Prazo de validade dos pneus

davidpreira

New member
Boas pessoal, ainda não vi nenhum tópico relacionado com este assunto, por isso cá vai:

Soube à pouco mais de 2 semanas que a partir de 1 de Janeiro do próximo ano os pneus comprados a partir dessa data irão ter uma validade de 4 anos. [8b]

Eu, pessoalmente, considero essa medida um pouco exagerada, visto que conheço pessoas que andam pouco e no entanto os pneus dos seus carros estão em boas condições apesar de já terem alguns anos. Digam de vossa justiça.

Abraço

Os pneus sempre tiveram prazo de validade de 4 anos, não é novidade. Assim como não é novidade que ninguém liga a tal ou conhece esse facto.

Para saber qual a validade dos pneus basta olhar para a lateral e ver algo do género:

DOT M604 EXWR 0707

O que interessa é o 0707, visto que indica que o pneu foi fabricado na 7ª semana de 2007 ou seja em Fevereiro de 2007. Assim o pneu tem validade até Fevereiro 2011.

Last edited:
Boas pessoal, ainda não vi nenhum tópico relacionado com este assunto, por isso cá vai:

Soube à pouco mais de 2 semanas que a partir de 1 de Janeiro do próximo ano os pneus comprados a partir dessa data irão ter uma validade de 4 anos. [8b]

Eu, pessoalmente, considero essa medida um pouco exagerada, visto que conheço pessoas que andam pouco e no entanto os pneus dos seus carros estão em boas condições apesar de já terem alguns anos. Digam de vossa justiça.

Abraço

Nunca conduziste um carros com os pneus vidrados/secos? Ovais? Fissurados? Eu já. Estou mortinho para mudar os meus BFGoodrich com 4 anos a caminho de 5..

Há tempos fiz uma viagem Lisboa-Algarve num carro que quase não circula e cujos pneus estavam em óptimo estado apesar dos 8 anos que tinham. Tendo chegado ao Algarve e saído da AE, noto que a direcção começou a tremer imenso. Saio do carro para ver o que se passava e o pneu estava às ondinhas, mais quilómetros de AE e tinha rebentado de vez.

Abraço

Mas estás a falar em termos da garantia de um pneu (vale o que vale...) ou a nível de verificação na IPO?

Os pneus sempre tiveram prazo de validade de 4 anos, não é novidade. Assim como não é novidade que ninguém liga a tal ou conhece esse facto.

Para saber qual a validade dos pneus basta olhar para a lateral e ver algo do género:

DOT M604 EXWR 0707

O que interessa é o 0707, visto que indica que o pneu foi fabricado na 7ª semana de 2007 ou seja em Fevereiro de 2007. Assim o pneu tem validade até Fevereiro 2011.

Mas tu costumas andar com uma enciclopedia atrás?! [;)]

Nunca tinha reparado em tal coisa...

Concordo plenamente, desde que a casa que vender os pneus os vender com pouco tempo de fabrico.

Meti ontem uns Michelin fabricados a 2 meses e meio, o que me parece perfeitamente normal e aceitável.

Mas vi pneus fabricados a 1 ano... isso já acho demasiado para um pneu parado...

Já agora tenham isso em conta ao comprar pneus, solicitem sempre material recente [;)]

Mas estás a falar em termos da garantia de um pneu (vale o que vale...) ou a nível de verificação na IPO?

Estou a falar a nível de verificação na IPO. Pelo que me foi dito, quem tiver pneus à mais de 4 anos e mesmo que ainda estejam aparentemente em boas condições fica reprovado na inspecção.

Concordo plenamente, desde que a casa que vender os pneus os vender com pouco tempo de fabrico.

Meti ontem uns Michelin fabricados a 2 meses e meio, o que me parece perfeitamente normal e aceitável.

Mas vi pneus fabricados a 1 ano... isso já acho demasiado para um pneu parado...

Já agora tenham isso em conta ao comprar pneus, solicitem sempre material recente [;)]

2 anos é demasiado por um pneu parado? Um pneu que está armazenado mas que não está sujeito nem a chuva, nem a sol. Bem, mas isso já era entrar por outra discussão [;)]

Mas a questão nem é essa, os pneus vão passar a receber a data a partir da qual estão validos na hora da montagem.

Estou a falar a nível de verificação na IPO. Pelo que me foi dito, quem tiver pneus à mais de 4 anos e mesmo que ainda estejam aparentemente em boas condições fica reprovado na inspecção.

isso é mais um ataque aos bolsos dos portugueses
assim sendo o mercado de pneus usados vai praticamente desaparecer e conheço casas que só vivem disso

Havia de ser bonito isto... [:D]
Teríamos os "Chineses" em massa a fabricar pneus como se não houvesse amanhã [;)][:)]

2 anos é demasiado por um pneu parado? Um pneu que está armazenado mas que não está sujeito nem a chuva, nem a sol. Bem, mas isso já era entrar por outra discussão [;)]

Mas a questão nem é essa, os pneus vão passar a receber a data a partir da qual estão validos na hora da montagem.

Não percebi esta parte.

Então os pneus já vem de fábrica com o DOT (que indica o mês e ano de fabrico), e sendo o que referes, como é que recebem a data a partir do dia da montagem?

No caso que se segue é: 0100

- 0100 = 1ª semana
- 0100 = ano de 2000

Portanto neste exemplo, o pneu foi fabricado na primeira semana do ano de 2000.

dot_218x164_uv,property=original.jpg

Last edited:

Ainda não tinha ouvido essa, mas vou tentar informar-me, embora não faça grande sentido esse prazo tão curto.

Por exemplo, conheço carros vendidos já com 1 ano de fabrico em cima, ou seja, quando forem á 1ª IPO, os pneus já estão datados...

Aliás, tirando os carros feitos na Auto Europa, não vão existir muitos carros que possam ir à 1ª IPO sem mudar os pneus.

De qualquer forma, tenho ideia que a garantia que o fabricante dá ao pneu, é superior a 4 anos.

e em relação aos pneus recauchutados?
borracha nova mas as laterais chegam quase uma decada

Havia de ser bonito isto... [:D]
Teríamos os "Chineses" em massa a fabricar pneus como se não houvesse amanhã [;)][:)]
Exactamente. Se obrigarem a malta a trocar de pneus pela idade e não pelo estado, vai quase toda a gente correr para o mais barato, o que irá comprometer muito mais a segurança. Antes os Continental PremiumContact2 com 5 anos do meu, do que uns chinocas novos.

Mas tu costumas andar com uma enciclopedia atrás?! [;)]

Nunca tinha reparado em tal coisa...

Não é grande novidade, nem grande segredo[;)]

Eu sempre que troco de pneus, vou sempre ver a semana de fabrico!

Algo com mais de 1 ano de armazém, é logo rejeitado!

Atenção ás promoções malucas, por vezes podem ser escoamento de stock...

Não percebi esta parte.

Então os pneus já vem de fábrica com o DOT (que indica o mês e ano de fabrico), e sendo o que referes, como é que recebem a data a partir do dia da montagem?

Pois isso também não sei ao certo. Mas presumo que seja gravado na própria borracha...

Não é grande novidade, nem grande segredo[;)]

Eu sempre que troco de pneus, vou sempre ver a semana de fabrico!

Algo com mais de 1 ano de armazém, é logo rejeitado!

Atenção ás promoções malucas, por vezes podem ser escoamento de stock...

Admito que nunca tinha reparado. Mas as propriedades do pneus podem degradar-se assim tanto, sem uso?!

Back