Potência

Agora num motor com 3 cilindros vai estar sempre em desequilíbrio.

Não sei se será bem assim......... para o desfasamento causar ressonâncias indesejadas seria preciso que o tempo de relaxamento das vibrações do motor fosse da ordem de grandeza da duração de um ciclo otto.

Ora acontece que mesmo ao ralenti os ciclos otto são muito mais rápidos que o relaxamento mecânico do motor. Daí não me parecer que haja vibrações maiores que o normal.

Aliás, os motores boxer têm os cilindros em contra-fase e nem por isso a Porsche deixa de os usar... lol.

Os motores de 3 cilindros têm vantagens... Têm! [;)]

Mas sinceramente devem ser todas meramente teóricas... [:D]
Aquilo é horrível em condução. Pese embora em termos de economia de combustível também tenham vantagens. Afinal são menos "bocas" a sustentar... [:D]

Quantas mais peças em movimento tiveres num motor, maiores serão as perdas térmicas por atrito. E nesse aspecto menos cilindros, menos perdas. Normalmente por este facto resultam melhores características técnicas de binário, potência e consumos.

A prática... Bem a prática é horrível. [:p]

Esse 1.2 ainda por cima tem uma caixa muito curta. O carro anda em regimes para lá do red line como se nada fosse. Talvez devido à leveza do motor. Outro aspecto positivo teoricamente, mas que depois tem estas implicações. Por exemplo: fazes uma redução neste motor 1.2 e praticamente não sentes o efeito de travão motor. No 1.4 TDI acontece o mesmo, mas já em menor escala.

Eu detesto estes tricilindricos. Nunca experimentei os nipónicos. Dizem que são mais agradáveis.

Posso dar-te um exemplo de um 3 cilindros que me deixou satisfeito (salvo seja [:D]): o 1.0 ECOTEC da Opel.
Sem exagero, consegue andar tanto como o 4 cil. 1.2 16v.
As perdas que se notam são apenas em subidas mais acentuadas, de resto consegue ser mais eficaz, até porque a caixa é bem melhor do que o do 1.2, caixa esta, péssima.[:vm)]
Já para não falar nos consumos, que andam à volta de 6 litros em cidade!

Claro que não nos lirvamos daquele batraquear ao relanti.[8b]
Agora, comprava um motor destes?
Não.[:D]
[;)]

Eu acho que precisam mesmo é de tirar ideias pré concebidas.
1º são 3 cilindros porque os engs da vw descobriram que mais valem 3 cilindros grandes do que 4 pequenos do ponto de vista de economia.
2º o motor é extremamente linear, consegues andar em 3ª e 4ª as 1500rpm como estás á vontade se estas nas 5000rpm.

Onde eu acho que se nota mais face aos 4cilindros é quando o carro está mais carregado, agora não sei se será devido ao motor/peso do carro ou ao motor em si.
Qto ao andar no redline...epá tive um e gostaria de perceber como e que voces dizem que é necessario andar sempre no redline, em cidade raramente passava das 2500rpm, em nacional ia ao redline quando era necessario, em AE andava sempre nas 4000-5000rpms (120-150).

Eu fiquei vacinado contra os 3 cilindros ao conduzir regularmente um Polo TDI de 2003. Por natureza (do combustível), o 1.2 será menos desagradável mas, só de os ouvir passar na estrada, já me irritam.
Serei só eu que não acho a construção do Polo nada de especial? Principalmente nesta última revisão em que, nalgumas versões, o tablier perdeu a borracha no topo?
Não conheço bem o Corsa de 2004, mas pelo menos em relação ao Corsa actual, o Polo não se destaca nada em construção.
entre 3 e 4 cilindros, hei-de sempre preferir 4.

Voltar
Superior