Preços de automóveis (descontos para deficientes?)

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_bento
  • Data de início Data de início
Mas espera ai, que estava aqui a ler melhor...

Tu se tens incapacidade superior a 60%, podes ser considerado Multideficiente Profundo

Quem pode ser considerado multideficiente profundo ?
Considera-se multideficiente profundo aquele que:
  • Seja portador de deficiência motora de carácter permanente, ao nível dos membros inferiores ou superiores, de grau igual ou superior a 60%.
  • Enferme, cumulativamente, de deficiência sensorial ou intelectual ou visual de carácter permanente de que resulte um grau de desvalorização superior a 90% e que, por tal facto, esteja comprovadamente impedido de conduzir veículos automóveis.
Nota: O multideficiente profundo que apresente deficiência motora de carácter permanente ao nível dos membros inferiores ou superiores, com um grau de incapacidade abaixo dos 60%, não está abrangido por este diploma, mesmo que possua um grau de desvalorização superior a 90%. Por exemplo: um indivíduo com uma deficiência motora de 55% e uma deficiência intelectual de 40%, a quem foi atribuído um grau de incapacidade de 95%, está excluído do âmbito da isenção.

Mt obrigado,mas n será esse o mu caso. Tenho uma doença neurológica grave e degenerativa, actualmente controlada, mas q deixou "mossas". Estou a ver se consigo "arranjar a chapa estragada" e só recentemente soube destes direitos (na verdade, quais?![:)])

Descontos na compra de um veículo devido a deficiência

Descontos na compra de um veículo devido a deficiência

Boa tarde. Alguém me sabe indicar se se pode beneficiar dos descontos respectivos na compra de um veículo se se tiver um familiar directo (filho) com deficiência motora atestada em 81%?

Última edição:
Sim, pode.

A partir dos 60% de grau de incapacidade motora, a nível dos membros inferiores ou superiores é possivel adquirir viaturas novas com isenção de impostos, caso o IA vá até 6.484,37. Paga a diferença com IVA no caso de pretender adquirir uma viatura com mais IA do que aquele referido.

Poderá existir um condutor habitual no caso do requerente não ter capacidade para conduzir ou nao possuir carta.
A viatura terá que ficar em nome do filho e não poderá ser vendida num prazo inferior a 5 anos.

pessoal, havia aqui ontem, penso eu, alguém que estava a perguntar sobre descontos para ele tendo 1 filho com 81% de deficiencia. deem uma ajuda também.

Reduções para deficientes

Reduções para deficientes

Venho solicitar um esclarecimento que para mim é muito importante.

Foi-me atribuído um grau de incapacidade de 60%. Não tenho feito uso dos respectivos benefícios fiscais para a compra de um carro novo,pois a minha mulher não o poderia conduzir.
Uma vez que a que em Julho de a fiscalidade automóvel vai ser bastante alterada, gostaria de saber, a nível de cônjuge e terceiros, se lhes seria permitido guiar um carro comprado por mim. Há uns meses a esta parte, ando a adiar a compra de carro, tentando saber o q se vai passar...
Finalmente, no seu nº de Junho, da AutoMagazine respondem-me o seguinte, baseados na proposta de lei apresentada:a) A isenção não poderá ultrapassar os 6500€.b) Será válida p carros novos c CO2 até aos 160g/km, exepcionalmente podendo atingir os 180 g/km.c) Os 60% de incapacadade devem estar de apoio c o estipulado legalmente.d) Aponta-se p que o cônjuge possa conduzir o carro, desde q vivam em economia comum. O mesmo se passa em relação a 1 terceiro, designado pelo deficiente e autorizado pela Direcção Geral das Alfandegas, se o deficiente estiver no carro.C) A Legislação será seguramente mais realista, permitindo q mulher e filhos possam conduzir sem restrições o veículo adquirido com recurso à isenção fiscal.
Agora eu pergunto: onde está esta informação? Quando entrará em vigor? E será mesmo assim? É q tenho mesmo q comprar carro e gostaria de ter mais certezas.

Obrigado por ajudarem.

Última edição:
Offtopic:

Desculpem nao mas pude deixar de dizer por isso muitas pessoas tem bons carros, tem desconto são pessoas com deficiençia mental.

Isto sem quer ofender alguem com verdadeira deficiençia.

Abraços

Offtopic:

Desculpem nao mas pude deixar de dizer por isso muitas pessoas tem bons carros, tem desconto são pessoas com deficiençia mental.

Isto sem quer ofender alguem com verdadeira deficiençia.

Abraços

Se me fosse a ofender, ofendia-me c os olhares na rua, por exemplo. Comentários destes?... Já dei p esse peditório.

Eu sou um dos que concorda com os benefícios fiscais para pessoas portadoras de deficiência física. Acho no entanto que deveria de haver uma restrição aos modelos escolhidos. Isto para evitar o que vi uma vez, de alguém, à procura de um CC utilizando o filho portador de uma deficiencia de 90 e tal % para obter o desconto. Ora, para mim, isso não é nenhum carro de apoio ou de necessidade para alguem portador de deficiência.
De resto, penso que as restrições a nível de distâncias em que um 3º poderia conduzir a viatura vao ser retiradas ou alargadas, mas ainda não tenho nada a confirmar essa informação.

há coisas fantásticas, não há?!

há coisas fantásticas, não há?!

Pois a propsta de lei do governo, no que concerne a benefícios fiscais na aquisição de veículos por parte de deficientes, limita esse beneficio a carros com emissões de até 160g de CO2! Hora ficam alguns carros 1.4 fora desse lote, mas é possivel um 2.0 diesel!! Agora eu pergunto, para além de um deficiente se ver limitado a alguns carros, ainda pode comprar um carros a diesel que polui mais, e não pode por exemplo comprar um golf ou megane 1.4??!!![8b]

O maior problema dessa proposta, quanto a mim, é a perca de regalias por parte dos dificientes no seu global.

Mas nada a que não estejamos já habituados, cada vez que há alterações aqui na tugolandia, é sempre para pior....

Cump.

O maior problema dessa proposta, quanto a mim, é a perca de regalias por parte dos dificientes no seu global.

Mas nada a que não estejamos já habituados, cada vez que há alterações aqui na tugolandia, é sempre para pior....

Cump.

Desde que sejam eles a andarem nos carros, acho mal.
Mas conheço muitos em que a família toda anda nos carros comprados pelo membro da família que é deficiente. E não são carros da gama média...

Compreende-se perfeitamente, é para evitar que algumas pessoas aproveitem essa vantagem para adquirir viaturas de gama superior e sem limite, seja para eles ou para familiares e amigos próximos, tendo-se optado por fazer a filtragem pela quantidade de emissões poluentes, que é também o indicador para outras situações no nosso país.

mas o que está aqui em discussão são as regalias na compra e não o uso que se lhe dá.

segundo sei só a pessoa pode guiar a viatura ou em caso de impossibilidade 2 familiares devidamente autorizados e no transporte da pessoa titular da viatura.

sinceramente não sei muito bem como isso é fiscalizado e se realmente é um pormenor a que se dá atenção quando uma viatura destas é mandada parar por uma qualquer patrulha.

onde se pode consultar as alterações que vão ser efectuadas? não encontro nada de muito concreto!

ps: se a alteração visa proibir ou limitar a aquisição de veiculos de gama alta concordo inteiramente!!!

Última edição:
Voltar
Superior