Posso ser multado?

DiogoC

New member
No sentido Campo Grande - Marquês Pombal, antes de se chegar ao último túnel tem os semáforos e podemos sair para a nossa direita. Na faixa da direita, faixa BUS, tem a placa a dizer "A5" e "Praça de Espanha", local para onde quero ir. Posso-me logo colocar nessa faixa já que uns 50 metros à frente vou virar à direita ou devo continuar na faixa do meio e só quando estiver perto dos semáforos é que mudo de faixa? É que um dia destes estava com um colega e ele diz que não posso fazer aquilo e que posso ser multado se me meter logo na faixa BUS.

Posso ir logo para a direita ou não? Não consigo colocar imagens já que no Google Maps não há imagens recentes daquela zona.
 
Última edição:
Na minha interpretação, sem ter ido procurar o que diz no código, eu devo colocar-me na via mais à direita se for mudar de direção à direita. Não creio que haja uma determinação exata de com quantos metros de antecedência isso deve ser feito. Creio que 50 metros é perfeitamente razoável e eu conduzo dessa forma. Se vou virar à direita, coloco-me na via da direita com alguma antecedência dentro do que é razoável.
 
O que diz a lei :

Artigo 77.º (1)- Vias de trânsito reservadas
1 - Pode ser reservada a utilização de uma ou mais vias de trânsito à circulação de veículos de certas espécies ou afetos a determinados transportes, sendo proibida a sua utilização pelos condutores de quaisquer outros veículos. (Ver art.º 60.º RST - Marca M7 e M7a)
2 - É, porém, permitida a utilização das vias referidas no número anterior, na extensão estritamente necessária, para acesso a garagens, a propriedades e a locais de estacionamento ou, quando a sinalização o permita, para efetuar a manobra de mudança de direção no cruzamento ou entroncamento mais próximo.
3 - Pode ser permitida, em determinados casos, a circulação nas vias referidas no n.º 1 de veículos de duas rodas e veículos elétricos, mediante deliberação da câmara municipal competente em razão do território.
4 - A permissão prevista no número anterior é aprovada mediante parecer da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I. P.) e deve definir especificamente:
a) A via ou vias que abrange e a respetiva localização;
b) A classe ou classes de veículos autorizadas a circular em cada via, nomeadamente velocípedes e ou motociclos e ciclomotores.
5 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600.

Como referiu o ppais, não há uma distância em metros que diga que é a partir daqui ou dali que posso entrar no corredor BUS para mudar de direcção.
Bom senso acima de tudo para evitar aqueles cheques-brindes desagradáveis .
 
Sim, não é preciso fazer uma avenida inteira com o pisca direito ligado, como se vê muito por Lisboa. [:D]

Isso é chico-espertice claro. Mas 50 metros parece-me normal. 50 metros são 4 ou 5 segundos de tempo de deslocação. Ou seja reina o bom-senso. Graças a deus que nem tudo tem de estar escrito para fazer sentido. Andar 300 metros não faz sentido, entrar na via BUS nos últimos 3 metros também não.

Inclusivé, há alguns locais onde a sinalização horizontal ajuda a perceber o que é razoável porque a via BUS é separada das outras por uma linha contínua que passa a descontínua a alguma distância do cruzamento.
 
Isso é chico-espertice claro. Mas 50 metros parece-me normal. 50 metros são 4 ou 5 segundos de tempo de deslocação. Ou seja reina o bom-senso. Graças a deus que nem tudo tem de estar escrito para fazer sentido. Andar 300 metros não faz sentido, entrar na via BUS nos últimos 3 metros também não.

Inclusivé, há alguns locais onde a sinalização horizontal ajuda a perceber o que é razoável porque a via BUS é separada das outras por uma linha contínua que passa a descontínua a alguma distância do cruzamento.

[;)][;)]
 
50 metros é perfeitamente razoável... para virar para a direita tens de estar na faixa mais à direita, mesmo que seja a faixa do BUS... mesmo que seja 70m duvido que sejas multado...

coloca pelo sim pelo não logo o pisca para a polícia saber em caso de ficarem curiosos...
 
Voltar
Superior