Problema AC Laguna I 1995

neptunus

New member
Olá a todos pessoal, eu vinha-vos pedir alguma ajuda para um problema que o meu carro tem.

O meu AC morreu, e nem com a carga de AC que levou ele ressuscitou.

Basicamente quando acciono o AC auto ele liga, eu configuro a temperatura, mas não oiço a ventoinhas a trabalhar e passado uns segundos de o ligar, aparece uma mensagem de aviso "Service" que neste modelo quer dizer que precisa de ser verificada alguma coisa.

A minha questão é a seguinte, dado que levou uma carga, daí já não é, fusíveis também não pois já os verifiquei e estão todos em bom estado, portanto, acham que pode ser o compressor, ou poderá eventualmente ser o sistema de accionamento das ventoinhas?

Eu questiono, porque o meu mecânico não tem conhecimentos para mexer nisto, e não conheço ninguém que mexa bem em AC Auto, porque se fosse alguma coisa relativamente simples, eu comprava a peça nem que fosse usada, e pedia para a montarem.

É que o carro apesar de ser antigo penso que ainda merecia este esforço para meter o ac a funcionar.

Se me puderem dar alguma luz sobre a possível causa desta situação e locais onde possa recorrer para pedir orçamentos, eu agradecia.

Uma vez mais obrigado pela vossa disponibilidade.

Abraço

A ventilação funciona ? Isto é, tens sofagem ?

Como está a correia dos acessórios que move o compressor de AC e o rolamento deste último ?

Deixa-me só colocar uma questão muito importante: As ventoinhas disparam?

No meu antigo civic não tinha AC frio porque simplesmente a ventoinha do AC não disparava e o compressor não conseguia "atracar", era problema de massa, ou seja, tinha os cabos mal ligados.

Quando puseram a nova carga de gás, fizeram as coisas como deve de ser? Vácuo, esperar uns minutos para ver se há fugas e então adicionar o gás com óleo?

Pode ser o compressor, pode ser o pressostato. Consoante de onde sejas há várias casas mais especializadas em AC, este é só um exemplo: Auto Arca d`Água - Oficina de Automóveis - Serviços - Alfena

Sincaramente eu entendo pouco daquilo, o que fizeram foi ligar a máquina às 2 entradas do ar condicionado o azul e o vermelho, pelo que sei a máquina primeiro retirou o gás que estava na tubagem e depois carregou de inicio os 750gr (o recomendado pela marca), agora mais do que isso acho que não foi nada feito.

Não sabes de nada na zona Centro Sul?

A ventilação funciona ? Isto é, tens sofagem ?

Como está a correia dos acessórios que move o compressor de AC e o rolamento deste último ?

A sofagem não tenho, mesmo depois do motor aquecer, nota-se um ligeiro ar quente a sair, mas tens de meter a mão mesmo em cima das saídas de dar, mas é quase como se fosse somente a deslocação do ar em andamento...

Isso é sinónimo de alguma coisa?

Deixa-me só colocar uma questão muito importante: As ventoinhas disparam?

No meu antigo civic não tinha AC frio porque simplesmente a ventoinha do AC não disparava e o compressor não conseguia "atracar", era problema de massa, ou seja, tinha os cabos mal ligados.

As ventoinhas não disparam não, isso é que me deixa mais intrigado...

Eu já pensei nisso, mas não sei como posso ver isso, e é algo que o meu mecânico não se entende com isso...

Eu também gostava de fazer um diagnóstico a sério, mas não sei quem possa se entender bem com isso...

Se não disparam podem ser vários problemas, mas o AC não vai funcionar sem a ventoinha a trabalhar.

Ouves o compressor a tentar atracar? O compressor deverá estar perto das correias do alternador e afins.

A ventoinha roda se a moveres à mão? (com motor desligado, atenção!) Se rodar...então é provavel que seja má ligação.

Se calhar o AC até estará bom, será apenas a ventoínha que não funciona.

Isso é trabalho para electricista, é natural que o teu mecânico não se sinta muito à-vontade para mexer nisso.

Não conheço nenhum em especial mas tenho uma muito boa imagem da generalidade das oficinas Bosch. Acho que te poderás safar por aí.

Procura a que fica mais perto de ti: Localizador Bosch Car Service

Esse meu problema da ventoinha foi resolvido na norauto, no mesmo local do carregamento do AC. No entanto, claro que foi resolvido pelo electricista do sitio. [;)]

Isto é às mijinhas... conforme me vou lembrando...

Se os fusíveis estão todos bons... há-de haver um relé que acciona o circuito da ventoínha... vê no manual qual o relé e compra outro igual, não há-de ser nenhuma fortuna nas casas de peças auto da zona (ou até na Renault?).

Se não for do relé já é melhor deixar para um electricista...

A sofagem não tenho, mesmo depois do motor aquecer, nota-se um ligeiro ar quente a sair, mas tens de meter a mão mesmo em cima das saídas de dar, mas é quase como se fosse somente a deslocação do ar em andamento...

Isso é sinónimo de alguma coisa?

É.

É sinal de que o moto-ventilador que debita ar para dentro do habitáculo não está a funcionar.

Das duas uma:
- tens o fusível no galheiro, que é como quem diz, fundido;
- tens o moto-ventilador pifado.

Tanto uma coisa como outra são de fácil resolução e mais barato que outras peças que constituem o circuito de AC. [;)]

Mas confirmando, se carregas nas teclas indicadas pelas setas vermelhas, não ouves a ventoinha a entrar em funcionamento, certo ?

attachment.php

Sans titre 5.jpg

Um electricista auto saberá diagnosticar melhor, mas eu começava por investigar essa ventilação.

Eu fui hoje à norauto e disseram-me logo para procurar um electricista auto, e recomendaram-me 1, agora só 4ª feira...

Esse meu problema da ventoinha foi resolvido na norauto, no mesmo local do carregamento do AC. No entanto, claro que foi resolvido pelo electricista do sitio. [;)]

Fui lá e disseram que não tinham lá o electricista, e deram-me o nome de um gajo conhecido, que parece é bastante competente...

Isto é às mijinhas... conforme me vou lembrando...

Se os fusíveis estão todos bons... há-de haver um relé que acciona o circuito da ventoínha... vê no manual qual o relé e compra outro igual, não há-de ser nenhuma fortuna nas casas de peças auto da zona (ou até na Renault?).

Se não for do relé já é melhor deixar para um electricista...

O relé á junto à caixa de fusíveis do motor, mas não sei como posso trocar isso...

Mas não sei se será isso, para tar gastar dinheiro nisso...

É.

É sinal de que o moto-ventilador que debita ar para dentro do habitáculo não está a funcionar.

Das duas uma:
- tens o fusível no galheiro, que é como quem diz, fundido;
- tens o moto-ventilador pifado.

Tanto uma coisa como outra são de fácil resolução e mais barato que outras peças que constituem o circuito de AC. [;)]

Mas confirmando, se carregas nas teclas indicadas pelas setas vermelhas, não ouves a ventoinha a entrar em funcionamento, certo ?

attachment.php

Ver anexo 120911

Isso mesmo, os fusíveis estão bons, mas como tu referes na imagem, carregar nalgum desses 2 botões que assinalaste, é inócuo, não acontece nada...

Em conversa telefónica com o dito electricista, ele disse-me que possivelmente ou era o motor da sofagem, ou a ventoinha com algum problema, e diz ele pode ser de cariz eléctrico, mau contacto etc...

O problema é que segundo o que ele me disse, para ver a fundo tem de desmontar o tablier, diz que o resto é barato caso se confirme, mas a mão de obra já estou a ver...

Aconteceu-me algo parecido e era a ventoinha que tinha saído do eixo do seu próprio motor.[;)]

Não deve ter sido muito diferente daquilo que me aconteceu...

-----------------------------------

Então mais algum palpite?

O palpite é que te precipitaste pois foste gastar dinheiro na recarga do AC quando nem a quente a sofagem funciona.[;)]

Primeiro resolves o problema do ventilador e depois logo se vê.

a minha sofagem tb não funcionava e eram os tubos todos entupidos com lixo.

noutra altura o meu AC tb não funcionava e era um tubo partido. (que foi possível soldar)

Voltar
Superior