora se ouvir barulho , tipo ratar , quando começa a virar a direção , são as homocineticas.

Amigo Maddragon, á 30 anos que mexo em automóveis não me diga que , que estou enganado com uma coisa que eu estou farto de mexer e sei como funciona á muitos anos, mas eu explico, embora que estas coisas não são para ensinar , porque isto paga-se e quando vão a oficina até doi, adiante, o rolamento de encosto como o próprio nome indica serve para ENCOSTAR ás molas da prensa e abrir quando PRESSIONA O PEDAL DE EMBRAIAGEM , SE VOCE NUNCA TOCAR NO pedal de embraiagem o rolamento dura a vida toda , sabe porque? porque nunca trabalha, portanto quando o rolamento já esta gripado e faz barulho , ouve-se quando pressiona o pedal,quando o obriga a encostar ás molas, se for o contrário e ouvir barulho ao largar o pedal saõ os rolamentos dos veios da caixa, já agora sabe porque? porque ao carregar na embraiagem desliga a caixa, ela para, portanto barulho ZERO , ao largar o pedal ouve barulho , E´NA CAIXA AMIGO PORQUE É QUANDO ELA COMEÇA A RODAR.

Não consegui perceber quase nada. Menos vírgulas e mais pontos finais/parágrafos. [;)]

Amigo sailor, não colocando em causa a tua experiência, eu sei como funciona um rolamento de encosto.

Aliás, não sei só como funciona, como fui eu que substitui todo o kit de embraiagem do meu quando o rolamento gripou.

Aliás, ele não só gripou como literalmente se desfez.
Mas antes de se desfazer, "catarolava" com o pedal da embraiagem em descanso.
Aquando do momento fatídico em que se desfez, uivava por todos os lados com o pedal na mesma em descanso, sendo que comprimido tal era a situação, também fazia algum ruido.

E já agora um reparo.
Em embraiagens hidraulicas o rolamento está sempre a trabalhar, mas a trabalhar ligeiramente encostado á prensa.
Está apenas no limite da pressão estacionária da bomba hidraulica.

E é por isto - por estar em descanso/não comprimido entre o "garfo" e a prensa - que o rolamento começa a fazer-se ouvir.
É que uma coisa é estar comprimido e todos os seus elementos constituites (aneis, esferas, dedantes etc) estão no seu lugar.
Outra é quando está na posição "relaxada", permitindo aos mesmos elementos folga dentro da carcaça.

No entanto acredito que possam existir casos em que o que dizes se verifique.

Está terminada a minha ajuda aqui no Forum para algumas pessoas,para os amigos tenho o email, quem quiser vem aqui a chafarica e PAGA.

Back