Praga, Cambios...

samuel18

New member
Boas, caros colegas!

Já marquei a minha viagem de verão, será a Viena (Áustria) e Praga (Republica Checa).
Vamos de avião, e a ligação entre as duas cidades será feita de comboio! Agora temos um problema, a Republica Checa ainda não aderiu ao Euro, como tal são cobradas taxas por utilização do cartão (levantamentos e compras), o que não se passa em Viena, agora pergunto qual a melhor solução, trocar os euros por Coroas, ou fazer a operação pelo multibanco? Existe alguma forma de não serem cobradas estas taxas?

Abraços

Leva alguns euros e trocas lá no aeroporto só para o taxi ou o transporte e alguma emergência.

O resto levanta nos ATM!

Cá não te arranjam Coroas, só mesmo trocando lá.

Uma amiga minha, quando foi o ano passado a Praga teve o cuidado de, no Aeroporto de Lisboa, ir a um balcão de câmbios comprar coroas para levar para Praga.
- Pode o taxista não aceitar Euros... - dizia ela.
Quando chegou ao Aeroporto de Praga, foi a uma loja comprar uma água, vai para pagar com uma nota de 20 coroas e responde a empregada: - Não tem euros? Não aceitamos coroas suecas...

Realmente estamos indecisos com esta questão, estive à pouco a ver o site do Banco e falam lá num Travell Cheque, sabem do que se trata e como funciona?

Uma amiga minha, quando foi o ano passado a Praga teve o cuidado de, no Aeroporto de Lisboa, ir a um balcão de câmbios comprar coroas para levar para Praga.
- Pode o taxista não aceitar Euros... - dizia ela.
Quando chegou ao Aeroporto de Praga, foi a uma loja comprar uma água, vai para pagar com uma nota de 20 coroas e responde a empregada: - Não tem euros? Não aceitamos coroas suecas...
Suecas é normal que não aceitem...

Suponho que querias dizer Checas.

Mas isso é muito estranho.... Sei de quem lá esteve há pouco tempo e pagou tudo em Coroas. De facto alguns locais apresentam o preços em coroas e euros e aceitam euros. Mas não são todos.

Agora na Rep. Checa não aceitarem coroas...

Last edited:
Em Praga nunca tive qualquer problema em fazer câmbios na rua ou no hotel, diga-se que onde fiz os pior câmbios foi na fronteira da Alemanha->Rep. Checa.... fizeram-me um câmbio bem abaixo da cotação oficial.... [:vm)]
Em alguns estabelecimentos comerciais aceitam Euros mas quando pagas em Euros, leia-se notas de Euros, acabas sempre por ser enganado....os Checos são terríveis....

Lembro-me que utilizei imensas vezes o Visa para pagar despesas e não paguei qualquer taxa adicional e, posso-te dizer que os câmbios do Visa foram muito favoráveis.

PS: resta dizer para teres atenção aos taxistas! ehehehe

Diverte-te.

Last edited:
Suecas é normal que não aceitem...

Suponho que querias dizer Checas.

Mas isso é muito estranho.... Sei de quem lá esteve há pouco tempo e pagou tudo em Coroas. De facto alguns locais apresentam o preços em coroas e euros e aceitam euros. Mas não são todos.

Agora na Rep. Checa não aceitarem coroas...

Não me enganei não!

O caricato da história é que a minha amiga terá pedido na loja de câmbios do Aeroprto de Lisboa "Coroas Checas" e venderam-lhe Coroas Suecas...

Ahhh então estavas a contar como sendo uma piada!

Pensei que estavas a tentar dizer que na Rep Checa não aceitavam coroas checas....

Suecas como é óbvio não aceitam!

Já agora o cambio de coroas checas no aeroporto de lisboa é um roubo...

Aquela malta o quer é euros e muitos se possivel.
Quando lá estive (Dezembro de 2006), troquei 50€ no aeroporto e praticamente só usei para pagar a ultima refeição lá e uns gelados no aeroporto... mesmo assim trouxe umas moedas.
Praticamente todos os establecimentos aceitam euros... agora é preciso ter cuidado com os câmbios.
Se necessitares trocar existem casas de câmbio com fartura... se lá voltar só levo euros.

Edit: Cuidados com os taxistas... só taxis com as letras AAA (e mesmo assim...)

Last edited:
Leva alguns euros e trocas lá no aeroporto só para o taxi ou o transporte e alguma emergência.

O resto levanta nos ATM!

Cá não te arranjam Coroas, só mesmo trocando lá.

quando fui à Rep. Checa há ano e meio ja levava coroas daqui.

Numa casa de câmbio arranjam-tas, demora é alguns dias.

Em relação às taxas de câmbio, lembro-me que as que levei daqui ficaram mais "baratas" que as que se arranjavam no aeroporto ou nas casas de câmbio em Praga. Quanto às ATM, não sei se particam a melhor taxa, mas é provável [;)]

Tive lá agora em Março e o q fizémos é q levantámos sempre dinheiro no multibanco. Tem uma taxa sim, mas no fim compensa largamente. Aconselho-te a levantar bastante dinheiro e a dividir o mesmo entre as pessoas para levantarem menos vezes. O Custo de vida lá é mto baixo, vais comer e beber à grande#!

Boas, ainda não tinha-mos pensado nessa hipótese... =S

Mas pensando bem, compensa. =)

Obrigado pela ajuda!

Abraços!

Levantamentos em Praga,Viena e Munique

Levantamentos em Praga,Viena e Munique

Boa tarde.
Peço desculpa pelo desenterranço, mas vou fazer uma viagem por estas três cidades e gostaria de saber se acham que é preferível levantar dinheiro nas ATM ou levar já de cá.
No caso particular da República checa, e isto pode parecer uma pergunta estúpida, mas quando se levanta dinheiro neste país numa ATM o dinheiro sai em coroas checas ou em euros? Se sair em euros, existe a possibilidade de mudar isso na ATM?

Cumprimentos e desde já obrigado

Boa tarde.
Peço desculpa pelo desenterranço, mas vou fazer uma viagem por estas três cidades e gostaria de saber se acham que é preferível levantar dinheiro nas ATM ou levar já de cá.
No caso particular da República checa, e isto pode parecer uma pergunta estúpida, mas quando se levanta dinheiro neste país numa ATM o dinheiro sai em coroas checas ou em euros? Se sair em euros, existe a possibilidade de mudar isso na ATM?

Cumprimentos e desde já obrigado

Desculpa lá mas desmanchei-me a rir com a tua pergunta. [:)][:)]

Claro que sai coroas checas. Se um checo vier a Portugal e usar cá o multibanco não vai sair coroas checas pois não?

Em relação ao resto eu fui este verão a Praga e levei euros comigo e quando cheguei ao aeroporto fiz o câmbio. Penso que no fim vai dar sempre ao mesmo, se não fores roubado no câmbio és roubado nas taxas que o banco cobra.

Boa sorte e boa viagem. [;)]

Back