Presidenciais Americanas - Obama eleito

Presidenciais Americanas - Obama eleito

• Barack Obama

Votos: 167 89,3%
  • John McCain

Votos: 13 7,0%
  • Ralph Nader

Votos: 7 3,7%

• Total de eleitores
    187
  • Sondagem encerrada .
Uma vantagem do Obama é a imagem que ele tem no resto do mundo; caso ele venha a ser eleito acho que o anti-americanismo irá baixar de tom.

Momentâneo.

Vai ser um ciclo similar ao do Clinton.

Porque a perspectiva da Europa (que pensa que possui a perspectiva do Mundo [:D] mas isso é outra conversa [:cool:]...) é sempre a mesma e constituída na base nos preconceitos/ideias pré-concebidas de sempre:

Em relação aos republicanos:

1. Qualquer republicano é um grande diabo independentemente da concretização prática. A diabolização é feita logo na campanha, perdura ao longo dos primeiros anos de forma mais comedida, aumentado exponencialmente nos últimos anos.

Depois leva grandes melões tipo Reagan.

2. Funciona naquela base de atribuição de tudo o que há de mau na política externa americana às suas admnistrações, nomeadamente, críticas ao belicismo.

Depois leva grandes melões tipo guerra do Vietname e outras.

Em relação aos democratas:

1. São melhor intencionados (os outros não, são maus, a dialéctica do primarismo). Como tal gera-se uma grande euforia por qualquer candidato que tenha boa presença, boa figura e boa retórica, independentemente se tem ar dentro da cabeça ou se produz uma ideia ou prática original e correcta. É a loucura total: "a América vai mudar para melhor". Durante os primeiros anos o anti-americanismo moderado hiberna.

Depois leva sempre melões.

2. Após uns tempos, o anti-americanismo moderado regressa e vem o choradinho da "desilusão".

E isto é recorrente [:)]

Aqui esta tudo a torcer pelo o Obama, até parece que as elecões são em Portugal

Mas parece-me que vão ter uma desiluzão, pois os valores e a visão que os americanos tem da politica, não é igual ao dos europeus.

A mim tanto faz que ganhe um ou outro, como não sou americano..........

Ontem tb vi o debate com interesse e fiquei com uma melhor ideia do McCain. Claramente em termos de economia e até de politica interna está menor preparado que o Obama, no entanto parece que não anda ali à toa. Não se espalhou na primeira parte do debate. Parece-me que o problema da America nestes anos foi o mesmo de Portugal (a uma escala completamente diferente) nos anos de Guterres... Despesismo, gastos com a administração publica sem no entanto se traduzir numa melhoria dos serviços. Pareceu-me que McCain quer uma politica de corte de custos.. No entanto, considerando quem o apoia, não me parece que o consiga fazer...

Na segunda parte McCain teve o seu melhor momento e o Obama pareceu-me vacilar e apresentar o "speech" que lhe tinham preparado.. As respostas pareciam decoradas e pareceu-me que o seu discurso menos fluente.. Nunca o tinha ouvido a discursar pelo que pode ser a sua maneira de falar... O Obama teve muitos momentos no seu discurso em que comecava frase dizendo que "McCain tinha razão qdo dizia..."

Numa maneira geral, preferia que o Obama ganhasse, e com certeza que o resto do mundo tb.. No entanto se o McCain ganhar não me parece que fiquem mal servidos.. Pena a Palin....

Ontem também segui o debate com relativa atenção...

O McCain mostrou que pode ser um Presidente tão bom ou melhor que o Obama.

Em relação ao Obama, tenho a dizer que tenho sentimentos contraditórios. Por um lado acho-o um movimentador de massas, daqueles que têm lugar na História pelo dom da palavra, da motivação e da capacidade de gerar respostas na sociedade. Por outro lado, acho-o demagogo, populista e um bocado teatral.

E como isto é para escolher o futuro Presidente dos EUA e não para escolher a sucessor da Princesa Diana, eu votaria McCain.

Cumprimentos

O comportamento do McCain nestes últimos dias da crise é sintomático. Não precisa de debates para exibir a sua natureza.

Obama tem um défice politiqueiro. Falta-lhe um discurso curto e incisivo.
Se McCain é capaz de dizer que 'já ganhámos a guerra no Iraque', Obama não pode dizer o contrário, pois os progressos no terreno começam a manifestar-se. Claro que o que McCain está a afirmar é uma grande falta de senso comum, mas para a opinião pública o não ficar enterrado por lá, já é uma grande vitória.

Temos que pensar como cidadãos dos USA para conseguir sentir o desenvolvimento das situações.

Além do mais, massacrar o McCain não traz mais votos.

Neste momento, od Democratas já têm por lá o legado do Bush, a Crise e a Palin.

Não se pode exigir melhor. [;)]

Esses trailers não representam a totalidade do debate, que por acaso vi na integra..

Qdo dizem que correu bem para os lados da Palin por nao ter cometido nenhuma gaffe revela o que era esperado da senhora...

Palin foi nitidamente um erro de casting.

McCain como já referido aqui é um candidato fora do sistema e por isso atrai muitas simpatias do lado dos indecisos/descontentes.

Na maioria das vezes, partilha um discurso disruptivo como o Obama e chega a chatear os Republicanos.

toon.jpg

Caso McCain vença as eleições, esperemos que tenha uma excelente saúde durante 4 anos, de forma a esta senhora nunca chegar a presidente dos EUA

A escolha da Palin, para mim tem a ver com uma provável tentativa de ir buscar as eleitoras que se sentiam identificadas com a senadora Clinton.

Quiçá, esperavam que as eleitoras raciocinassem da seguinte forma:

- Clinton = mulher; Mulher = Palin;

- "Mim" votar na Palin...

O que me surpreendeu no final do debate, foram as afirmações que a Palin como não se espalhou, lhe tinha corrido bem.

Incrível.

Como se o melhor desempenho do senador Biden fosse em vão, e o que contasse era não errar..

Voltar
Superior