Preciso de ajuda de advogados

edias

J? chegaste a casa?
Boa noite,

Como sei que existem aqui advogados precisava de fazer uma pergunta a ver se algum me pode ajudar.

O caso não é muito simples, mas resumindo.

O senhorio alugou uma loja.
O contrato acaba agora e foi dado o pré-aviso ao inquilino superior a um ano da não renovação.

Agora vem o problema. O inquilino tem o material da loja penhorado por dívidas sendo ele o fiel depositário e diz que não se podem mexer.

O senhorio quer alugar de novo e tal como estava no contrato a loja tem que ser devolvida vazia. Como deve proceder no final do contrato o senhorio em relaação aos bens que o inquilino deixar na loja já que ele não os retira?

Obrigado a quem puder ajudar.

Fiel depositário significa ter à guarda, ser responsável por, manter inalterado algo...não significa não tocar ou não mexer ou não deslocar.

pois, mas o inquilino não quer tirar as coisas da loja (nem deve ter onde colocar) e o senhorio quer aquilo vazio. O Senhorio não pode tirar aquilo de lá?

pois, mas o inquilino não quer tirar as coisas da loja (nem deve ter onde colocar) e o senhorio quer aquilo vazio. O Senhorio não pode tirar aquilo de lá?

nao quer tirar ? só tem de tirar !

uma cartinha registada c/ aviso de recepção a dar um prazo, findo o qual procede à remoçao dos lixos que ele deixou lá.

nesse dia chama um sucateiro que lhe passa um comprovativo em como recebeu o material.

ou agora ha criados para os outros.........

Se é o fiel depositário pode (e neste caso deve) remover os bens, devendo dar conhecimento da nova localização dos mesmos ao Tribunal onde corre o processo.

Mas o senhorio que não lhes mexa, sob pena de mais tarde ser responsabilizado por ter mexido numa coisa que não estava à sua guarda.

Last edited:
Precisamente, mas como é que se faz se o inquilino não quer tirar? Fica a ocupar espaço que não é dele, e o senhorio fica com a loja 'presa'.

Não me parece correcto. Tem que existir uma maneira legal de poder tirar de lá as coisas.

E se entretanto assaltam a loja e o material desaparece? Quem é o responsável?

Last edited:
Precisamente, mas como é que se faz se o inquilino não quer tirar? Fica a ocupar espaço que não é dele, e o senhorio fica com a loja 'presa'.

Não me parece correcto. Tem que existir uma maneira legal de poder tirar de lá as coisas.

E se entretanto assaltam a loja e o material desaparece? Quem é o responsável?

O senhorio deve arranjar maneira de saber o nº de processo e o tribunal em que está o processo onde os bens foram penhorados. Depois faz um requerimento ao Juiz titular do processo a dar conta de toda a situação, esperando depois ser notificado pelo Tribunal.

Se a loja fôr assaltada, os responsáveis são os ladrões. [:D] :sh) [;)]

Pois o nº de processo já o sabe.

E achas que esse requerimento é coisa para levar muito tempo a ser respondido?

Pois se a loja fosse assaltada o problema desaparecia para o senhorio

Obrigado

Pois o nº de processo já o sabe.

E achas que esse requerimento é coisa para levar muito tempo a ser respondido?

Pois se a loja fosse assaltada o problema desaparecia para o senhorio

Obrigado

Isso não te sei responder, depende do serviço de cada tribunal. Sabes qual é o tribunal?

Vila franca de Xira

Pois, não te sei mesmo dizer, não conheço bem esse tribunal (depende do volume de serviço do mesmo). De qualquer maneira, nada melhor do que fazer o tal requerimento, esperar uns dias e ligar para lá (ou ir lá pessoalmente, se não fôr longe) a saber do andamento da coisa.

Em principio, o procedimento é: entra o requerimento, processo vai ao Juiz, que vai mandar notificar a parte credora do processo para se pronunciar sobre o mesmo, nomeadamente para indicar se pretende indicar novo fiel depositário dos bens; aguarda dez dias; processo vai de novo ao Juiz para decidir.

Conclusão:

O dono da loka tem a loja ocupada e não pode fazer nada?!? que raio de país é este? Não se pode fazer nada por ocupação de propriedade privada? Algo que obrigue o fiel depositário a retirar os bens de propriedade que não é dele?

Estou a ver que mais vale deixar as portas abertas para os gatunos levarem o que quiserem....

Em situações destas vale a pena consultar o advogado.

Porque o fiel depositário é, e apenas o que tutela os bens.

O resto do mundo não tem nada que ver com isso.

Neste caso, deve ser o fiel depositário a dar corda aos sapatos e tratar do assunto, seja com o Tribunal ou com outra entidade competente para fazer a penhora.

Exacto, mas e se o fiel depositário não retira os bens? Como se pode obrigar o mesmo a retirá-los de uma propriedade que não lhe pertence?

Será que a GNR pode obrigá-lo a retirar os bens?

boa tarde,precisava de me informar sobre a divisao de uma habitaçao,mas nao tenho condiçoes economicas para consultar um advogado,alguem me pode ajudar com urgencia.
obrigado

Consulta um advogado.

Carla Mv, se não tem condições o Estado nomeia-lhe um advogado oficioso... Informe-se

Back