Praxes no Ensino Superior

Nunca tive grande paciência para esse tipo de "integração!?" Fui praxado mas nunca praxei. Achei aquilo estupido. Estive numa escola primária, num ciclo, numa secundária e não precisei dessa coisa para me integrar...

Sinceramente nunca percebi o interesse da praxe a não ser humilhar as pessoas, beber muito e gastar ovos e farinha que são bens de primeira necessidade..

Há praxes e praxes. Já lá vai algum tempo mas posso dizer-te por exemplo que quando praxei, o que fizemos foi organizar um pedipaper pela faculdade de modo a que os caloiros passassem a conhecer os cantos à casa (associação de estudantes, cantinas, casas de fotocopias, bibliotecas, salas de estudo, bares... oviamente :) e mais um ou outro local que não me recordo). Se for bem feita, há muito que se pode ganhar. O problema é que há sempre gente parva que vai descarregar as fustrações para as praxes. Digo e repito, uma praxe bem feita pode ser extremamente util e divertida.

Esperem lá, então e seu eu estiver numa sala de aula, e cair inanimado, rendondo no meio do chão, a culpa é do professor? :sh)[:)]

Pode parecer um paralelismo exagerado, mas penso que vai parar ao mesmo.

Pela noticia parece que a praxe em si, nada teve a ver com o internamento da miúda, mas é um facto que o titulo assim chama mais atenção. Enfim, o jornalismo no seu melhor.

Concordo.

Se espremermos a noticia só retiramos que alguém que estava na praxe está internado em estado grave.

Quanto à existência da praxe, fui praxado durante 5 semanas (sem faltar a uma única aula) de livre vontade, praxei (pouco) os caloiros nos dois anos seguintes.

A experiência diz-me que os piores a praxar são os mesmos que no ano anterior andavam escondidos tipo ratos a fugir da CP [;)].

Curiosamente este ano entraram 3 primo(a)s meus para o Ensino Superior público, 2 para o técnico e um para a faculdade de letras, todos com boas médias felizmente (entre os 17 e os 19) e as opiniões oscilam entre o "nasci para isto" e o "acho alguma piada". A todos eles foi dada a hipótese de se declararem anti-praxe [;)].

Desenterrando...

Já era altura desta práticas medievais serem proibidas.

Caloira acaba no hospital de Beja depois de praxe - Sociedade - PUBLICO.PT

Não sei como está a situação actual da pessoa, mas uma coisa eu tenho praticamente a certeza absoluta, se ela não fosse ás praxes não tinha ido parar ao hospital, porque aquilo ainda é pesado fisicamente e alguem que tenha algum problema cardiaco (mesmo não sabendo) pode perfeitamente agravar o problema e ficar nesse estado.
Eu fui ás praxes e já não volto mais nem quero saber daquilo para nada. No fundo é só um pretexo para os veteranos descarragarem a raiva acumulada (da sua praxe) nos caloiros e fazerem uma lavagem cerebral porque aquilo não faz sentido nenhum. Além de uma pessoa ficar toda suja e ficar 7 horas a gritar as mesmas cantigas dezenas de vezes, não me pareceu que houvesse ali qualquer tipo de incentivo á socialização. É só mesmo para se ouvir m***a, c*****o, c**a centenas de vezes e mais nada. Até pensei que houvesse algum tipo de jogos em grupo , ou alguma coisa para se conheçer as instalçaões mas não. Nestes moldes acho que é uma coisa que não interessa a ninguem, uma perda de tempo e secante (7 horas no mesmo sitio a dizer parvoices ...).
Os veteranos eram simpáticos e tudo, sempre a perguntar se alguem tinha algum problema em fazer isto ou aquilo (com medo que alguem morresse) tiveram uma boa atitude mas no geral acho que não resulta de todo, pelo menos assim.

Não sei como está a situação actual da pessoa, mas uma coisa eu tenho praticamente a certeza absoluta, se ela não fosse ás praxes não tinha ido parar ao hospital, porque aquilo ainda é pesado fisicamente e alguem que tenha algum problema cardiaco (mesmo não sabendo) pode perfeitamente agravar o problema e ficar nesse estado.
Eu fui ás praxes e já não volto mais nem quero saber daquilo para nada. No fundo é só um pretexo para os veteranos descarragarem a raiva acumulada (da sua praxe) nos caloiros e fazerem uma lavagem cerebral porque aquilo não faz sentido nenhum. Além de uma pessoa ficar toda suja e ficar 7 horas a gritar as mesmas cantigas dezenas de vezes, não me pareceu que houvesse ali qualquer tipo de incentivo á socialização. É só mesmo para se ouvir m***a, c*****o, c**a centenas de vezes e mais nada. Até pensei que houvesse algum tipo de jogos em grupo , ou alguma coisa para se conheçer as instalçaões mas não. Nestes moldes acho que é uma coisa que não interessa a ninguem, uma perda de tempo e secante (7 horas no mesmo sitio a dizer parvoices ...).
Os veteranos eram simpáticos e tudo, sempre a perguntar se alguem tinha algum problema em fazer isto ou aquilo (com medo que alguem morresse) tiveram uma boa atitude mas no geral acho que não resulta de todo, pelo menos assim.

Li por aí uma noticia em que os médicos diziam o contrário. Não era possível relacionar o estado da rapariga com a ida às praxes. [;)]

Todos os anos há uns poucos com a mesma conversa. Não gosto, é parvoíce, não serve de integração, etc.

Meus amigos, no meu tempo ninguém era obrigado a ir, hoje em dia muito menos...não me digam é que se sentem excluídos e/ou socialmente (a nível universitário) com um pé atrás[:D]

hoje tirei descanso das praxes que tou a ficar doente, ver se fico melhor para a noite de amanha que mete rally tascas apr:)isto no ismat em portimao

Para quem não curte praxes e não se quer sentir "excluído" a nível social no seio da universidade, o ideal é não porem lá os coutos durante a primeira semana e aparecerem depois disso.

Assim, não ficam mal vistos porque alegam que nem sequer estavam ainda na Univ. aquando das praxes...

Li por aí uma noticia em que os médicos diziam o contrário. Não era possível relacionar o estado da rapariga com a ida às praxes. [;)]

Só quiz dizer que o cansaço (existente em qualquer actividade fisica) aliado ao nervogismo da situação pode provocar perfeitamente esses episodios. Mas tambem não quero estar aqui a especular sobre algo que não sei a fundo. Mas que pode estar relacionado, pode perfeitamente

Só quiz dizer que o cansaço (existente em qualquer actividade fisica) aliado ao nervogismo da situação pode provocar perfeitamente esses episodios. Mas tambem não quero estar aqui a especular sobre algo que não sei a fundo. Mas que pode estar relacionado, pode perfeitamente

Concordo com a primeira parte, já com o que está a bold:

Os médicos disseram que não.

Provavelmente os médicos já saberão exactamente o que foi feito nas praxes.

Sem querer entrar em especulação, digamos que se não fosse a praxe, poderia morrer em casa sozinha, sem assistência na altura em que passava a roupa a ferro [;)].

Sem querer entrar em especulação, digamos que se não fosse a praxe, poderia morrer em casa sozinha, sem assistência na altura em que passava a roupa a ferro [;)].

Discordo, pois em casa a passar a ferro não haveria grande desgaste fisico nem nenhum nervogismo da situação[;)] Mas tambem não adianta andar aqui a especular, as praches têm desgaste fisico e até psicologico logo que tem problemas relacionados acho que nem devia meter lá os pés.
Eu, apesar de não ter nenhum problema, não me identifiquei de todo com aquilo, nem era capaz de fazer aquelas coisas a outras pessoas, fui para ver como era, não me senti bem naquela situação logo não é coisa que queira repetir.

Eu mudei de faculdade este ano, no ano passado fiz praxe e saí a meio porque não estava a curtir. Este ano não voltei a fazer praxe e numa semana de aulas já me sinto integrado. Todos devem experimentar para ver se gostam, se não gostarem ponham-se fora e ninguém tem nada que vos apontar o dedo. Se quiserem aparecer de traje logo no primeiro dia ninguém vos vai proibir, porque o grande problema de muitos estudantes universitários é o facto de associarem Traje-Tuna-Grupo de fados,etc...à praxe.

Tás a estudar aonde?

Eu mudei de faculdade este ano, no ano passado fiz praxe e saí a meio porque não estava a curtir. Este ano não voltei a fazer praxe e numa semana de aulas já me sinto integrado. Todos devem experimentar para ver se gostam, se não gostarem ponham-se fora e ninguém tem nada que vos apontar o dedo. Se quiserem aparecer de traje logo no primeiro dia ninguém vos vai proibir, porque o grande problema de muitos estudantes universitários é o facto de associarem Traje-Tuna-Grupo de fados,etc...à praxe.

Desde o momento em que qualquer trajado pode praxar, quem veste o traje tem (ou deveria) de ter passado pela praxe. [;)]

hoje tirei descanso das praxes que tou a ficar doente, ver se fico melhor para a noite de amanha que mete rally tascas apr:)isto no ismat em portimao

Guardo, orgulhosamente, no meu CV o facto de ter ganho o Peddy-Tascas (rally-paper em equipas de 4 elementos pelas tascas de Coimbra com muito alcool à mistura) da Queima das Fitas (de 1999 ou 2000, salvo erro) :) [:D]

Guardo, orgulhosamente, no meu CV o facto de ter ganho o Peddy-Tascas (rally-paper em equipas de 4 elementos pelas tascas de Coimbra com muito alcool à mistura) da Queima das Fitas (de 1999 ou 2000, salvo erro) :) [:D]

No meu caso acho que não seria muito benéfico colocar o 2º lugar no concurso de shot's [:)]

Voltar
Superior