TURBO
Suspenso
![]()
![]()
À caça do voto jovem antes da superterça-feira
HELENA TECEDEIRO
![]()
Obama está cada vez mais perto de Hillary
Comício, avião, comício, avião. O dia--a-dia dos candidatos à Casa Branca tem-se resumido a pouco mais do que isso nos últimos dias antes da superterça-feira de amanhã. E antes de fazerem uma pausa para verem e deixarem ver o Superbowl, a final do campeonato de futebol americano, quatro deles - dois republicanos e dois democratas - participaram num fórum destinado aos jovens e transmitido em directo pelo canal de televisão MTV e na Internet.
Até agora, os jovens têm sido essenciais para as vitórias de Barack Obama. Talvez por isso, o senador do Ilinóis tenha decidido participar no fórum da MTV. Referindo-se à sua herança multicultural, este filho de um queniano e de uma branca do Kansas garantiu ser capaz de "ver através dos olhos das outras pessoas".
Os anos que passou na Indonésia, de onde era oriundo o seu padrasto, também o podem "ajudar a criar uma ponte entre o islão e o ocidente", garantiu Obama.
Com uma base de apoio constituída sobretudo por eleitores de meia idade, Hillary Clinton também não quis faltar à chamada. A uma pergunta colocada pelos apresentadores em Times Square, a senadora de Nova Iorque respondeu que uma nomeação, quer seja sua ou de Obama, seria "um feito histórico".
Dada como favorita em praticamente a totalidade das duas dezenas de estados que vão a votos amanhã, a ex-primeira dama tem vindo a perder terreno para Obama. Um estudo do Washington Post dá 47% das intenções de voto dos democratas a Hillary, contra 43% para Obama. Uma diferença curta, que se situa na margem de erro da sondagem.
Na Califórnia, por exemplo, a senadora de Nova Iorque passou de 20 pontos de vantagem há duas semanas para apenas cinco. Com os seus 370 delegados democratas e 170 republicanos, o estado governado por Arnold Schwarzenegger é visto como o primeiro prémio de amanhã.
Para vencer a nomeação democrata são necessários 2025 dos 4049 presentes na convenção nacional de Agosto. Na superterça-feira estarão em jogo 2084. Do lado republicano, são necessário 1191 dos 2380 delegados para vencer a convenção de Setembro.
Amanhã estarão em jogo 1081. Teoricamente, tudo pode ficar decidido. Mas se do lado republicano, John McCain é dado como claro favorito, do lado democrata, Hillary e Obama poderão deixar a decisão para o Ohio e Texas, a 4 de Março.
McCain e Mitt Romney, os favoritos republicanos recusaram o convite da MTV para participar no fórum dedicado aos jovens. O partido do elefante foi representado por Mike Huckabee e Ron Paul. O sistema republicano atribui a totalidade dos delegados ao vencedor, o que pode tornar a superterça-feira no dia da consagração para McCain, apesar dos esforços de Romney.
Em http://dn.sapo.pt/2008/02/04/internacional/a_caca_voto_jovem_antes_supertercafe.html
