Preciso da vossa ajuda

DanielC

New member
Boas tarde,

Preciso da vossa preciosa ajuda. Moro num apartamente que tem +- 3 anos. A situação é a seguinte. O "esgoto" da varanda sai directamente para fora, ou seja, tem um tubo que faz com que a agua escorra para fora. A minha vizinha de cima lava a varanda todos os dias, uma vez logo de manha e outra de tarde, e como devem imaginar é impossivel estar na varanda, porque com o vento . . . [:vm)]
Como é obvio não vou chatear a vizinha porque ela tem o direito de lavar as vezes que quiser e quando comprei o apartamento a maravilha do esgoto já estava assim!

Agora pergunto: Existe alguma lei que proibe esta situação nas construções mais recentes??

Um abraço e obrigados[;)]

Boas tarde,

Preciso da vossa preciosa ajuda. Moro num apartamente que tem +- 3 anos. A situação é a seguinte. O "esgoto" da varanda sai directamente para fora, ou seja, tem um tubo que faz com que a agua escorra para fora. A minha vizinha de cima lava a varanda todos os dias, uma vez logo de manha e outra de tarde, e como devem imaginar é impossivel estar na varanda, porque com o vento . . . [:vm)]
Como é obvio não vou chatear a vizinha porque ela tem o direito de lavar as vezes que quiser e quando comprei o apartamento a maravilha do esgoto já estava assim!

Agora pergunto: Existe alguma lei que proibe esta situação nas construções mais recentes??

Um abraço e obrigados[;)]

Meu prédio têm 2 anos e esta dessa forma, e penso que desde que haja varandas abertas têm que ter saida para a agua que fica acumulada.( acho eu)
Porque não falas com a vizinha?

A questão é que já morei em prédios também de varanda aberta e a saida da agua estava canalizada, ou seja, não saía cá para fora.

A vizinha já deu a entender que não tem culpa da construção ser assim. Fala assim porque não mora ninguém por cima.

Se houvesse alguma lei do meu lado, eu obrigava o constructor a canalizar aquilo.

Obrigado,

Tenta falar com a vizinha e arranjas um acrescento para a saída da varanda de modo a que a àgua escorra para mais longe. Dás isso à vizinha e pedes-lhe para colocar isso.

EDIT: a vizinha tem garagem? :)

Mas quem é que lava a varanda duas vezes por dia?

O mesmo pessoal que lava casas de banho 2 vezes e aspira 3 ao dia.

Maníacas da limpeza. 10% das mulher aproximadamente segundo alguns estudos.[:D][:D][:D]

Tenta falar com a vizinha e arranjas um acrescento para a saída da varanda de modo a que a àgua escorra para mais longe. Dás isso à vizinha e pedes-lhe para colocar isso.

EDIT: a vizinha tem garagem? :)

Tem!! Porque? Não percebi[:D]

Boas,

eu pessoalmente como moro numa moradia não tenho esse problema, mas já o meu cunhado mora num apartamento e tinha esse problema.

A forma de resolverem a situação foi como já aqui foi dito falarem com a vizinha de cima e colocarem um tubo de pvc na "bica" de saida do "esgoto" da varanda da vizinha de cima para que quando a água escorrer escorra mais longe da varanda dele não causando assim incómodo.

Não percebo muito de leis, mas a haver alguma que refira a situação penso que a culpa nunca poderá ser imputada à vizinha de cima, isto se ela não fez nenhuma alteração à varanda/esgoto, teria de ser resolvido com o construtor, o que como as coisas são mais vale mesmo falar com a vizinha e tentar arranjar uma solução alternativa que por exemplo passe por fazer uma extensão na saida das águas.

E que tal porem uma caleira?

A ideia era essa!! Mas precisava de saber se existe alguma lei que proíbe a agua assim a escorrer. Porque se não houver lei, não há alteração. As arquitectas que moram no prédio dizem que fica mal esteticamente[8b]

Boas,

eu pessoalmente como moro numa moradia não tenho esse problema, mas já o meu cunhado mora num apartamento e tinha esse problema.

A forma de resolverem a situação foi como já aqui foi dito falarem com a vizinha de cima e colocarem um tubo de pvc na "bica" de saida do "esgoto" da varanda da vizinha de cima para que quando a água escorrer escorra mais longe da varanda dele não causando assim incómodo.

Não percebo muito de leis, mas a haver alguma que refira a situação penso que a culpa nunca poderá ser imputada à vizinha de cima, isto se ela não fez nenhuma alteração à varanda/esgoto, teria de ser resolvido com o construtor, o que como as coisas são mais vale mesmo falar com a vizinha e tentar arranjar uma solução alternativa que por exemplo passe por fazer uma extensão na saida das águas.

Exactamente,[;)]

Eu assim obrigava o constructor a canalizar aquilo.

Exactamente,[;)]

Eu assim obrigava o constructor a canalizar aquilo.

depende..... se o construtor seguiu o projecto de arquitectura, e este foi aprovado pela câmara, porque há-de ser o construtor a ficar com os custos

a solução mais rápida e mais económica é mesmo a do tubo de PVC para mandar a água para mais longe.

Normalmente usa-se uma de duas soluções, ambas legais: ou a que tens ("pingadeira" de saída frontal), ou um ramal junto à fachada na lateral da varanda, que liga ao tubo de queda.
Se tiveres um tubo de queda de um dos lados, basta fazer essa ligação e tapar a outra. Nem fica inestético, ao contrário de desviar a pingadeira que existe.
O problema é que é preciso fazer um enchimento na varanda de cima para inverter a pendente para o lado da fachada.

Back