Preciso de ajuda! Estão a tentar burlar...

De facto o Carlos.L tem razão.

O gajo da oficina considera-se teu credor por isso:

"Direito de retenção

Artigo 754.º
(Quando existe)

O devedor que disponha de um crédito contra o seu credor goza do direito de retenção se, estando obrigado a entregar certa coisa, o seu crédito resultar de despesas feitas por causa dela ou de danos por ela causados."

Há duas maneiras possiveis. Ou colocas queixa crime por burla (opção duvidosa do ponto de vista da legalidade pq não me parece verificado o tipo legal de crime) com o objectivo de pressionar o homem.

A outra via é uma acção civil em q pedes a condenação do gajo em restituir o q é teu tendo em conta q (do teu ponto de vista) já pagaste o q tens a pagar e estás disposto a dar os 200€ q faltam.

Na prática vais ter caminho dificil. 1º tens q provar q ele te deu orçamento. 2º Sendo o outro uma pessoa do ramo ele se calhar vai fazer prova de q as reparações q ele fez se do valor q ele quer e aí vais ter uma dificuldade adicional.

Qto a facto de ser oficina de garagem: O máximo q podes fazer é ameaçã-lo com a ASAE ou qq coisa do género.

Boa sorte!

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Isto não é assim tão simples.

Geralmente as oficinas têm o direito à retenção do bem até que este seja devidamente regularizado.

Ou seja, tens que pagar 5,000€ por um trabalho e só depois de o pagares é que podes levantar o carro.

Podes consultar os advogados que quiseres, mas se esta é a prática comum (e eu conheço bem este sector...) é porque tem algum fundamento jurídico.

Agora, não está em causa pagares ou não o valor acordado. Tens que arranjar um modo de provar que houve abuso de confiança da parte do bate-chapas e intentar uma acção cívil.

É pena não haver papéis ou testemunhos destes acordos, e se não resolveres isso a bem, vais ter chatisses até dizer chega.
Temos que ter em conta que é uma empresa que não está legalizada e que se o pagamento foi feito por cheque, é um comprovativo que houve um serviço feito, assim o chapeiro não tem como fugir de que pratica/ou uma actividade ilicita.
Continuo a achar que não possa reter o carro, falo sem conhecimento.

passas o cheque no valor que ele pede. Entregas-lhe na sexta final da tarde. levantas o carro de imediato. vais ao teu banco on-line ou na segunda seguinte reportar extravio do cheque...e depois telefonas-lhe a dizer o que fizeste e a passas novo cheque com a quantia devida!

Obrigada por todos os comentários....

Já tomei uma decisão, já liguei à policia a pedir informações, vou ter com o chapeiro e vou ver se ele quer o valor acordado, caso ele discorde, vou chamar o 112, estes vão tomar conta da ocorrencia e o mais certo é ele ter de devolver o carro, e corre o risco de ser multado na hora, pois não tem livro de reclamações, em seguida o processo vai para tribunal com as devidas declarações da policia, mas o bate chapas tem de devolver o carro (segundo a policia)....

Triste historia, até o meu sangue ferve já tive um pequeno problema com um bate-chapas que demorou 6 meses para tapar alguns buracos, assim que vi a garagem cheias de carros antigos que os donos desesperavam para os ter, (não pagavam dizia ele) resolvi todas as semanas aparecer e tornar-me o chato nº1, lá consegui mas deu-me cabo do alarme, automático dos vidros peças interiores da porta e ainda por cima ao pintar algumas peças não protegeu outras e ficou uma espécie de névoa, já andava nervoso e quase doente, [:o)] enfim espero que consigas resolver o teu caso a bem senão... é cabeçada na parede [8] se possivel a do bate-capas [8)] (estou a brincar mas ás vezes resulta um murro na mesa) boa sorte

citação:Originalmente colocada por gianni

De facto o Carlos.L tem razão.

O gajo da oficina considera-se teu credor por isso:

"Direito de retenção

Artigo 754.º
(Quando existe)

O devedor que disponha de um crédito contra o seu credor goza do direito de retenção se, estando obrigado a entregar certa coisa, o seu crédito resultar de despesas feitas por causa dela ou de danos por ela causados."

E então? Onde é que o chapeiro tem documentos que provam que ele tem uma dívida? A questão é essa. Até podes ir à polícia e dizer que te roubaram o carro e sabes onde é que ele está, sem contar o resto da história, e era a tua palavra contra a dele...

citação:Originalmente colocada por Capri 1973

o mais certo é ele ter de devolver o carro, e corre o risco de ser multado na hora, pois não tem livro de reclamações, em seguida o processo vai para tribunal com as devidas declarações da policia, mas o bate chapas tem de devolver o carro (segundo a policia)....

Ora, ora. Afinal sempre tinha alguma razão...

Não há documentos assinados, não há uma guia de oficina, não há livro de reclamações, se calhar nem registado como empresa comercial está, é a apalavra de um contra o outro não há prova de nada, e para todos os efeitos aquilo não é uma oficina ,logo chama a policia e faz a queixa por ROUBO!!!

Quem vai ter serios problemas é o tal de chico esperto!

Não te preocupes, faz isso á confiança, ele nao tem direito de retenção nenhum uma vez que não consegue demostrar a divida!!!

citação:Originalmente colocada por Avant

Essa do não te deixar tirar de lá o carro é que é boa... o carro é teu, ninguém to pode reter, a não ser a polícia. Até me admira o teu advogado não te ter sugerido isso.

Até parece que a Audi te deixa levantar o carro da oficina sem pagares a revisão/trabalhos que foram efectuados.:D;)

citação:Originalmente colocada por MrAnderson

Se ele está a trabalhar ilegalmente, ainda por cima numa casa particular, a queixa por roubo, como sugerido pelo Avant parece uma boa ideia para recuperares o carro.

Mas ai o Capri 1973 podia vir a ser condenado como litigante de má fé (os guros do direito - leia-se pcnunes7 e RTC que me corrijam se estiver enganado:D) pois o carro não foi roubado.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Isto não é assim tão simples.

Geralmente as oficinas têm o direito à retenção do bem até que este seja devidamente regularizado.

Ou seja, tens que pagar 5,000€ por um trabalho e só depois de o pagares é que podes levantar o carro.

Podes consultar os advogados que quiseres, mas se esta é a prática comum (e eu conheço bem este sector...) é porque tem algum fundamento jurídico.

Agora, não está em causa pagares ou não o valor acordado. Tens que arranjar um modo de provar que houve abuso de confiança da parte do bate-chapas e intentar uma acção cívil.

É pena não haver papéis ou testemunhos destes acordos, e se não resolveres isso a bem, vais ter chatisses até dizer chega.

Exactamente.

claro que ele pode reter o carro...é o chamado Direito de Retenção (salvo erro, art. 754º do Código Civil).

Ele pode fazê-lo, pois para todos os efeitos (salvo se tu provares o contrário) ele cumpriu a parte dele (arranjar o carro) e tu não (pagar), logo, pode reter-te o carro até que tu cumpras a tua parte;)

É uma situação complicada esta aqui relatada.

Neste tipo de reparações/restauros, deve haver sempre um bom entendimento entre cliente/oficina para que não surjam situações destas. Fazer um restauro é como comprar um melão, só se sabe o que lá está dentro depois de abrir.

O tal chapeiro foi pouco prudente ao dar um orçamento para um trabalho destes. Normalmente, dá-se uma estimativa e o cliente é chamado sempre que surjem coisas novas a reparar e que podem encarecer o trabalho e este só avança com consentimento. Não sei se o trabalho de facto era tal que atingisse esse valor, se não era, temos uma tentativa de aproveitamento da parte do chapeiro.

Tu foste pouco prudente ao aceitar o orçamento e dar o trabalho a fazer ás cegas, tendo esta bela surpresa no final.

Enfim, é complicado. Quanto á resolução, acho que já foi tudo dito.

Boa Sorte.

citação:Originalmente colocada por pcnunes7

claro que ele pode reter o carro...é o chamado Direito de Retenção (salvo erro, art. 754º do Código Civil).

Ele pode fazê-lo, pois para todos os efeitos (salvo se tu provares o contrário) ele cumpriu a parte dele (arranjar o carro) e tu não (pagar), logo, pode reter-te o carro até que tu cumpras a tua parte;)

Chegou e disse. Mai nada.....

:D;)

citação:Originalmente colocada por Foliv

Não há documentos assinados, não há uma guia de oficina, não há livro de reclamações, se calhar nem registado como empresa comercial está, é a apalavra de um contra o outro não há prova de nada, e para todos os efeitos aquilo não é uma oficina ,logo chama a policia e faz a queixa por ROUBO!!!

Quem vai ter serios problemas é o tal de chico esperto!

Não te preocupes, faz isso á confiança, ele nao tem direito de retenção nenhum uma vez que não consegue demostrar a divida!!!

Se ele fizer queixa por roubo pode ver-se em trabalhos por isso... Ele tem é que dizer a verdade...

citação:Originalmente colocada por Vanquish

citação:Originalmente colocada por pcnunes7

Chegou e disse. Mai nada.....

:D;)
eu ouvi os teus apelos:D;)

Voltar
Superior