Possível problema com Renault 19

BEF1FAN

New member
Bom dia pessoal !

O carro visado trata-se de um R19 1.4 80cv de 1991, com 100.200 km.

Como podem ver, é um carro velho com muito pouco quilómetragem, e 80% da sua vida foi sempre a andar para os consumos. É lógico portanto que tenha algum carvão na admissão...

Ultimamente então, quando pego no carro, tenho puxado um pouco mais por ele para conseguir soltar o motor. Na quinta feira fui para a Lagoa Azul e correu tudo às mil maravilhas. Ontem fui passear por Lisboa e à vinda para casa apertei um bocado com ele (o máximo a que o levei foi às 5500 rpm).

Ora e o problema reside aqui : com acelerador constante, em 2ª a baixa velocidade (tipo à volta das 1800 rpm...) ele soluçava um pouco. E a partir de ontem à noite soluça muito mais ! Até mesmo subindo para as 2500 rpm isso acontece ! Parece que o carro vai aos solavancos... Meto a 3ª e ainda acontece, mas muito menos. 4ª e 5ª não tem problemas nenhuns, nem em 1ª...

Fiquei um bocado assustado, até porque com pouco acelerador e em posição constante, não era suposto acontecer ...

Alguém com ideias ?

Desde já agradeço a vossa atenção.

Podias já ter um problema e só o notaste mais a partir de ontem.

Já agora, como está o filtro de gasolina ?

Podias já ter um problema e só o notaste mais a partir de ontem.

Já agora, como está o filtro de gasolina ?

Eu pensei nisso, já não é mudado há uns anos, tal como as velas... Mas o carro anda tão pouco que já nem sei o que pensar...

Bem, mas em princípio não será nada de terminal certo ? É que pode falhar muita coisa num carro, mas quando toca ao motor fico logo em pânico :(.
Desde juntas a válvulas, eu sei lá ! Há tanta coisa que pode falhar e espero não ter sido eu a provocar algum problema grave... Não fiz nada de muito erróneo : deixei sempre o carro aquecer antes de puxar por ele e nunca o fiz para além dos limites marcados pelo conta-rpm. E não andei constantemente em regimes elevados, apenas um ocasional esticão de 2ª e 3ª...

Esqueci-me de dizer que ele fez mudança de óleo e respectivo filtro há pouco tempo.

Eu ia referir as velas, e como dizes que estas não são mudadas à uns anos...

Então também veria as mesmas, não é pelo preço destas.

Eu ia referir as velas, e como dizes que estas não são mudadas à uns anos...

Então também veria as mesmas, não é pelo preço destas.

Velas para o 1.4 Energy é coisa bem barata, mas comprar apenas e só as recomendadas do catálogo da NGK ou Eyquem. Qualquer outra coisa, mesmo de marcas reputadas, dá asneira.

Uma pequena revisão ao teu motor pode fazer maravilhas e colocar o carro a gastar menos e com melhor andamento.

Velas para o 1.4 Energy é coisa bem barata, mas comprar apenas e só as recomendadas do catálogo da NGK ou Eyquem. Qualquer outra coisa, mesmo de marcas reputadas, dá asneira.

Uma pequena revisão ao teu motor pode fazer maravilhas e colocar o carro a gastar menos e com melhor andamento.

As velas têm de ser pensadas a curto prazo.

Estou um pouco reticente em abrir o motor, visto que tem ainda uma quilómetragem muito baixa... :sh)

A minha avó tem um corolla 1.3 liftback, e se achas que o teu tem poucos km... o carro é de 1990 e tem 27.000 km, e 3 ou 4 mil ja fui eu que os fiz...
Sendo motores semelhantes, aponto um pouco mais para o carburador... Se ele pegar bem a frio nao vejo problema nas velas, apenas na minha maneira de ver... No entanto, e sendo uma coisa barata e que já não é substituida há muito, deves aproveitar e mudar...

Quanto as 5.500rpm, penso que nao tenhas que te preocupar, porque quando pego no meu, tambem o levo ate as 7mil, e as vezes ate passa, para limpar o carvao..[:D] a unica coisa que me deixa receoso é a correia de distribuiçao que com aqueles anos, ja nao deve estar muito boa...

P.S. Terei que mudar tambem as velas em breve, visto que o carro custa a pegar, mesmo agora no verão, e soluça um pouco a frio e sendo a bateria nova, penso que o problema esteja aí!
O carro e um 1.3GL 87cv, e pediram-me 20€ pelas velas, mais mao-de-obra (5€ +/-)! Acham caro?[;)]

A minha avó tem um corolla 1.3 liftback, e se achas que o teu tem poucos km... o carro é de 1990 e tem 27.000 km, e 3 ou 4 mil ja fui eu que os fiz...
Sendo motores semelhantes, aponto um pouco mais para o carburador... Se ele pegar bem a frio nao vejo problema nas velas, apenas na minha maneira de ver... No entanto, e sendo uma coisa barata e que já não é substituida há muito, deves aproveitar e mudar...

Quanto as 5.500rpm, penso que nao tenhas que te preocupar, porque quando pego no meu, tambem o levo ate as 7mil, e as vezes ate passa, para limpar o carvao..[:D] a unica coisa que me deixa receoso é a correia de distribuiçao que com aqueles anos, ja nao deve estar muito boa...

P.S. Terei que mudar tambem as velas em breve, visto que o carro custa a pegar, mesmo agora no verão, e soluça um pouco a frio e sendo a bateria nova, penso que o problema esteja aí!
O carro e um 1.3GL 87cv, e pediram-me 20€ pelas velas, mais mao-de-obra (5€ +/-)! Acham caro?[;)]

Ele pega sempre à primeira apesar da bateria fraca, se bem que às vezes precisa de dar mais uma ou duas voltas ao motor de arranque.

Ele pega sempre à primeira apesar da bateria fraca, se bem que às vezes precisa de dar mais uma ou duas voltas ao motor de arranque.

Sendo um carro a gasolina já de si e normal demorar um pouco mais a pegar, ainda por cima já com alguns anos... Mas se pega à primeira excluia desde já as velas penso eu! No entanto é como digo.. Sendo uma coisa relativamente barata, e que ainda por cima terás que mudar a curto prazo, optaria por colocar as mesmas para ver no que resultava... Como vez, para o corolla as NGK são 20€; concerteza as tuas irão custar o mais ao menos a mesma coisa![;)]

Sim, convém de todo comprar as indicadas pela Renault. [;)]

O preço está dentro da média.

Isso só mostra o que já se referiu, de que as velas não são caras e e não custa (a nivel monetário) assim tanto, proceder à sua troca.

Sim as velas são algo que vou comprar brevemente, mas serão os sintomas do carro provocados por isso ?

Sinceramente e por uns 100€ (mais coisa menos coisa) em material, dará para o óleo e respectivo filtro de óleo, filtro de gasolina e de ar, bem como as velas em si.

Back