Pouco combustível e perda de potência

rantamplan

New member
Hoje de manhã estava a conduzir com gasolina no depósito para 50KM e o carro andava normalmente.

Todavia, quando passou para a marca dos 30KM, notei que o motor ficou mais preso, como se o carro tivesse perdido potência. O carro arrastava-se mais para subir rampas e tinha que carregar mais no acelerador.

Isto é normal ou devo recear algum problema no motor? Uns bons 25 euros de gasolina no depósito resolvem o assunto?

Obrigado,

Estou mesmo em crer que 25€ resolvem a questão.

É que se calhar e por teres tão pouco combustivel, o que se estava a passar é que o tubo de "pesca" no depósito já não conseguia alimentar as necessidades do motor, por estar num plano inclinado.

Hoje de manhã estava a conduzir com gasolina no depósito para 50KM e o carro andava normalmente.

Todavia, quando passou para a marca dos 30KM, notei que o motor ficou mais preso, como se o carro tivesse perdido potência. O carro arrastava-se mais para subir rampas e tinha que carregar mais no acelerador.

Isto é normal ou devo recear algum problema no motor? Uns bons 25 euros de gasolina no depósito resolvem o assunto?

Obrigado,
O mais provavel é que tenham vindo impurezas do fundo do depósito. Será talvez altura de trocar o filtro de combustível.[;)]

O Motronic respondeu [;)]

Está a aproximar-se a hora de gasear o bicho, eu sei que já estás a planear a operação [:p]
Deixa de se queixar das impurezas (porque não existem) e andas sempre atestado para não o deixar á sede [kiss]

Mas até lá há que aguentar o período de garantia.
Não deve ser fácil :(

Não é com abastecimento que resolves isso. O filtro de combustível não está lá para enfeitar.

Já viste o filtro de combustível?
Pode ser a bomba de combustível que não esteja boa. Porque sem duvida a bomba tem mais altura de elevação quanto maior o peso do combustível. O melhor era uma medição de pressão na régua de injectores. Tem que andar rondar os 3 bars, não sei ao certo.

rantamplan, costumas meter combustível nos hipers ou nas "premium"?
A mim cheira-me a adulteração de combustível, mesmo em algumas premium isto acontece. Nos novos sistemas de injecção os mínimos detritos podem ser prejudiciais para o bom funcionamento do motor.
Duvido que seja algum componente avariado, é muito estranho :confused:

rantamplan, costumas meter combustível nos hipers ou nas "premium"?
A mim cheira-me a adulteração de combustível, mesmo em algumas premium isto acontece. Nos novos sistemas de injecção os mínimos detritos podem ser prejudiciais para o bom funcionamento do motor.
Duvido que seja algum componente avariado, é muito estranho :confused:

Há dias realmente meti combustível numa bomba mais manhosa. Deve ter sido isso!

Vou levá-lo a uma "GOLP" ou BP, meter-lhe 25 euros, dar-lhe umas boas aceleradelas e ver se passa!

Se, realmente, tiver sido isso, cada vez estou mais convencido de que o Gás é a melhor alternativa!

O mais engraçado é que TIVE exactamente os mesmos sintomas no DAEWOO Matiz e a quilometragem não era muito distante da tua 85-90 MIL. Fui ao mecânico e o gajo na altura disse que devia de ter uma válvula do motor marada, olha o carro não faz um zumbido estranho quando soltas a embreiagem? Troquei o filtro e o gajo ficou na mesma. Passados 2 a três meses, o carro começou a produzir ruídos estranhos no motor, tipo chiadeira.

Última edição:
Há dias realmente meti combustível numa bomba mais manhosa. Deve ter sido isso!

Vou levá-lo a uma "GOLP" ou BP, meter-lhe 25 euros, dar-lhe umas boas aceleradelas e ver se passa!

Se, realmente, tiver sido isso, cada vez estou mais convencido de que o Gás é a melhor alternativa!

Não estou a dizer com isto que o combustível dos hipers é pior, mas nunca se sabe. Basta estar um pouco adulterado que atrofia o sistema todo. Antes de levares o carro à oficina e te meterem num 31, vai pela via mais simples que é deixar isso acabar e metes numa bomba da tua confiança.
O combustível líquido é muito fácil de manipular e ganhar uns litros com o acrescento de água por exemplo. É imoral e revoltante mas com o preço que os combustíveis atingiu, não sei não se algumas bombas se ensaiam muito para o fazerem!
Os carros antigos "mamavam tudo" mas nos novos, optimizados para emissões, performance e consumos, são muito mais sensíveis [;)]

O mais engraçado é que TIVE exactamente os mesmos sintomas no DAEWOO Matiz e a quilometragem não era muito distante da tua 85-90 MIL. Fui ao mecânico e o gajo na altura disse que devia de ter uma válvula do motor marada, olha o carro não faz um zumbido estranho quando soltas a embreiagem? Troquei o filtro e o gajo ficou na mesma. Passados 2 a três meses, o carro começou a produzir ruídos estranhos no motor, tipo chiadeira.

O rantamplan tem no carro dele apenas 8292KM [;)]

LOL o meu carro tem 8292 (oito mil) e nao 80 mil KM!

Não tem nenhum desses sintomas simplesmente sentia-o menos pujante! Parecia que só tinha 100CV em vez dos 140CV!

Deve ser do facto de andar sempre com o depósito no casco; como só ando ao fim de semana, meto 10 euros de cada vez, e aquilo nao teve umas boas aceleradelas!

Tenho que lhe dar um presente de 25 euros e apertar com ele um bocadinho!

LOL o meu carro tem 8292 (oito mil) e nao 80 mil KM!

Não tem nenhum desses sintomas simplesmente sentia-o menos pujante! Parecia que só tinha 100CV em vez dos 140CV!

Deve ser do facto de andar sempre com o depósito no casco; como só ando ao fim de semana, meto 10 euros de cada vez, e aquilo nao teve umas boas aceleradelas!

Tenho que lhe dar um presente de 25 euros e apertar com ele um bocadinho!

Eu falei destes problemas com a gasolina porque também já a usei muito tempo e nem sempre o carro rendia o mesmo. Ou se andarmos muito pouco começa a perder propriedades, ou a de certas bombas não atinge o nível de octanas mínimo que o motor exige, pode estar "entupido" de andar pouco, etc etc.
Um moço que conheço meteu gasóleo manhoso e o Suzuki vitara 1.9
glx dele parece um cavalo aos coices [:D]
Se no teu é só perda de potência nem tão grave. Espero que tudo se resuma ao combustível e que esteja tudo de bem com o carro [;)]

Só queria dizer que lhe meti hoje uns bons 25 euritos de SC95 e o problema desapareceu imediatamente! O carro ganhou logo fôlego e vida!

Quando subi a rampa da garagem, até consegui subir só com o ralenti (e a rampa ainda tem uma boa inclinação), o que me dá muito gozo em virtude de sentir-se assim a força do motor! Depois é só dar-lhe um cheirinho com o acelerador para ele subir aquilo nas calmas!

Já aprendi a lição: não andar com o combustível no casco. Como só pego no carro ao fim de semana, tenho a mania de andar sempre com o combustível no casco e agora apanhei um susto!

Só queria dizer que lhe meti hoje uns bons 25 euritos de SC95 e o problema desapareceu imediatamente! O carro ganhou logo fôlego e vida!

Quando subi a rampa da garagem, até consegui subir só com o ralenti (e a rampa ainda tem uma boa inclinação), o que me dá muito gozo em virtude de sentir-se assim a força do motor! Depois é só dar-lhe um cheirinho com o acelerador para ele subir aquilo nas calmas!

Já aprendi a lição: não andar com o combustível no casco. Como só pego no carro ao fim de semana, tenho a mania de andar sempre com o combustível no casco e agora apanhei um susto!
Fico contente por ti. A minha primeira impressao era mesmo essa, falta de combustivel, a julgar pela pouca quilometragem.

Voltar
Superior