Presidenciais Americanas - Obama eleito

Presidenciais Americanas - Obama eleito

• Barack Obama

Votos: 167 89,3%
  • John McCain

Votos: 13 7,0%
  • Ralph Nader

Votos: 7 3,7%

• Total de eleitores
    187
  • Sondagem encerrada .
Uma das características interessantes do sistema eleitoral dos USA é a votação ser Estado a Estado (onde o partido vencedor fica com tudo) e cada um deles elege o nº de votos eleitorais para o colégio eleitoral nacional.

Neste momento, para Obama assegurar a vitória, precisa apenas de 6 votos eleitorais dos 270 necessários para ganhar, segundo as projecções da CNN.

Acompanhem aqui essa disputa:

http://edition.cnn.com/ELECTION/2008/calculator

Depois do ultimo debate, parece-me que o Obama solidificou a sua vantagem. Continuo a nao gostar da maneira como discursa, pois parece-me pouco fluido e mais decorado, mas esteve melhor em politica externa e voltou a demonstrar melhor preparação em termos de economia.

O senador McCain, desta vez pareceu-me com um discurso repetitivo e achei um piadao à tentativa de se afastar das politicas do Bush. Tentou irritar o Obama, mas o tiro saiu-lhe ao lado.. Está nitidamente em queda... E com uma Palin a ajudar....

No entanto penso que na altura do voto o que fica na memoria das pessoas é a experiencia e a maior segurança que o eleitorado mais velho pretende ao votar em McCain.. Para mim o resultado desta eleição depende essencialmente do eleitorado mais jovem ir votar ou não...

...

No entanto penso que na altura do voto o que fica na memoria das pessoas é a experiencia e a maior segurança que o eleitorado mais velho pretende ao votar em McCain.. Para mim o resultado desta eleição depende essencialmente do eleitorado mais jovem ir votar ou não...
Curiosamente onde McCain perde mais apoio é na faixa etária dos +50 anos. [:cool:]
(É injusto eu sei, mas são as pessoas que dão muito valor a ser-se mais novo)

Obama chegou até aqui porque prometeu mudança e as pessoas estão fartas até ao tutano do mesmo sistema. Curioso que Obama tem o apoio da das elites culturais e tecnológicas do País, que entendem que podem participar nos destinos da nação.

Curioso, é o próprio McCain ter adoptado o mesmo estilo (patente num dos cartoons aí em cima), mas o próprio sistema não o permite descolar da realidade que o criou e amparou durante toda a sua vida política.

E realmente, com a sra. Palin ao lado, é só a descer.
(li em qq lado que o estado-maior do GOP se reuniu de emergência antes do debate entre VP para substituir a sra. Palin. Não sei se tal é possível e que motivos poderosos teriam que ser invocados, mas a que ponto as coisas chegaram...)

Curiosamente onde McCain perde mais apoio é na faixa etária dos +50 anos. [:cool:]

Obama chegou até aqui porque prometeu mudança e as pessoas estão fartas até ao tutano do mesmo sistema. Curioso que Obama tem o apoio da das elites culturais e tecnológicas do País, que entendem que podem participar nos destinos da nação.

Curioso, é o próprio McCain ter adoptado o mesmo estilo (patente num dos cartoons aí em cima), mas o próprio sistema não o permite descolar da realidade que o criou e amparou durante toda a sua vida política.

(li em qq lado que o estado-maior do GOP se reuniu de emergência antes do debate entre VP para substituir a sra. Palin. Não sei se tal é possível e que motivos poderosos teriam que ser invocados, mas a que ponto as coisas chegaram...)

Eu considero os momentos de campanha uma coisa, e o momento de voto outra.. Presumo que essa perda de votos do eleitorado se prenda com os que já possuem algumas economias provavelmente aplicadas em acções e nestes ultimos tempos viram-se a perder mtos USD.. Alguem tem de ter a culpa (culpam o Bush) e por afinidade o McCain.. Por isso a tentativa de descolagem do Bush..

No entanto a maioria destes eleitores sao pro-McCain.. E perder 150 em 300 é melhor que ganhar 50 em 75 (em valores absolutos).... [;)]

Última edição:

Prometem todos mudança. Prometeu o Bush o Bill .......
É sempre a mesma conversa.
É ver imagens de campanhas anteriores e ouvi los falar sempre do mesmos assuntos. Mudança, mudar Washington, combater os lobbies blá blá blá.

Só espero que ganhe o Obama e que seja tudo aquilo que se espera que seja.
Por outro lado penso que há 8 anos podiam ter elegido o Gore e preferiram o Bush. Depois o Kerry....e ficaram com o o Bush.
Agora o Mccain/Pallin ou o Obama!!! Pq será que fico apreensivo???
Aquela gente assusta!!

Prometem todos mudança. Prometeu o Bush o Bill .......
É sempre a mesma conversa.
Obama não tem a mesma conversa. Vai daí, a ascensão meteórica de um profundo desconhecido.

Há uma coisa que é perfeitamente sintomática da mudança. O modo como tem obtido financiamento para a sua campanha.

Obama não tem a mesma conversa. Vai daí, a ascensão meteórica de um profundo desconhecido.

Há uma coisa que é perfeitamente sintomática da mudança. O modo como tem obtido financiamento para a sua campanha.

Talvez.
Mas se os últimos 8 anos não tivessem sido tao mauzinhos...no way!

Falta saber é se as pessoas vão votar em quem dizem que vão votar qd respondem às sondagens.
Pq...when push comes to shove...ele é preto.

Falta saber é se as pessoas vão votar em quem dizem que vão votar qd respondem às sondagens.
Pq...when push comes to shove...ele é preto.

No momento do voto é que vamos ver se realmente ultrapassaram a barreira racial.
Sondagem é uma coisa voto é outra, já aconteceu na california.

"The so-called "Bradley effect" was first noticed by survey researchers in 1982 when black Los Angeles Mayor Tom Bradley had a solid lead in the pre-election gubernatorial polls, but lost a close election in California to his Republican opponent. Results from that and other races involving black candidates indicated that, for whatever reason, pre-election polling tended to overstate support for black candidates compared with their actual vote percentages."

Sarah Palin culpada por abuso de poder

A candidata republicana à vice-presidência foi considerada culpada no exercício das funções de Governadora do Alasca.

Link

Um duro golpe na campanha..

Voltar
Superior