Precisão dos vossos computadores de bordo

rca33

New member
Tenho um C4 1.6 HDI e noto que por norma, o computador de bordo marca cerca de 0,5 litros a menos no consumo médio (quando comparado com os litros que abasteço).

No entanto, neste último depósito voltei a deparar-me com uma diferença superior - o CB marcava 5,3 L e o real foi 6,17 L.

Tenho a ideia de que quanto mais os consumos baixam no CB, maior é o erro.

Qual é a margem de erro dos vossos CB ?

Tenho um C4 1.6 HDI e noto que por norma, o computador de bordo marca cerca de 0,5 litros a menos no consumo médio (quando comparado com os litros que abasteço).

No entanto, neste último depósito voltei a deparar-me com uma diferença superior - o CB marcava 5,3 L e o real foi 6,17 L.

Tenho a ideia de que quanto mais os consumos baixam no CB, maior é o erro.

Qual é a margem de erro dos vossos CB ?

Pois no Honda Civic Hybrid o erro é por excesso e de 0,3l, exemplificando, no ultimo deposito que aferi o CB marcava 6,8L e o real foi 6,49L

cpts

No 147 1.6 TS costuma marcar 9 de consumo médio mas depois faço as contas, após voltar a abastecer e verificar quanto voltei a colocar, e dá 8.

Esta diferença de 1L noto principalmente em cidade.

Em estrada ja baixa apenas para 0,5L de diferença.

O meu marca 0,5L a mais... em média, ou seja, marca 9 e quando faço as contas dá-me 8,5.
Aliás já me aconteceu "ele" dizer-me que tinha 0Km para andar e ainda fiz 50 e não fiquei sem gota.

Confirma-se!

Confirma-se!

Tambem tenho um C4 1.6 Hdi e o CB é "mentiroso", já o tendo referido no respectivo DB.

Nas três médias que fiz "á unha" com o depósito atestado "até á boca", constatei uma diferença de 0,4 a 0,5 l/100 para mais nas contas manuais. Ou seja, o CB indica cerca de 04, a 0,5 l/100 a menos do que o efectivamente gasto.

Por acaso já tive problemas desses, em que o meu carro gastava mais 5 litros do que o indicado pelo CB, isto por depósito (ex.: marcava média de 6.5 l/100, na realidade gastava em média 7.2 l/100).
Agora parece que foi ao sitio. Estou com erros mais pequenos. No útlimo depósito o CB marcava 6.0, o carro gastou 6.1l/100. No anterior o CB marcava 6.1 l/100, e o carro gastou 6.3 l/100. Pequenas margens podem ter a ver com o erro do método que usamos para avaliar o consumo real. A bomba pode destravar ligeramente antes ou ligeramente depois do que disparou no ultimo abastecimento.
Agora erros tão grandes já não parecem tão normais.
No meu caso a Opel conhecia um procedimento para calibrar melhor o CB.

Voltar
Superior