Problema com 1.9 TDI

inlinesixman

New member
Caros,

O Golf V 1.9 TDI de 130 cavalos de um familiar meu está com um "problema" no mínimo estranho. Confesso que quando ele me questionou achei ser uma piada, mas depois de ter andado no carro uma tarde percebi que a situação é real. Segundo ele o AC de um momento para o outro começou a ser pouco eficaz a arrefecer, estava constantemente a ligar e desligar ao relanti e quando o fazia, quase desligava o motor. Já quando desligava, as rotações chegavam a picos de 1200rpm por minuto, isto sem fazer absolutamente nada no carro...e era sistematicamente. A aquecer já não o faz. Convém referir que a refrescar, quando as rotações subiam para as 1100/1200 o ar que chegava ao interior do carro vinha quentíssimo. Agora o que ele faz é diferente, a direção começa a fazer um zumbido (como quando está quente de esforço ou sem óleo) e de um momento para o outro o carro fica quase sem direção assistida e o motor aumenta as rotações. Já aconteceu de no pára-arranca ele quase bater no da frente por causa disso. E lá está, continua a ser na faixa das 900 e as 1200. Acho isto muito estranho, hoje fiz cerca de 100 quilómetros com o carro e aconteceu-me quatro vezes. Até tenho "vergonha" de ir descrever isto a uma oficina [8b]
Já aconteceu a alguém?

Caros,

O Golf V 1.9 TDI de 130 cavalos de um familiar meu está com um "problema" no mínimo estranho. Confesso que quando ele me questionou achei ser uma piada, mas depois de ter andado no carro uma tarde percebi que a situação é real. Segundo ele o AC de um momento para o outro começou a ser pouco eficaz a arrefecer, estava constantemente a ligar e desligar ao relanti e quando o fazia, quase desligava o motor. Já quando desligava, as rotações chegavam a picos de 1200rpm por minuto, isto sem fazer absolutamente nada no carro...e era sistematicamente. A aquecer já não o faz. Convém referir que a refrescar, quando as rotações subiam para as 1100/1200 o ar que chegava ao interior do carro vinha quentíssimo. Agora o que ele faz é diferente, a direção começa a fazer um zumbido (como quando está quente de esforço ou sem óleo) e de um momento para o outro o carro fica quase sem direção assistida e o motor aumenta as rotações. Já aconteceu de no pára-arranca ele quase bater no da frente por causa disso. E lá está, continua a ser na faixa das 900 e as 1200. Acho isto muito estranho, hoje fiz cerca de 100 quilómetros com o carro e aconteceu-me quatro vezes. Até tenho "vergonha" de ir descrever isto a uma oficina [8b]
Já aconteceu a alguém?

Não existe o 1.9 de 130 cavalos, no GOLF V. [;)]

Não será o compressor do AC a entregar a alma ao criador, provocando essa variedade de sintomas?

P.S. é que já vi acontecer algo semelhante num megáne.

Não será o compressor do AC a entregar a alma ao criador, provocando essa variedade de sintomas?

P.S. é que já vi acontecer algo semelhante num megáne.
É uma possibilidade, mas continuo sem compreender o que acontece com a direcção. Uma coisa é certa, ou o AC ou a bomba de direcção "pedem" mais força ao motor, o AC do carro não arrefece parado, só em andamento e ao fim de alguns quilómetros (5/10). Até lá é para esquecer, só ar quente [8b]

já me aconteceu isso da bomba da direcção nesse motor mas com 110cv, passado 2 dias cheguei a casa e quando desliguei o carro o fluido da direcção caiu todo no chão, tinha rebentado a bomba da direcção

Se não ligares o AC não tens mais nenhum problema? Nem mesmo o da direcção?

O problema da direção acontece com o AC desligado. Começou por um zumbido de fundo, foi ficando mais forte, até chegar a uma vibração que dura 1 ou 2 segundos que se sente pelo carro todo!

já me aconteceu isso da bomba da direcção nesse motor mas com 110cv, passado 2 dias cheguei a casa e quando desliguei o carro o fluido da direcção caiu todo no chão, tinha rebentado a bomba da direcção
Também alterava as rotações do motor?

Por curiosidade, quando mudou a última vez as correias/polies... isto é, com que quilometragem e há quanto tempo/anos?

Isso parece ter ai 2 problemas, aparentemente distintos, um na direcção assistida (um problema qualquer na bomba por exemplo), e outro é o compressor do AC...

Às vezes com AC já senti pequenas oscilações no ralenti, mas nada ao ponto de fazer o carro quase ir abaixo.

Hoje foi o dia VW com um check up gratuito e uma lavagem. O teu familiar pode aproveitar e ir a um concessionário para ver se ainda lhe faziam a campanha e depois via se eles descobriam as avarias.

Quando ligamos o A/C o motor sobe ligeiramente as R.P.M. Com a direção assistida sendo hidráulica o motor também sobe ligeiramente de R.P.M. Por outro lado a correia que faz atuar o compressor do A/C não é a mesma que faz atuar a direção assistida; não encontro motivos para teres vergonha de ir á oficina no entanto acho o teu texto confuso assim sendo deves procurar um técnico para diferenciar as avarias e solucionar o problema ...é a minha opinião.

A polie do AC está se a despedir.
Ao inicio pensei que fosse a correia de acessorios, mas visto que nao e a mesma correia que faz actuar estas duas coisas em simultaneo, entao só me parece ser a polie do AC a entregar a alma ao criador.

Obrigado pelas respostas, o carro é dele desde novo e tem cerca de 160000 quilómetros, tem tido manutenção atempadamente. E tenho más novidades, o carro aparentemente não voltou a fazer o que tinha dito, mas ontem foi lavado, guardado na garagem e hoje não pegou, a bateria tem carga normal (luzes, rádio, tudo funciona bem), o motor de arranque gira mas muito lentamente. Será a bateria morta? Está a começar a tornar-se um pesadelo este Golf!

Tanto num ibiza como numa A4 quando a bateria estava fraca também ficava sem direcção assistida ou aparecia um aviso.
Os restantes erros também podem estar relacionados, aos dias de hoje os carros dependem tanto da eletronica que a falha de energia pode originar comportamentos muito esquisitos.
Se fosse eu a ti 1º media a bateria.

Obrigado pelas respostas, o carro é dele desde novo e tem cerca de 160000 quilómetros, tem tido manutenção atempadamente. E tenho más novidades, o carro aparentemente não voltou a fazer o que tinha dito, mas ontem foi lavado, guardado na garagem e hoje não pegou, a bateria tem carga normal (luzes, rádio, tudo funciona bem), o motor de arranque gira mas muito lentamente. Será a bateria morta? Está a começar a tornar-se um pesadelo este Golf!

Se o motor de arranque gira lentamente, poderá ser mesmo da bateria.

Mas nada, como colocar os cabos à mesma e ficam logo com ideia.

Voltar
Superior