Primeiro acidente

JoaoBen

New member
Bem, hoje calhou-me a mim, e sinceramente, andando nas estradas portuguesas, é uma questão de tempo até termos um acidente...

ele é os "aceleras" os "colas", não respeitar sinalização, rodoviaria e vertical, os que andam em contra mão, os que não usam os espelhos... etc

ia eu sossegado na minha via, e ia virar para a esquerda, num cruzamento onde tinha de ceder a passagem.

sinalizo a manobra, e travo, pois vinha um automovel da minha direita.... e oiço PUM!

Saio do carro, e olho para os estragos, farolim e parachoques traseiros ja eram, tendo o toque sido dado do lado direito (traseiro).

O outro homem da-se como culpado e preenchemos a declaração amigavel, no entanto a minha declaração amigavel fica mal preenchida na parte traseira, ou seja, ficou escrito como se ele fosse o segurado, quando deveria ter sido eu a escrever ( para perceberem a declaração dele e minha, na parte de trás são iguais).

Visto o erro, telefono para a OK teleseguro e pergunto se há problema, e eles dizem que não e que depois procediam a correcção e "reclamavam" junto da seguradora do outro condutor. disseram ainda que dentro de dois dias, (a contar a partir do momento que recebiam a declaração) entravam em contacto comigo a informar-me o que já tinha acontecido.

A minha pergunta é, há algum problema em ter a declaração assim ou não? o que poderei fazer para corrigir esse erro?

Obrigado!

Por via das dúvidas preenche a parte de trás de uma, com a versão do sinistro e envia para a tua companhia de seguros, com uma carta a explicar que por lapso o outro interveniente preencheu as traseiras do original e cópia da DAAA.

Entre o azar o importante é não haver feridos e infelizmente distracções acontecem a qualquer um.

Acho que isso não invalida que o sinistro fique ao abrigo da Convenção IDS e por isso, seja a propria seguradora a fazer peritagem e a atribuir responsabilidade...

o outro interveniente nao preencheu mal a sua declaração amigavel. preencheu foi tambem a minha, quando não o devia ter feito (a parte de tras).

Ou seja, se o outro condutor enviar a sua declaração amigavel, a dele esta bem, no entanto, ao enviar a minha, não está correcta.

fiz-me entender?

mas voçes preencheram bem a parte da frente?
se sim, em principio não há problema.
já agora, gostaria de seguir esta situação, visto que também sou cliente da mesma seguradora, e até agora foram impecaveis.

sendo assim, irei postar como vão correndo as coisas...

hoje enviei um email com o scan da parte frontal e traseira da declaração amigavel e a explicar porque a parte traseira estava mal preenchida, e enviei nesse mesmo email todos os dados para o bom preenchimento da parte traseira.

Como se não chegasse, a minha mãe(o seguro está em nome dela, usando eu o carro as vezes para ir para a universidade), ira lá amanha com a declaração amigavel e expor toda a situação para ver se tratam rapidamente do processo (não vejo razão para não avançar visto o outro ter-se dado como culpado).

o outro interveniente nao preencheu mal a sua declaração amigavel. preencheu foi tambem a minha, quando não o devia ter feito (a parte de tras).

Ou seja, se o outro condutor enviar a sua declaração amigavel, a dele esta bem, no entanto, ao enviar a minha, não está correcta.

fiz-me entender?

Parece-me que até ao momento, percebemos o que se passou...

A parte trás geralmente apenas consta a versão do condutor do sinistro e, seria conveniente a companhia tambem ficar com a tua versão...

ele escreveu e passo a citar:

Descia a rua o veículo A (ele), não tendo dado conta que o veículo B (eu) estava imobilizado, não tendo sido possivel evitar a colisão.

bem, mais opnioes precisam-se.

O que ele escreveu tem algo de errado? ou algo que possa fazer com que "fuja" das responsabilidades?

Alguém me poderá ajudar dizendo alguma oficina fiat de confiança, na zona de odivelas ou lisboa onde possa deixar o carro para reparar?

Já agora como se processa a peritagem? eles vem ver o carro, ou tenho de levar o carro até eles? e quando é que dão o "veredicto"?

Obrigado

eu penso que nao haja problema a parte traseira estar incorrecta. se fosse a da frente seria mais grave. alias, eles ate recomendam para que preenchamos a parte traseira em casa com mais calma. pelo menos o meu agente e companhia assim dizem.

e aproveitando o topico ha uma coisa que nunca entendi. sobre preencher no local de veiculo A ou B. ja ouvi dizer que normalmente o condutor culpado do acidente preenche a parte do veiculo A. e verdade ou nao?

e aproveitando o topico ha uma coisa que nunca entendi. sobre preencher no local de veiculo A ou B. ja ouvi dizer que normalmente o condutor culpado do acidente preenche a parte do veiculo A. e verdade ou nao?

É igual ao litro. O objectivo da DA é apurar as circunstâncias do acidente e não um dos condutores dar-se como culpado. [;)] Aliás, até acho que está lá escrito qualquer coisa sobre isso.

http://www.groupama.pt/rodape/faq/da.html

Voltar
Superior