Primeiro Carro

Twody

New member
Bom dia malta,

eu e a minha maria queremos comprar o nosso primeiro carro e gostávamos de ter uma ajuda de pessoal que percebe mais disto. Assim sendo fica aqui o formulário respondido:

1. Que tipo de carros gostas? Económicos
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B ou C
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Gosto muito do Kia Rio, Ceed, Seat Ibiza. Ela gosta do Renault Clio e do VW Polo. Mas estamos abertos a outras sugestões.
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Não
  5. Precisarás de levar carga com frequência? No máximo 2x por mês quando se vai a casa dos pais :p
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 15 000 a 20 000 Km anuais. Creio que se irá manter assim nos próximos anos.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Nacionais e auto-estradas ocasionalmente.
  8. Os consumos terão grande importância? Sim.
  9. A potência do motor terá grande importância? Alguma, preferíamos que tivesse pelo menos 80 cavalos.
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não.
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 12 500€ a 17 500€ a pronto.
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo.

Não tenho bem a certeza se compensa comprar a gasóleo com a quantidade anual de Kms referida em cima. Se puderem esclareçam-me isso também. Obrigado desde já por toda a ajuda!

O que eu costumo dizer nestes orçamentos é para visitares todas as feiras que as concessionárias fazem perto da tua zona. Consegues carros novos, já matriculados a preços bem melhores que os do website. O único senão é que tens de comprar o que houver lá, não podes personalizar a teu gosto caso sejas mais exigente.

Para esses kms eu comprava diesel e desses que apresentas talvez o Kia Rio fosse a minha escolha. O motivo seria apenas pela economia no combustível, porque em durabilidade/fiabilidade não sei se 1.1 tricilindrico diesel não perderá para o 1.2 CVVT. Coreanos a gasolina costumam ser extremamente fiáveis. Cumprimentos.

Última edição:
Eu iria para um kia Rio diesel, 7 anos ou 150.000kms de garantia e revisão de dois em dois anos ou 30.000k kms [;)]
Quanto a fiabilidade os Coreanos saem-se muito bem e estão no topo mundial.

Última edição:
É. Até falhar o primeiro injector, ou o turbo carbonizar por não se passar das 2000rpm, ou o FAP não regenerar porque não se puxou pelo carro.
Lá estão vocês com esses argumentos a fazer 50kms por dia é mais que suficiente par as FAP e nenhum desses componentes não avariam assim como vocês dizem, parece que ficaram presos à 15 anos atrás. Para além quanto a turbos podes ter os mesmos problemas a gasolina.
Querem recomendar gasolina utilizem bons argumentos não coloquem se ponham a aterrorizar sobre os motores a diesel.

Última edição:
sabemdo que diesel e igual a economia e longevidade, depende de vos, o carro e pra estarem sempre a trocar ou pra ficar na familia?
Diesel pode ser igual a economia. Longevidade é igual a saber tratar do carro a tempo e horas tenha que motor tenha utilize qualquer dos combustiveis, excluindo avarias várias ou falhas de fábrica.

Relembro só que o carro que tinha mais quilómetros feitos tem, conta com um motor a gasolina, Volvo.

Lá estão vocês com esses argumentos a fazer 50kms por dia é mais que suficiente par as FAP e nenhum desses componentes não avariam assim vocês dizem parece que ficaram presos à 15 anos atrás. Para além quanto a turbos podes ter os mesmos problemas a gasolina.
Há 15 anos atrás os carros não tinham nada disso, e é exactamente por há 15 anos atrás não trazerem disso que ainda hoje acham que é tudo muito bonito e menos 50L/100km que os carros a gasolina é quanto baste para valer a pena.
Quem ficou preso há 15 anos atrás foram precisamente os que defendem o diesel com unhas e dentes, sem saberem explicar a mais valia, a não ser o normal discurso que daqui a 15 anos o diesel valerá SEMPRE mais.

Neste caso sim, vale a pena um carro a diesel, se bem que por vezes há quem faça as contas bem por alto...

Diesel pode ser igual a economia. Longevidade é igual a saber tratar do carro a tempo e horas tenha que motor tenha utilize qualquer dos combustiveis, excluindo avarias várias ou falhas de fábrica.

Relembro só que o carro que tinha mais quilómetros feitos tem, conta com um motor a gasolina, Volvo.

Há 15 anos atrás os carros não tinham nada disso, e é exactamente por há 15 anos atrás não trazerem disso que ainda hoje acham que é tudo muito bonito e menos 50L/100km que os carros a gasolina é quanto baste para valer a pena.
Quem ficou preso há 15 anos atrás foram precisamente os que defendem o diesel com unhas e dentes, sem saberem explicar a mais valia, a não ser o normal discurso que daqui a 15 anos o diesel valerá SEMPRE mais.

Neste caso sim, vale a pena um carro a diesel, se bem que por vezes há quem faça as contas bem por alto...

no caso do volvo sim, e tenho de concordar contigo, e obvio que depende do tratamento que se da a cada um, mas o diesel aguenta mais maltratos que um gasolina
o meu chegando ao milhao de km(falta pouco,lol) tambem devo estar mais que reformada, e trocarei novamente pra um gasolina e encostar o diesel, pra uns projectos interessantes que tenho em mente, pois acho absurdo pra minha carteira o tipo de manutencao a fazer pra este nr de kilometragem

Há 10-15 anos foi onde foi introduzido grande parte desses sistemas, os turbos apareceram em 2000 e até antes e aí sim o que não faltavam eram BMW's a partir turbos, o Volvo do meu pai em 400.000 partiu 2, e mesmo assim eram a exceção e não a regra.
Quanto a FAPs é verdade que foram problemáticas entre +/- 2007-2012 mas hoje em dia também já foram corrigidos.

Mesmo eu sendo suspeito... Iria para o Clio IV.
Em certas combinações de cores tem muito estilo [:cool:].

Em em termos de fiabilidade, penso que também não deves preocupar.

Eu iria para um kia Rio diesel, 7 anos ou 150.000kms de garantia e revisão de dois em dois anos ou 30.000k kms [;)]
Quanto a fiabilidade os Coreanos saem-se muito bem e estão no topo mundial.

Essa revisão de 2 em 2 anos tem custos? Quanto é cada revisão? Desculpem a minha ignorância, mas como é o 1º carro ainda não estou muito por dentro disto.

Voltar
Superior