Prestar declaraçoes a PSP

spuds

New member
Recebi a uns dias uma carta da PSP a pedir para eu me apresentar na esquadra bla bla do dia bla bla pa prestar declaraçoes sobre um despiste que eu tive em que derrubei um candeeiro. Eu tenho carta a pouco tempo, e toda a gente me tem enchido a cabeça de bichos .... por isso aqui vai ... Podem-me retirar a carta em medida do meu despesite, nao cometi qualquer contra ordenaçao, nao ia em excesso de velocidade e a causa do despiste foi ter-me destraido com o radio durante um segundo e guinei um bocado o volante sem dar conta.

Pelo que me parece vais prestar declarações não por causa de uma contra-ordenação relacionada com o codigo da estrada, mas provavelmente por destruição de propriedade publica. Algo assim do genero, tambem não sei quais os termos apropriados.

Se não tinhas problemas de alcool ou de outro género, pode ser que não te aconteça nada. Agora não te livras de pagar/repor o que estragaste (ou o teu seguro).

E não te esqueças de não omitires os factos que se passaram.

;)

só para esclarecer quem vier ler, a pergunta é

"Podem-me retirar a carta em virtude do meu despiste?"

não sei em que tipo de contra-ordenação isso se insere....

Tens com certeza obrigação legal de te apresentares como responsável pelo derrube do candeeiro e pagares os danos que causaste. Se não o fizeste de livre vontade haverá com certeza algum ilícito disso embora não me pareça que se enquadre no código da estrada e logo que seja passível de ser punido com inibição de conduzir.

Não estou a ver grande forma de irem para inibição de conduzir ou algo assim, mas claramente vais ter de pagar os prejuízos e além disso responder por algum tipo de delito por não te teres apresentado voluntariamente.

Não me ter apresentado voluntariamente? ... acho que nesse aspecto tou totalmente ignorante visto que pensei que o seguro é que trataria disso, e na declaração de acidente declarei que tinham havido danos a propriedade publica neste caso o candeeiro, não me apresentei voluntariamente porque não fazia a minima ideia de que o tinha de fazer e nem os agentes presentes na altura do acidente me informaram de tal coisa.

desculpa, fiquei com a sensação que o acidente não tinha sido acompanhado pela polícia. sendo assim acho que não tens muito que te preocupar. é com certeza apenas uma questão burocrática, e se o teu seguro cobre os danos então menos mal.

Visto que agiste correctamente, penso que nao tens nada com que te preocupar e de certeza absoluta que a tua carta não está em risco pois infelizmente um dispiste já é suficientemente mau demais.

Voltar
Superior