Possível problema com Renault 19

o filtro da gasolina sujo, o filtro ar também podem ser outros sintomas.[;)]

O filtro do ar foi soprado há pouco tempo... contra minha vontade (ordens do meu pai [8b]).

Troca tambem o filtro de gasolina que é barato, que tambem pode estar obstruido com sujidade, e podre da idade.

Isso foi o que me ocorreu no instante em que senti os sintomas, mas achei estranho ser apenas em 2ª e 3ª...

Sinceramente e por uns 100€ (mais coisa menos coisa) em material, dará para o óleo e respectivo filtro de óleo, filtro de gasolina e de ar, bem como as velas em si.

Óleo e respectivo filtro já foram mudados. [;)]

Mas vou ver se mudo velas e os filtros que faltam. No entanto, mais logo vou pegar no carro outra vez para ver qual é o ponto da situação.

O filtro do ar foi soprado há pouco tempo... contra minha vontade (ordens do meu pai [8b]).

está limpo? apesar de tudo o filtro do ar custa 5 euros também não era por aí mas tranquilo.[;)]

Isso foi o que me ocorreu no instante em que senti os sintomas, mas achei estranho ser apenas em 2ª e 3ª...

é quando entra mais gasolina julgo eu para o motor, logo é normal se há falha na entrada de gasolina haver soluçoes ,

Óleo e respectivo filtro já foram mudados. [;)]

muda os filtros e depois diz qualquer coisa.

muda os filtros e depois diz qualquer coisa.

Exacto vou mudá-los e depois digo. Pois eu fiquei irritado com o meu pai, mas ele meteu na cabeça que o filtro do ar dá para a vida :sh).

Já agora e se tiveres curiosidade, dá uma vista ed olhos: RENAULT Clube de Portugal • Index page

Lembrei-me agora, de que em alguns Renault's, por vezes há a questão do cabo das velas, de que deixa de passar convenientemente a corrente para as velas.

Ok obrigado pela dica e pelo link.

E obrigado a todos os que contribuíram com ideias ! [;)]

Exacto vou mudá-los e depois digo. Pois eu fiquei irritado com o meu pai, mas ele meteu na cabeça que o filtro do ar dá para a vida :sh).

Não dá para a vida, mas penso que nao seja necessario em todas as revisoes! Segundo o mecanico de confiança onde costumo colocar os carros, ele aconselha intercalado, isto é mudo o oleo e respetivo filtro de 15 em 15mil, e o filtro do ar e filtro do gasoleo e habitaculo de 30 em 30mil![;)]

Bom dia pessoal !
O carro visado trata-se de um R19 1.4 80cv de 1991, com 100.200 km.
Como podem ver, é um carro velho com muito pouco quilómetragem, e 80% da sua vida foi sempre a andar para os consumos. É lógico portanto que tenha algum carvão na admissão...
Ultimamente então, quando pego no carro, tenho puxado um pouco mais por ele para conseguir soltar o motor. Na quinta feira fui para a Lagoa Azul e correu tudo às mil maravilhas. Ontem fui passear por Lisboa e à vinda para casa apertei um bocado com ele (o máximo a que o levei foi às 5500 rpm).
Ora e o problema reside aqui : com acelerador constante, em 2ª a baixa velocidade (tipo à volta das 1800 rpm...) ele soluçava um pouco. E a partir de ontem à noite soluça muito mais ! Até mesmo subindo para as 2500 rpm isso acontece ! Parece que o carro vai aos solavancos... Meto a 3ª e ainda acontece, mas muito menos. 4ª e 5ª não tem problemas nenhuns, nem em 1ª...
Fiquei um bocado assustado, até porque com pouco acelerador e em posição constante, não era suposto acontecer ...
Alguém com ideias ?
Desde já agradeço a vossa atenção.

Se levaste às 5500rpm, é o máximo tolerado pelo motor, sem stress. O meu já passou essa marca :sh)

Como é fácil de ver, tira os cabos das velas um a um e verifica que estão bem encaixados. Tanto a ponta que liga à vela como a que liga no distribuidor. Se tiver tudo ok, umas velas NGK para isso ronda os 10€.

Cuidado com esses esticões em carros que estiveram parados muito tempo ou que nunca andaram demais.. Os pistões têm tendência a ganhar "calo" pela falta de actividade e se isso sai à força pode ser chato..

Cuidado com esses esticões em carros que estiveram parados muito tempo ou que nunca andaram demais.. Os pistões têm tendência a ganhar "calo" pela falta de actividade e se isso sai à força pode ser chato..

Realmente é carro que não costuma andar muito. Desde que tenho carta, que tenho progressivamente tentado libertar o motor. Mas deixo-o sempre aquecer à temperatura ideal e nunca dou esticões "repentinos"... Vou subindo de regime progressivamente ao longo da caixa. Espero não ter despoletado nada de grave.

Se levaste às 5500rpm, é o máximo tolerado pelo motor, sem stress. O meu já passou essa marca :sh)

Como é fácil de ver, tira os cabos das velas um a um e verifica que estão bem encaixados. Tanto a ponta que liga à vela como a que liga no distribuidor. Se tiver tudo ok, umas velas NGK para isso ronda os 10€.

Já estou a chatear o meu pai para ir fazer a troca. Vamos lá a ver se é das velas... Entretanto o meu pai já andou com o carro e a opinião dele recai em impurezas. Ou seja, filtro da gasolina e velas estão prestes a ser trocados...

Já estou a chatear o meu pai para ir fazer a troca. Vamos lá a ver se é das velas... Entretanto o meu pai já andou com o carro e a opinião dele recai em impurezas. Ou seja, filtro da gasolina e velas estão prestes a ser trocados...

2/3€ o filtro da gasolina está localizado perto do distribuidor.
Como fazer? Por precaução, desliga a bateria.... Depois é puxar o filtro para sair da mola, desapertar duas braçadeiras, COLOCAR O FILTRO NO SENTIDO CORRECTO, apertar as braçadeiras. Se não pegar à primeira, é normal. É até encher e começar a meter no motor. Coisa para meia-hora.

Espero ter ajudado.

PS: Tenho um diário de bordo de um 19 com esse motor: http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/26799-renault-19-e6j-agora-com-leds.html (Só é pena não conseguir colocar as fotos nos posts antigos).

2/3€ o filtro da gasolina está localizado perto do distribuidor.
Como fazer? Por precaução, desliga a bateria.... Depois é puxar o filtro para sair da mola, desapertar duas braçadeiras, COLOCAR O FILTRO NO SENTIDO CORRECTO, apertar as braçadeiras. Se não pegar à primeira, é normal. É até encher e começar a meter no motor. Coisa para meia-hora.

Espero ter ajudado.

PS: Tenho um diário de bordo de um 19 com esse motor: http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/26799-renault-19-e6j-agora-com-leds.html (Só é pena não conseguir colocar as fotos nos posts antigos).

Estive a ver o teu DB e realmente está muito bom, tratas o teu R19 muito bem [kiss].

Depois de ver aquele teu descuido das 6800 rpm num carro com 400XXX km, já fiquei um pouco mais descansado, pois nem sequer ultrapassei o limite. Não tenho garagem nem espaço para fazer as intervenções no carro, por isso vai mesmo à oficina. Agora que penso nisso, se calhar também era boa ideia mudar o óleo da caixa que já tem uns quilómetros valentes em cima. [;)]

Back