Primeiro carro

estes o que vos parecem?

Carros a GPL com 5 portas.

(...)

Carros a gasoleo com 5 lugares

(...)

XSARA:
- O tipo de plásticos no tablier é para o duro, nisso o ZX era melhor, parece que regrediram um
pouco nos materiais usados (idem para AX vs SAXO).
- Ainda assim, é um carro que não deverá dar problemas.
- O capot tem uma mancha na pintura, convém ver se caiu algum tipo de diluente ali, ou se
foi algum sobre-aquecimento no motor.
- Os tampões das jantes não são de origem.
- Os piscas laterais também me parecem ser mais escuros que os de origem.
- O rádio não é o de origem (os comandos do volante podem não estar a funcionar).
- O punho da caixa está partido.
- O travão-de-mão está demasiado para cima (deverá ser ajustado).
- O autocolante da flor pode estar ali a tapar alguma coisa.
- Era capaz de jurar que a fechadura da mala seria da cor da carroçaria...
- A longarina do lado do condutor parece não estar direita.

ZX:
- Parece estar em bom estado, e de origem (embora o pára-choques atrás tenha um friso
"cromado" e à frente não), mas tem poucas fotos para poder avaliar.
- Não sei como são os DIESEL, mas a gasolina tive um, e fez 240.000Km (morreu num
acidente) durante os quais levou 2 centralinas (uma avariou ainda na garantia, a outra avariou
por volta dos 200.000Km). Nos últimos 100.000Km ou mais deixou de fazer revisões, era só
ver quando acendia a luz do óleo, e nessa altura atestava-se (assim não era necessário
fazer a mudança).

XSARA:
- O tipo de plásticos no tablier é para o duro, nisso o ZX era melhor, parece que regrediram um
pouco nos materiais usados (idem para AX vs SAXO).
- Ainda assim, é um carro que não deverá dar problemas.
- O capot tem uma mancha na pintura, convém ver se caiu algum tipo de diluente ali, ou se
foi algum sobre-aquecimento no motor.
- Os tampões das jantes não são de origem.
- Os piscas laterais também me parecem ser mais escuros que os de origem.
- O rádio não é o de origem (os comandos do volante podem não estar a funcionar).
- O punho da caixa está partido.
- O travão-de-mão está demasiado para cima (deverá ser ajustado).
- O autocolante da flor pode estar ali a tapar alguma coisa.
- Era capaz de jurar que a fechadura da mala seria da cor da carroçaria...
- A longarina do lado do condutor parece não estar direita.

ZX:
- Parece estar em bom estado, e de origem (embora o pára-choques atrás tenha um friso
"cromado" e à frente não), mas tem poucas fotos para poder avaliar.
- Não sei como são os DIESEL, mas a gasolina tive um, e fez 240.000Km (morreu num
acidente) durante os quais levou 2 centralinas (uma avariou ainda na garantia, a outra avariou
por volta dos 200.000Km). Nos últimos 100.000Km ou mais deixou de fazer revisões, era só
ver quando acendia a luz do óleo, e nessa altura atestava-se (assim não era necessário
fazer a mudança).

na tua opinião elimino o segundo alfa romeu e elimino o XSARA, se for ver este ZX devo ter atenção em relação ao para choques traseiro.

Agora vem a pergunta noob, a centralina é suposto ser mudada de x km em x km ou é so quando avaria?

neste carro vale a pena fazer na marca ou fora da marca?

é que tenho um amigo que tem uma oficina e faria um preço mais em conta ....

A correia é de quantos em quantos km's?

Ou seja ter garantia ou não vai dar quase ao mesmo. Pensava que quando me vendiam o carro eles sabiam o estado em que estava a embraiagem, a correia de transmissão etc.

Já tinha respondido sobre a correia:

E convém ver se mudou a correia de distribuição há muito tempo/quilómetros.
Mudam de 3 em 3 anos ou 60.000Km (o que vier primeiro).

Isso de fazer revisões na marca, ou noutras oficinas só depende da confiança que tens no
trabalho que fazem, e se sabem o que estão a fazer ou não. Na marca os mecânicos têm
(ou deveriam ter) formação específica em cada modelo. Principalmente a nível eléctrico /
/ electrónica, nem tanto a nível mecânico. É que as electrónicas dos carros são bem mais
complicadas de dominar, e há muitos electricistas-auto que pensam que podem mexer em
carros com multiplexers, e depois é o que se vê: carros que acendem os piscas quando
travam, etc.

Eu faço na marca porque tenho mais garantias de não fazerem porcaria. Sou muito exigente.
Por norma não sou muito compreensivo em relação a erros/descuidos. Portanto prefiro pagar
mais por profissionais competentes.

na tua opinião elimino o segundo alfa romeu e elimino o XSARA, se for ver este ZX devo ter atenção em relação ao para choques traseiro.

Agora vem a pergunta noob, a centralina é suposto ser mudada de x km em x km ou é so quando avaria?

Não é suposto mudar, nem avariar.
Mas na CITROËN parece que acontece... Não sei quais os modelos/anos em que acontece,
mas sei que me aconteceu no ZX, mas não aconteceu no AX, nem no XSARA, e ouvi dizer
que acontece nos C3 (não sei de que ano), mas que não é bem uma avaria, parece mais um
GLITCH ocasional que pode ser contornado com um RESET (desligando os cabos da bateria).

Aliás, de todos os carros que tive, só avariou no ZX (2 vezes). Não aconteceu em nenhum
outro (e já tive muitos de várias marcas, incluindo CITROËN... ALFAs tive 5 para além dos
3 que tenho agora, ou seja, 8 no total).

O problema de uma avaria na centralina, é que são bem caras.
E se for em carros com bloqueio (chave), pode significar a troca de todas as chaves (e
consequentemente, de todas as fechaduras).

Já tinha respondido sobre a correia:

Isso de fazer revisões na marca, ou noutras oficinas só depende da confiança que tens no
trabalho que fazem, e se sabem o que estão a fazer ou não. Na marca os mecânicos têm
(ou deveriam ter) formação específica em cada modelo. Principalmente a nível eléctrico /
/ electrónica, nem tanto a nível mecânico. É que as electrónicas dos carros são bem mais
complicadas de dominar, e há muitos electricistas-auto que pensam que podem mexer em
carros com multiplexers, e depois é o que se vê: carros que acendem os piscas quando
travam, etc.

Eu faço na marca porque tenho mais garantias de não fazerem porcaria. Sou muito exigente.
Por norma não sou muito compreensivo em relação a erros/descuidos. Portanto prefiro pagar
mais por profissionais competentes.

compreendo e concordo. Aqui em casa sempre se fizeram as revisões na marca excepto agora desta vez que foi apenas para pintar, substituir vidro frontal e tratar umas amolgadelas que foi no tal mecanico. Agora ira a marca para tratar da parte electrica.

Mas para um carro com 10/15 anos nem me passou pela cabeça recorrer a marca.

Não é suposto mudar, nem avariar.
Mas na CITROËN parece que acontece... Não sei quais os modelos/anos em que acontece,
mas sei que me aconteceu no ZX, mas não aconteceu no AX, nem no XSARA, e ouvi dizer
que acontece nos C3 (não sei de que ano), mas que não é bem uma avaria, parece mais um
GLITCH ocasional que pode ser contornado com um RESET (desligando os cabos da bateria).

Aliás, de todos os carros que tive, só avariou no ZX (2 vezes). Não aconteceu em nenhum
outro (e já tive muitos de várias marcas, incluindo CITROËN... ALFAs tive 5 para além dos
3 que tenho agora, ou seja, 8 no total).

O problema de uma avaria na centralina, é que são bem caras.
E se for em carros com bloqueio (chave), pode significar a troca de todas as chaves (e
consequentemente, de todas as fechaduras).

assim sendo se calhar vale a pena evitar o ZX enquanto houver outras opções não?

compreendo e concordo. Aqui em casa sempre se fizeram as revisões na marca excepto agora desta vez que foi apenas para pintar, substituir vidro frontal e tratar umas amolgadelas que foi no tal mecanico. Agora ira a marca para tratar da parte electrica.

Mas para um carro com 10/15 anos nem me passou pela cabeça recorrer a marca.

Não me tomes como exemplo, porque eu sou aquilo que os outros chamam de maluco.

assim sendo se calhar vale a pena evitar o ZX enquanto houver outras opções não?

Depende de como estiver o carro.
A situação da centralina pode ter ocorrido:
- Apenas no meu
- Apenas em carros a gasolina
- Apenas no ano de 1992.
Portanto, pode ser que num carro a DIESEL, e de 1996 não haja esse problema.

Depende de como estiver o carro.
A situação da centralina pode ter ocorrido:
- Apenas no meu
- Apenas em carros a gasolina
- Apenas no ano de 1992.
Portanto, pode ser que num carro a DIESEL, e de 1996 não haja esse problema.

pois como isto e tudo feito em série pode ser "um lote" que vem "estragado" como acontece nos medicamentos =P

daquela lista toda escolheste esses por ser os que conheces melhor ou por ser os que recomendavas e os que abandonavas logo?

ah e muito obrigado pelas dicas e pela tua paciencia =)

LAGUNA:
- Não tem fotos suficientes para ver grande coisa...
- Mas aquela foto da frente não me inspira confiança... a pintura está queimada pelo Sol,
até está a saltar o verniz numa das zonas, no entanto a pintura do plástico parece nova,
a juntar o facto que o capot está demasiado elevado (ou está mal fechado, ou então terá
havido uma batida de frente em baixo... cão? bloco de cimento?)
- Além disso, é a primeira vez que vejo faróis lenticulados num LAGUNA daqueles...

CLIO:
- Aquela amolgadela no guarda-lamas traseiro direito parece revelar que não andam a
esconder defeitos, o que acaba sempre por ser um sinal positivo. Mas...
- O auto-rádio tem falta de um botão.
- Por norma desconfio de motores todos limpinhos... até parece que se pode fazer uma
refeição naquele motor... já vi cozinhas mais sujas. Mas também pode ser que o dono
seja como um colega meu, que até limpa as dobradiças das portas.
- Parece ter o farolim traseiro direito rachado.
- Não compreendo a matrícula e a menção "1 dono"... dá a noção de ter sido importado.
Em 1992 as matrículas iam no "A#", e em 1999 iam no "N#", pelo que "NA" em 1996
não me parece muito plausível (embora possa ser de um emigrante).

De qualquer modo, os RENAULT dos anos 80/90 tinham uma construção bem fraca.
Alguns ficavam com bolhas nos vidros pára-brisas, outros saltavam as borrachas à
volta dos vidros, alavancas dos piscas podiam avariar, os punhos da caixa soltavam-se
(rasgava a borracha na base), interruptores das luzes de travão avariavam, e os macacos
e chaves de porcas eram só para dizer que estavam incluídos... porque era impossível
mudar uma roda com aquilo (imagina mudar uma roda com chuva torrencial, com a
chave de porcas a entortar, o macaco a prender e empenar, e ter de ir pedir ajuda a
um café para levantar o carro a braços e meter um bloco de cimento por baixo, de modo
a conseguir trocar a roda). Enfim... aventuras que tinham piada aos 20 anos, mas que
hoje com mais de 40 não teriam piada nenhuma.

LAGUNA:
- Mas aquela foto da frente não me inspira confiança... a pintura está queimada pelo Sol,
até está a saltar o verniz numa das zonas, no entanto a pintura do plástico parece nova,
a juntar o facto que o capot está demasiado elevado (ou está mal fechado, ou então terá
- Além disso, é a primeira vez que vejo faróis lenticulados num LAGUNA daqueles...

CLIO:
- Aquela amolgadela no guarda-lamas traseiro direito parece revelar que não andam a
- Por norma desconfio de motores todos limpinhos... até parece que se pode fazer uma
refeição naquele motor... já vi cozinhas mais sujas. Mas também pode ser que o dono
- Não compreendo a matrícula e a menção "1 dono"... dá a noção de ter sido importado.

Alguns ficavam com bolhas nos vidros pára-brisas, outros saltavam as borrachas à
volta dos vidros, alavancas dos piscas podiam avariar, os punhos da caixa soltavam-se
(rasgava a borracha na base), interruptores das luzes de travão avariavam, e os macacos
e chaves de porcas eram só para dizer que estavam incluídos... porque era impossível
chave de porcas a entortar, o macaco a prender e empenar, e ter de ir pedir ajuda a
um café para levantar o carro a braços e meter um bloco de cimento por baixo, de modo
a conseguir trocar a roda). Enfim... aventuras que tinham piada aos 20 anos, mas que

resumindo, renault so dos finais dos anos 90 e sec XXI ou são de evitar de todo?

Uma vez mais muito obrigado pelas dicas.

Agora vou até a cama se não amanha ninguem me tira de lá =P

pois como isto e tudo feito em série pode ser "um lote" que vem "estragado" como acontece nos medicamentos =P

daquela lista toda escolheste esses por ser os que conheces melhor ou por ser os que recomendavas e os que abandonavas logo?

ah e muito obrigado pelas dicas e pela tua paciencia =)

Por serem os que conheço melhor.
Pode ser que apareça aí alguém a querer fazer o mesmo com os carros que conhecem.

Sempre seria mais interessante falar sobre os pormenores de cada carro, do que estar
a dizer coisas como:
(...) 2500 euros por um diesel é igual a ser enganado e então recomenda-se um 146 1.4TS... lol [:D]

Por norma falo apenas do que conheço.
Mesmo assim, posso estar enganado em muitas situações.
E até agradeço que me assinalem os erros (com factos), de modo a aprender mais
qualquer coisa.
No caso do 146, tive um (da minha ex, e fiquei com pena que ela o tenha levado)
de 1999, e o carro era muito bom. Mas isso não quer dizer que sejam todos bons.
Os carros só são bons se forem mantidos em condições. De certeza que haverá
por aí muitos 146 completamente sucatados, que teriam de me pagar para ficar com
eles.
E o 146 nem foi uma compra planeada... Fui fazer um test-drive do 156, e a minha
ex foi comigo. Acabei por encomendar um 156 para mim e um 146 para ela. Mas
calhou muito bem, porque o carro era bem fixe (muito melhor que a "dona" [:)] o
ideal era que ela tivesse ido e o carro ficado... mas enfim [:D]).

resumindo, renault so dos finais dos anos 90 e sec XXI ou são de evitar de todo?

Uma vez mais muito obrigado pelas dicas.

Agora vou até a cama se não amanha ninguem me tira de lá =P

Nos anos 80/90 era uma marca algo complicada, mas actualmente diria que está
equiparada com a concorrência. Aliás, actualmente todas as marcas estão muito
semelhantes, porque a maioria dos componentes são partilhados entre várias
marcas, e também subcontratam a empresas que produzem para várias marcas.

De qualquer modo, cada marca tem as suas "pancas"... na RENAULT é a "panca"
de dificultar o acesso às coisas... como para mudar uma lâmpada, ou para usar
cabos de bateria quando descarrega.

E reparei que na descrição do LAGUNA refere XENON... se aquilo são faróis de
XENON, vou ali e já venho... e se forem mesmo, não são de origem (e duvido que
passe na inspecção).

LAGUNA:

CLIO:

Enfim, daqui pouco vão dizer que é perseguição, que sou anti alfa e afins mas eu leio coisas que realmente passam da minha compreensão.
Os Renault dos anos 90 não prestam mas um 146 é bom? É que ainda por cima criticas o Resulta no capitulo da fiabilidade, tomara o 146 ter metade da qualidade e duração que tem o Laguna I. Particularmente este Renault que é apenas e só dos melhores Renaults de sempre no capitulo da fiabilidade, foi o primeiro e talvez nos únicos a ser produzido com tendo em conta um processo da gestão pela qualidade total copiado da Toyota, e digo-o com conhecimento de causa porque tenho um 2.0 em casa desde 1995.

Se esse 2.0 for o 8v F3R é uma motor bastante robusto e económico para a cilindrada o unico defeito que lhe podem por é ter apenas 115cv e ser pouco entusiasmante.
A nível de falhas de concepção as forras traseiras das portas descolam com os anos e os raspadores exteriores dos vidros oxidam.

E reparei que na descrição do LAGUNA refere XENON... se aquilo são faróis de
XENON, vou ali e já venho... e se forem mesmo, não são de origem (e duvido que
passe na inspecção).

De origem não são de certeza, se é Xenon, não sei, não vi fotos com as luzes acesas.

Passar na inspecção é fácil, trocas para normais no dia da inspecção, e voltas a por Xenon logo que possas...

Quantos e quantos não fazem isso...

Eu não sou adepto do Xenon, tenho um Civic que tem um luz super fraca mas Xenon não, mas conheço muita gente que faz essa "trafulhice"

Enfim, daqui pouco vão dizer que é perseguição, que sou anti alfa e afins mas eu leio coisas que realmente passam da minha compreensão.
Os Renault dos anos 90 não prestam mas um 146 é bom? É que ainda por cima criticas o Resulta no capitulo da fiabilidade, tomara o 146 ter metade da qualidade e duração que tem o Laguna I. Particularmente este Renault que é apenas e só dos melhores Renaults de sempre no capitulo da fiabilidade, foi o primeiro e talvez nos únicos a ser produzido com tendo em conta um processo da gestão pela qualidade total copiado da Toyota, e digo-o com conhecimento de causa porque tenho um 2.0 em casa desde 1995.

Se esse 2.0 for o 8v F3R é uma motor bastante robusto e económico para a cilindrada o unico defeito que lhe podem por é ter apenas 115cv e ser pouco entusiasmante.
A nível de falhas de concepção as forras traseiras das portas descolam com os anos e os raspadores exteriores dos vidros oxidam.

I rest my case (fora as outras).
[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Quanto ao 146, vai a um STAND de usados, e compara o estado de um 146 na
versão de 1999 com outro de 1998, e perceberás logo porque eu disse logo no
meu 1º post:
(...)
E dou uma dica:
ALFA ROMEO 146 1.4 TS de 1999 (último restyle).
(...)

Quanto a fiabilidade, por mais fiável mecanicamente que seja o LAGUNA I (e nunca
disse que não era), o 146 1.4 TS te garanto que não fica atrás.
[:p]

Voltar
Superior