Problema com caixa de velocidades num Bora TDI

Caros colegas.
Precisava de uma ajuda...
Ontem fui jantar a casa dos meus pais e a minha mãe pediu-me para guardar o carro deles na garagem - um VW Bora TDI com 110 cvs.
Durante as manobras, o carro perdeu a marcha-atrás!!
Não sei como aconteceu... Só que aconteceu. Quando metia a marcha-atrás, o carro andava para a frente!
Entretanto, chegou o meu pai que levou o carro à oficina e disse-me que, nesse percurso, já só entrava a terceira, a quarta e a quinta.
Na oficina, numa primeira análise, disseram ao meu pai que, provavelmente, seria a embraiagem...
Ora, eu nada percebo de mecânica e tenho medo que o meu pai me esconda o verdadeiro problema porque lhe disse logo que me sentia responsável e que queria pagar, pelo menos uma parte, da reparação.
Será que, com estas informações, alguém me pode dizer qual terá sido, provavelmente, o problema? E quanto custará a reparação (mais ou menos)?
Obrigado antecipado.

Não deve ser nada de preocupar. Como dizes, metias a MA e ele andava para a frente, bom, a mim parece-me que seja algo relacionado com o selector de velocidades (tirantes ou casquilhos). E não, não terá a ver com embraiagem.[;)]

Agora, como deves saber, as peças na VW e a mão de obra não são nada baratas, por isso, vai-te preparando prá mocada.[:D]

Achei simpático queres comparticipar nas despesas.[;)] Os nossos pais tambem já fizeram muito por nós, mas acredita que terá sido mera coincidência o carro falhar nas tuas mãos.

Boa sorte com isso.[;)]

Não deve ser nada de preocupar. Como dizes, metias a MA e ele andava para a frente, bom, a mim parece-me que seja algo relacionado com o selector de velocidades (tirantes ou casquilhos). E não, não terá a ver com embraiagem.[;)]

Agora, como deves saber, as peças na VW e a mão de obra não são nada baratas, por isso, vai-te preparando prá mocada.[:D]

Achei simpático queres comparticipar nas despesas.[;)] Os nossos pais tambem já fizeram muito por nós, mas acredita que terá sido mera coincidência o carro falhar nas tuas mãos.

Boa sorte com isso.[;)]

IDEM! Também me parece que seja. Ás tantas uma mola que saltou ou um parafuso desapertado. O problema está na peça que puxa o selector para a direita. Segundo pude compreender só a 3ª,4ª e 5ª estão a funcionar.

R 1 3 5
_ 2 4

No pior dos cenários o problema poderá estar localizado na caixa de velocidades e aí..€€€€€. Mas acredito mais numa mola partida ou solta.

Cumps!

Carro perdeu força em subidas?
Não sei dizer.
Só fui buscar o meu pai à oficina e ele já tinha falado com o mecânico...
Só notei um cheiro muito intenso a ferodo (acho que é isto) a uns 15 metros do carro e o meu pai disse-me que tinha sido de ele forçar a caixa porque o carro só funcionava a partir da 3ª velocidade...

Obrigado pelas informações.

será que foi isto?
Sinceramente, nem sei o que isso é...
De qualquer forma, já falei com o meu pai e ele disse-me que terá sido um peça qualquer de ligação à embraiagem que partiu.
Disse também que custou € 45,00. Pareceu-me um bocado aliviado por não ser nada de mais grave, por isso acho que estava a ser sincero.

Obrigado pela colaboração.

Back