Eu não aprendi a trabalhar durante o curso, mas aprendi imensa coisa para aplicar ao trabalho enquanto tirei o curso, seja pelos projetos que nos obrigaram a fazer, seja pela componente mais pratica da eng industrial... Hoje estou numa empresa a fazer projetos de melhoria em diversas áreas e sinto que estou extremamente bem preparado, o que mais me custa é mudar as mentalidades dos que são mais resistentes à mudança. É preciso quase perguntar-lhes se preferem fazer 100 peças ao final do dia, trabalhando 8h, ou 150 trabalhando 6h e com melhor qualidade de trabalho.
Verifica os níveis de vitamina D.
[][
]
Cada caso é um caso... mas , em resumo, há dois tipos de pessoas: os que acabam a mrd do curso e os que nunca acabam: escolhe.
Eu com 22 anos em engenharia tinha 5 matrículas ( provavelmente ainda estaria no 3 ano mais coisa menos coisa com n cadeiras em atraso), curso desmotivante , a minha namorada já tinha acabado o curso dela e já estava a ganhar e eu estava na tua situação mais ou menos. :sh) Tinha algum dinheiro pq ia trabalhando e paitrocínios...
Um dia qualquer, acordei e disse: "fdas é um homem ou um menino CRL ??? , ou acabas a mrd do curso ou está fddo.". Os 2 anos seguintes fiz umas 30 cadeiras e limpei tudo : marrava que nem um cão e lutei até ao limite das minhas forças e saquei a porcaria do diploma sem pompa nem festejo. No dia em que fui ver a última nota, vi que passei mas não tive qualquer alegria como têm as pessoas que acabam o curso. Voltei as costas e fui à minha vida calmamente, cena muito parecida com o cliché do epilogo de filmes tugas com uma musica triste a acompanhar.:sh)
A bold... igual. Especialmente porque precisava de 8 para passar e eu sabia que isso tinha. Ainda por cima estava só a fazer aquela cadeira...
Já nem devia estar a fazê-la naquela altura. 1000 paus por uma cadeira = 1 matrícula. [8b]
Os cursos de engenharia são assim: Desmotivantes. Quando saímos de lá, ainda estamos tão traumatizados que não dá para grandes alegrias.
A bold... igual. Especialmente porque precisava de 8 para passar e eu sabia que isso tinha. Ainda por cima estava só a fazer aquela cadeira...
Já nem devia estar a fazê-la naquela altura. 1000 paus por uma cadeira = 1 matrícula. [8b]
Os cursos de engenharia são assim: Desmotivantes. Quando saímos de lá, ainda estamos tão traumatizados que não dá para grandes alegrias.
[Uns 10 anos depois de ter acabado o curso ainda tinha pesadelos ocasionais com os exames de Algebra e Análise Matemática.... acordava com suores frios a meio da noite por achar que ia chumbar aquela merd outra vez...
Como estava em estágio no Porto longe de Lisboa (onde estudei), nem à queima fui, nem cena das capas, nem festa, nem nada. Acabei o estágio, fiquei a trabalhar na mesma empresa e nem à faculdade fui buscar o diploma (até hoje).... mandaram-me o certificado por email [].
Se houve alguém a festejar ter acabado o curso, devem ter sido os meus pais, e às escondidas sem me dizer nada :sh)
Uns 10 anos depois de ter acabado o curso ainda tinha pesadelos ocasionais com os exames de Algebra e Análise Matemática.... acordava com suores frios a meio da noite por achar que ia chumbar aquela merd outra vez... [8b][8b]
Como estava em estágio no Porto longe de Lisboa (onde estudei), nem à queima fui, nem cena das capas, nem festa, nem nada. Acabei o estágio, fiquei a trabalhar na mesma empresa e nem à faculdade fui buscar o diploma (até hoje).... mandaram-me o certificado por email [].
Se houve alguém a festejar ter acabado o curso, devem ter sido os meus pais, e às escondidas sem me dizer nada :sh)
eu acho que deverias era esforçar-te mais nos estudos, de maneira a que 9.5 ou 20 não fosse indiferente, e que fazer este semestre ou no próximo não fosse indiferente também.
arranjar hobbies que só te vão ocupar tempo e desviar a atenção dos estudos não me parece uma boa opção (a não ser que esses hobbies dêem dinheiro, senão é apenas perda de tempo).
quanto mais hobbies tiveres, menos tempo vais ter para estudar e mais tempo vais demorar a acabar o curso, o que só vai contribuir para esse aborrecimento, letargia e falta de motivação.
depois admira-te que um dia acordas e estás a votar BE.
No fundo é o mesmo que um calceteiro dizer: o que mais me custa é assentar calçada.
Cuidado com isso[] Nunca digas que a culpa é das mentalidade ou que a dificuldade está nas mentalidades.
A psicologia humana é parte integrante de qualquer trabalho que lide com pessoas. Portanto, se dizes que tens dificuldades, é porque nãos sabes trabalhar bem ainda.
Alterar para: "o que gosto é mudar as mentalidades dos que são mais resistentes à mudança" []
E relativamente a produtividade: quanto menos o operário souber de números: melhor. Mínimo de informação e evitar que eles conheçam deadlines todas. Senão, começam fazer contas de somar e tu é que fds.
Nunca esquecer: informação é poder, se dás a informação ao operário, ele fica automaticamente com o mesmo poder que tu tens, tem lógica não tem? []
Só para dar o feedback que esta fase já passou, tbm já deu o click para a faculade, embora tenha sido já tarde (espero que não tarde de mais).
Agora ando muito mais nervoso e stressado com a porcaria dos exames, se não passo a 4 dos 5 que vou fazer estou f#dido:sh)
Também já bateu forte que o fim do curso está próximo e a procura de trabalho é uma incógnita da qual não gosto, também me deixa apreensivo
Já eu, quanto menos melhor, por mim entrava pela porta do cavalo[]
Mas o meu objectivo sempre foi trabalhar para mim, tudo dependerá do que conseguir encontrar
Não pela qualidade do ensino mas antes pelo nível de anormalidade dos professores catedráticos.
O meu também é, mas rapidamente cais na realidade quando percebes que só tens um curso e 0 de experiência! E pelo que descreves, pareces um tipo com pouca genica, quanto menos trabalho melhor... Portanto, ao trabalhares para ti, não sei que tipo de postura irás adoptar mas desconfio que essa não será a melhor!
Até que enfim, alguémq ue pensa como eu[se nao for em un privada de caca os cursos têm todos o que se lhe diga