Pressão dos pneus

rmt

New member
À pouco tempo comprei um jipe e aderi ao AHO ... apesar de seguir os vossos cometários aqui no forum, ainda não tive oportunidade (disponibilidade) de arranjar umas fotos para para me apresentar.

Bem, mas a questão é a pressão que devo colocar nos pneus (235/70-R16). Na porta do terrano II, inidica 1.8 Bars ... mas isso parece-me pouco ... ou aquilo será o aconselhado, mais, para fora de estrada, tipo areia e afins?!

Circulando, eu, maioritáriamente em estrada, o que vos parece?

Talvez, seria interessante escreverem:
* a pressão;
* em que terreno, e
* a medida do pneu.

Agradecido,

Rui

PS: pois é .... mais um terrano!

Ora.. pela medida dos pneus digo que é um Terrano da 3ª geração..

A pressão recomendada será a apara circular no dia a dia e quando tive o meu T II tambem usava em TT e nunca tive problemas..

quando troquei para os BF AT então tive uma notoria melhoria de desempenho do jipe.. mas sempre usei essas pressões sem problemas.

citação:Originalmente colocada por TerranoII

Podes por até 2.2 bares, se vires que está saltitão baixas prós 2 bares

Portanto, é comum circular, pelo menos em estrada, com uns bars a mais para além do que o fabricante recomenda ?!

Para circular em estrada podes começar pela pressão recomendada pelo fabricante (se estivermos a falar de pneus de estrada ou mistos). Pessoalmente, gosto de usar pressões ligeiramente mais elevadas (0,1 a 0,2 bar).

Se forem pneus MT, convém serem pressões mais elevadas em estrada que as recomendadas pelo fabricante. Razão: com o pneu mais duro reduz-se o desgaste dos tacos.

Em areia e lama convém baixar para 1 a 1,5 bar. Cuidado com a direcção, nada de movimentos bruscos ou corre-se o risco de "desjantar".

Em terreno pedregoso e agressivo com os pneus, aumenta-se a pressão de forma a melhorar a resistência a furos da parede lateral.

Resumindo, e com MT, em psi, eu uso o seguinte:

Fabricante: 32 psi
Estrada: 36 psi
Fora de estrada: 28-30psi
Areia e lama: 18-25 psi (há quem consiga andar com 12 psi mas é preciso muita calma...)
Pedra: 40-42 psi

Eu coloquei os Pirelli SCORPION S/T que são essencialmente de estrada... eram os que tinha anteriormente. Por isso, acho q tb vou subir um pouco a pressão, para andar em estrada.
(ainda ontem me arrependi de n ter comprado uns MT, tava a ver que tinha de ficar a guardar o jipe toda a noite, a olhar para o mar [:o)] ) .

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Para circular em estrada podes começar pela pressão recomendada pelo fabricante (se estivermos a falar de pneus de estrada ou mistos). Pessoalmente, gosto de usar pressões ligeiramente mais elevadas (0,1 a 0,2 bar).

Se forem pneus MT, convém serem pressões mais elevadas em estrada que as recomendadas pelo fabricante. Razão: com o pneu mais duro reduz-se o desgaste dos tacos.

Em areia e lama convém baixar para 1 a 1,5 bar. Cuidado com a direcção, nada de movimentos bruscos ou corre-se o risco de "desjantar".

Em terreno pedregoso e agressivo com os pneus, aumenta-se a pressão de forma a melhorar a resistência a furos da parede lateral.

Areia e lama: 18-25 psi (há quem consiga andar com 12 psi mas é preciso muita calma...)

citação:Originalmente colocada por rmt

... tava a ver que tinha de ficar a guardar o jipe toda a noite, a olhar para o mar [:o)] ) .

Desde que fosse bem acompanhado... :D:D:D

Podias ter colocado os Scorpion AT, por exemplo, eu fiz essa transição num jipito jeitoso há uns anos e resultou lindamente: não perdi nada em alcatrão e ganhei fora de estrada, até em lama. ;)

Eu coloquei os Pirelli SCORPION S/T que são essencialmente de estrada... eram os que tinha anteriormente. Por isso, acho q tb vou subir um pouco a pressão, para andar em estrada.
(ainda ontem me arrependi de n ter comprado uns MT, tava a ver que tinha de ficar a guardar o jipe toda a noite, a olhar para o mar [:o)] ) .

Os MT são mais recomendados para um uso mais em TT do que estrada. OS AT servem perfeitamente na maioria das situações, agora uns de estrada M+S opinião nem são bons em estrada nem em TT. Também mudei os meus M+s por uns AT e a seguir vêm os MT.

citação:Originalmente colocada por MGomes

... tava a ver que tinha de ficar a guardar o jipe toda a noite, a olhar para o mar [:o)] ) .

Desde que fosse bem acompanhado... :D:D:D

... a "Maria" começou logo a «stressar» ... "Para a próxima vens só tu ...", e "... vamos para casa, já!" ... etc. e tal ...

Pois ... Mas ideia era não serem desconfortáveis (ruído) em viagens longas, em AE ... e nunca pensei que seria tão fácil, ou me fosse meter em grandes "sarilhos" ... hesitações de principiante ;)

Aliás, cheguei a pensar em colocar os "Bridgestone DUELER A/T 694" http://www.tirerack.com/tires/tires.jsp?tireMake=Bridgestone&tireModel=Dueler+A/T+Revo mas o receio de serem ruídosos em estrada levou-me a colocar os que o jipe trazia de origem ... e prontos!

Podias ter colocado os Scorpion AT, por exemplo, eu fiz essa transição num jipito jeitoso há uns anos e resultou lindamente: não perdi nada em alcatrão e ganhei fora de estrada, até em lama. ;)

Pois ... Mas ideia era não serem desconfortáveis (ruído) em viagens longas, em AE ... e nunca pensei que seria tão fácil, ou me fosse meter em grandes "sarilhos" ... hesitações de principiante ;)

Aliás, cheguei a pensar em colocar os "Bridgestone DUELER A/T 694" http://www.tirerack.com/tires/tires.jsp?tireMake=Bridgestone&tireModel=Dueler+A/T+Revo mas o receio de serem ruídosos em estrada levou-me a colocar os que o jipe trazia de origem ... e prontos!

Uns AT na minha opiniãsão melhores em tudo em relação a uns M+S, mesmo em ruído, tinha no silver os Bridgstone HT 689 de série e aquilo fazia um cagaçal em curvas que ficava tudo a olhar, em estrada o ruido de uns e outros não é perceptivel se quer.

Back