Problema com AdBlue: P20E8 (Citroen C4 2016)

bruxo00

New member
Boas. Ontem fui atestar o depósito (gasóleo) e passados +/- 10 minutos acendeu a luz do motor. Passados uns 30 segundos acendeu a luz do AdBlue (UREA) + SERVICE. Achei estranho porque ainda há relativamente pouco tempo enchi o depósito do AdBlue. Como não tenho o rádio original não consigo ver exatamente qual é a mensagem que dá. No entanto, tenho um leitor OBD e o erro que tem é o P20E8. Pelas pesquisas que fiz parece ser relacionado com uma avaria no sensor do tanque ou algo parecido e que é necessário trocar o tanque, o que fica um estouro [8b]... O que diz no manual também bate certo: luz do motor + UREA + SERVICE quer dizer alguma avaria no sistema de injeção do AdBlue, e que tenho 1100 KM até o carro não ligar mais.

Eu apaguei os erros pelo OBD e as luzes desapareceram todas durante uns 30 minutos de condução e depois voltaram. A minha questão é: ao apagar os erros, ele dá reset aos 1100 KM que tenho? Pergunto porque vou ter de fazer uma viagem esta semana de tipo 600-700 KM e não queria arriscar a ficar a pé...

O carro é um C4 1.6 BlueHDI 100CV de 2016 com 56000 KM.

é o problema habitual deles, mais um.

Não faz reset aos kms. O carro vai sempre assumir um valor errado e eventualmente parar quando achar que ficou sem adblue. Se correr bem, assume novamente os 1100kms e faz os 600-700 sem problemas. Se correr mal, a meio da viagem diz que tem 100km...

Até lá, pode ou não fazer regenerações em condições, portanto corre o risco de estragar também o filtro de particulas, dai o "STOP"..

Boas. Ontem fui atestar o depósito (gasóleo) e passados +/- 10 minutos acendeu a luz do motor. Passados uns 30 segundos acendeu a luz do AdBlue (UREA) + SERVICE. Achei estranho porque ainda há relativamente pouco tempo enchi o depósito do AdBlue. Como não tenho o rádio original não consigo ver exatamente qual é a mensagem que dá. No entanto, tenho um leitor OBD e o erro que tem é o P20E8. Pelas pesquisas que fiz parece ser relacionado com uma avaria no sensor do tanque ou algo parecido e que é necessário trocar o tanque, o que fica um estouro [8b]... O que diz no manual também bate certo: luz do motor + UREA + SERVICE quer dizer alguma avaria no sistema de injeção do AdBlue, e que tenho 1100 KM até o carro não ligar mais.

Eu apaguei os erros pelo OBD e as luzes desapareceram todas durante uns 30 minutos de condução e depois voltaram. A minha questão é: ao apagar os erros, ele dá reset aos 1100 KM que tenho? Pergunto porque vou ter de fazer uma viagem esta semana de tipo 600-700 KM e não queria arriscar a ficar a pé...

O carro é um C4 1.6 BlueHDI 100CV de 2016 com 56000 KM.

Pois, já reparei que é um problema nestes motores, demasiado comum para o meu gosto... Não me apetecia nada estar a gastar 1000€ num tanque para potencialmente daqui a uns aninhos voltar a dar problema... Foi-me dito que dá para anular todo o sistema de AdBlue, mas sem isso o carro não deverá reprovar na inspeção por causa das emissões? Há mais possíveis problemas se anular isto?

Acho que o grave é um bocado subjetivo, se fosse realmente grave o carro não dava os tais 1100 KM de tolerância... Digo eu que sou um bocado leigo nisto [:D]

Foi-me dito que dá para anular todo o sistema de AdBlue, mas sem isso o carro não deverá reprovar na inspeção por causa das emissões? Há mais possíveis problemas se anular isto?​

* A eliminação ou o desconectar de um filtro de partículas constitui crime contra o meio ambiente e é um delito de falsidade documental. O veículo está homologado para poder emitir determinados níveis de emissões de gases.

BTW: eu já anulei o FAP da minha Focus há 8 anos e nunca tive problemas

Então tens a opção que pensaste e que o TSport referiu em letras pequeninas para o pessoal do tópico ao lado não lhe cair em cima...

Tudo o que é citroen c-elysee taxi ou tvde já deve ter essa solução ou para lá caminham...com esse teu motor.

Acho que o grave é um bocado subjetivo, se fosse realmente grave o carro não dava os tais 1100 KM de tolerância... Digo eu que sou um bocado leigo nisto [:D]
Com o problema que tens, o carro está-te a dar esse numero com a mesma confiança de quem te dá a chave vencedora do próximo euromilhões.
Existe a possibilidade de estar certo.

* A eliminação ou o desconectar de um filtro de partículas constitui crime contra o meio ambiente e é um delito de falsidade documental. O veículo está homologado para poder emitir determinados níveis de emissões de gases.

BTW: eu já anulei o FAP da minha Focus há 8 anos e nunca tive problemas

O filtro de partículas é uma cena diferente, certo? Pelo que me disseram neste caso é apenas reprogramar a centralina para o motor pensar que não tem sistema AdBlue, não se vai tirar nada do carro, por isso visualmente seria impossível saber que algo não está de origem... Só tenho a tal dúvida das emissões na inspeção, mas também me disseram que passa tranquilamente...

Então tens a opção que pensaste e que o TSport referiu em letras pequeninas para o pessoal do tópico ao lado não lhe cair em cima...

Tudo o que é citroen c-elysee taxi ou tvde já deve ter essa solução ou para lá caminham...com esse teu motor.

Pois, imagino que sim, já vi tanta gente a queixar-se do mesmo...

Com o problema que tens, o carro está-te a dar esse numero com a mesma confiança de quem te dá a chave vencedora do próximo euromilhões.
Existe a possibilidade de estar certo.

Já decidi que não vou arriscar, o mecânico com quem falei também disse para não o fazer.

O filtro de partículas é uma cena diferente, certo? Pelo que me disseram neste caso é apenas reprogramar a centralina para o motor pensar que não tem sistema AdBlue, não se vai tirar nada do carro, por isso visualmente seria impossível saber que algo não está de origem... Só tenho a tal dúvida das emissões na inspeção, mas também me disseram que passa tranquilamente...

Resumindo...o Adblue é utilizado para reduzir as emissões nocivas nos processos cataliticos...ou seja, o adblue potencia o efeito do flitro de particulas, sendo que nas tabelas de inspeção os valores serão para veiculos com fap, o adblue é o "need to have" para potenciar o efeito da queima de particulas, sem isso fica ao nivel dos anteriores só com fap.
tendo fap a funcionar irá teoricamente passar nas emissões na ipo.

Por exemplo, o ultimo motor a diesel na Europa, da Honda, o 1.6i-dtec (que foi descontinuado em 2019), não usava Adblue e o nível de emissões era semelhante.

O Adblue só serve para eliminar/reduzir as emissões de NoX,nada tem a ver com as partículas finas do fap,além disso é injetado no seu próprio catalizador que se encontra em geral antes do catalizador do fap.

Não confundir FAP com catalizador NoX.

ok tinha a ideia que reduzia as temperaturas de queima de partículas no fap, mas isso é aquela outra solução que alguns motores diesel PSA têm .. o Eolys...

O Adblue só serve para eliminar/reduzir as emissões de NoX,nada tem a ver com as partículas finas do fap,além disso é injetado no seu próprio catalizador que se encontra em geral antes do catalizador do fap.

Não confundir FAP com catalizador NoX.

É isso mesmo, embora em muitos (não sei se é na maioria) vem depois do FAP.

https://enginetechforum.org/selective-catalytic-reduction-scr

SCR-process.jpg

Isso não é bem assim,nenhum engenheiro se lembra de fazer essa habilidade e está feito.

Tem que se verificar em que posição o dispositivo de tratamento NoX fica melhor posicionado.

Em geral terá que aproveitar as calorias provindas do FAP para que a reação química da ureia seja eficaz.

Mas em certos motores estacionários,ou em algumas unidades diesel-elétricas o catalizador NoX é posicionado no início da linha para aproveitar o máximo de calorias.

Ainda existe outro sistema em que os gazes passam duas vezes através do catalizador NoX e em que a ureia é injetada três vezes,a primeira na linha entre motor e FAP,outra a jusante e finalmente no próprio interior do catalizador,mas isto é para outro tipo de motores,tão pequenos como uma semi de um camião.

Outro ponto que me esqueci de mencionar.

Existem dois tipos de Adblue,o normal e outro já com caracteristicas anti-crstalizantes,o segundo é de preveligiar sobretudo nos ligeiros.

E existem aditivos para o a ureia,justamente para prevenir a cristalização do mesmo.

Outro ponto é o prazo da ureia, três semanas passadas da data limite o efeito anticristalizante vai de vela.

Back