Primeiro carro, este é bom?

Tomas12

New member
Olá a todos [kiss]

Com 20 aninhos, estou a pensar comprar o meu primeiro carro ;) Estou bastante inclinado para o Renault Clio Rip Curl, vi um na rua de 2009 que achei lindíssimo.
Como do mundo automóvel ainda percebo bastante pouco, precisava da vossa ajuda para me esclarecerem algumas dúvidas :)

1ª - Onde comprar o carro pela melhor qualidade x preço possível?

2ª - Na minha ignorante opinião, deveria comprar um carro pelo menos de 2009, visto que mais de 6 anos somado com os anos que o vou utilizar é demais e torna-se provável o carro vir a dar problemas, concordam?

3ª - Voltando para o Clio Rip Curl, diesel ou gasolina? O diesel pelo que vi é mais caro, compensa?

4ª - Qual é que acham ser o melhor preço que consigo arranjar para o Clio Rip Curl de 2009 diesel ou não, estando o carro em boas condições?!

5ª - O meu orçamento vai até os 7000€ no máximo, se conseguir gastar menos melhor, se o meu orçamento não for suficiente para o Clio Rip Curl, qual é que me aconselham dentro do género?

Daqui agradece-vos um estudante universitário, que quer comprar um carro bonito e agradável para passear com os amigos e conhecer umas miúdas [:D] gastando o mínimo possível claro, somos a geração à rasca, não se esqueçam! [:)]

Última edição:
Para te aconselharmos no combustível precisamos da informação essencial, quantos quilómetros achas que fazes/farás diariamente??

A versão Rip Curl é "apenas" um complemento no equipamento que o carro trazia, extras vá.

Para te aconselharmos no combustível precisamos da informação essencial, quantos quilómetros achas que fazes/farás diariamente??

A versão Rip Curl é "apenas" um complemento no equipamento que o carro trazia, extras vá.

Vou fazer poucos com toda a certeza, em média 20 km's por dia será muito ;) A versão Rip Curl é uma versão especial que a Renault lançou especialmente para jovens, com linhas mais descontraídas. Não me parece que seja um extra, é mesmo uma versão especial. Na minha opinião o carro está lindíssimo, por isso é que estava/estou interessado nele.

Antes que pensem que tenho pais ricos (para mim pais que oferecem um carro de até 7000€ a um filho de 20 anos, são sim ricos). O dinheiro vai me sair do coiro, os meus pais não me oferecem carro nenhum, quanto mais um de até 7000€ ;)

Vou fazer poucos com toda a certeza, em média 20 km's por dia será muito ;) A versão Rip Curl é uma versão especial que a Renault lançou especialmente para jovens, com linhas mais descontraídas. Não me parece que seja um extra, é mesmo uma versão especial. Na minha opinião o carro está lindíssimo, por isso é que estava/estou interessado nele.
Repito, é um complemento de equipamento numa versão, metem os simbolos, umas cores nos estofos e mais algumas coisas, uma versão especial é um RS, Gordini RS, Williams...

Para 20km o melhor é gasolina, um diesel para funcionar em pleno tem de aquecer primeiro, mas o diesel demora mais a aquecer, logo não irá andar a funcionar á temperatura ideal, o que aumenta nos consumos entre outras coisas.
Aconselho a procurar um 1.2Tce de 100cv, o motor é agradável e cumpre bastante bem.

Antes que pensem que tenho pais ricos (para mim pais que oferecem um carro de até 7000€ a um filho de 20 anos, são sim ricos). O dinheiro vai me sair do coiro, os meus pais não me oferecem carro nenhum, quanto mais um de até 7000€ ;)

eu não gostava mais desses pais, no extremo arranjava uma casa para mim e nem lhes passava mais bola. [:D]

quanto ao rip curl, há 2 versões, a I de 2007 e a II de 2008, já não tão espampanante. ora bem, vamos lá à rip curl II, até porque falaste em 2009:

- a versão rip curl 2 tem por base o pack dynamique com algumas adições e outras subtrações. desaparecem os airbags de cortina e o painel de instrumentos "slushée" (não sei a tradução, alguém que ajude);
- interiores não tão berrantes, substituídos pela cor cinza alumínio ou claro;
- logos exteriores mais discretos;
- o motor 1.4 e 1.6 deixam de existir, passando a haver o novo 1.2 tce;
- o vermelho nevoeiro é substituído pelo vermelho brilhante e vermelho dyna;
- o conta-kms sofreu uma ligeira modificação;

equipamentos exteriores:
- disponível em 3 e 5 portas;
- cores disponíveis: azul cinza/azul iceberg/cinzento eclipse/cinzento platina/preto pérola/vermelho brilhante/vermelho dyna/azul "roy";
- jantes "Taranis" de 15';
- vidros escurecidos atrás;
- máscaras dos faróis em preto e faróis de curva direcionais;
- logotipos em baixo nas portas traseiras e nas saias;
- logo na parte superior;
- puxadores das portas cromados;
- luzes de nevoeiro;
- retrovisores elétricos na cor da carroçaria;

equipamento interior:
- estofos específicos com apoios laterais e encostos de cabeça em cinza claro;
- barras de alumínio no painel de instrumentos;
- consola central também em alumínio;
- logo RIP CURL acima do aro do painel;
- soleiras de porta específicas;
- tapetes de borracha à frente e atrás;
- tabuleiro compartimentado (penso que no meio);
- caixa ded ligação áudio no porta luvas;
- a tal supressão dos airbags de cortina;
- volante em couro;
- climatização manual;
- vidros elétricos à frente;
- airbags frontais e laterais;
- bancos traseiros com 3 apoios de cabeça que podem ficar nas posições 1/3 e 2/3;
- direção asistida variável elétrica;
- assento do condutor regulável em altura;
- computador de bordo;
- ISOFIX nos bancos traseiros.

ainda havia algumas opções para esta versão:
- pintura metalizada;
- ESP + ASR + MSR;
- jantes ^"canasta" de 16' (a versão gasóleo de 105cv já vinha com jantes 16' de origem);
- teto de abrir elétrico e panorâmico;
- sistema de navegação "carminat nomad";
- regulador/limitador de velocidade;
- decorações exteriores em verde ou azul.

havia ainda as versões rip curl rock (em série), rip curl planet e rip curl girly (opcionais).

com motorizações 1149ccde 75cv; 1200 de 85cv a bioetanol; 1200 TCE de 100cv; 1461cc de 70, 85 e 105cv (este último com turbo de geometria variável).

ufaaa. meia hora só pra traduzir e escrever isto tudo! [:D]

eu não gostava mais desses pais, no extremo arranjava uma casa para mim e nem lhes passava mais bola. [:D]

quanto ao rip curl, há 2 versões, a I de 2007 e a II de 2008, já não tão espampanante. ora bem, vamos lá à rip curl II, até porque falaste em 2009:

- a versão rip curl 2 tem por base o pack dynamique com algumas adições e outras subtrações. desaparecem os airbags de cortina e o painel de instrumentos "slushée" (não sei a tradução, alguém que ajude);
- interiores não tão berrantes, substituídos pela cor cinza alumínio ou claro;
- logos exteriores mais discretos;
- o motor 1.4 e 1.6 deixam de existir, passando a haver o novo 1.2 tce;
- o vermelho nevoeiro é substituído pelo vermelho brilhante e vermelho dyna;
- o conta-kms sofreu uma ligeira modificação;

equipamentos exteriores:
- disponível em 3 e 5 portas;
- cores disponíveis: azul cinza/azul iceberg/cinzento eclipse/cinzento platina/preto pérola/vermelho brilhante/vermelho dyna/azul "roy";
- jantes "Taranis" de 15';
- vidros escurecidos atrás;
- máscaras dos faróis em preto e faróis de curva direcionais;
- logotipos em baixo nas portas traseiras e nas saias;
- logo na parte superior;
- puxadores das portas cromados;
- luzes de nevoeiro;
- retrovisores elétricos na cor da carroçaria;

equipamento interior:
- estofos específicos com apoios laterais e encostos de cabeça em cinza claro;
- barras de alumínio no painel de instrumentos;
- consola central também em alumínio;
- logo RIP CURL acima do aro do painel;
- soleiras de porta específicas;
- tapetes de borracha à frente e atrás;
- tabuleiro compartimentado (penso que no meio);
- caixa ded ligação áudio no porta luvas;
- a tal supressão dos airbags de cortina;
- volante em couro;
- climatização manual;
- vidros elétricos à frente;
- airbags frontais e laterais;
- bancos traseiros com 3 apoios de cabeça que podem ficar nas posições 1/3 e 2/3;
- direção asistida variável elétrica;
- assento do condutor regulável em altura;
- computador de bordo;
- ISOFIX nos bancos traseiros.

ainda havia algumas opções para esta versão:
- pintura metalizada;
- ESP + ASR + MSR;
- jantes ^"canasta" de 16' (a versão gasóleo de 105cv já vinha com jantes 16' de origem);
- teto de abrir elétrico e panorâmico;
- sistema de navegação "carminat nomad";
- regulador/limitador de velocidade;
- decorações exteriores em verde ou azul.

havia ainda as versões rip curl rock (em série), rip curl planet e rip curl girly (opcionais).

com motorizações 1149ccde 75cv; 1200 de 85cv a bioetanol; 1200 TCE de 100cv; 1461cc de 70, 85 e 105cv (este último com turbo de geometria variável).

ufaaa. meia hora só pra traduzir e escrever isto tudo! [:D]

Desde já agradeço-te ;) Podes ter perdido meia hora, mas conseguiste ajudar-me de forma exemplar :D as informações que me deste são muito importantes mesmo, obrigado. Também aproveito para agradecer a todos aqueles que me ajudaram também.
Mas ainda assim ficaram algumas questões em aberto que eu considero fundamentais. Como :

1º - Qual é que acham ser o melhor preço que consigo arranjar para o Clio Rip Curl de 2009 gasolina, estando o carro em boas condições?!

(essa questão é muito importante porque são os preços que vão influenciar se compro ou não o carro)

Obrigado ;)

Voltar
Superior