Problema com centralina

blind3

New member
Boas, é o seguinte, eu comprei um leitor OBDII Bluetooth - ELM 327 Interface, que suporta todos os protocolos OBDII.

A ideia seria estar sempre a par de problemas no carro e ter um suporte com o telemóvel para obter a informação via Bluetooth dos consumos, temperaturas e etc..

O meu carro trata-se de um Seat Ibiza 1.0 de 96 e quando hoje chegou o leitor, liguei ao carro e conectei ao programa próprio que fiz download para o telemóvel.

O problema é que me detecta o leitor OBDII mas diz-me que não consegue ler a centralina!

Já tentei com outros programas e todos me dizem o mesmo e quando encomendei o leitor, disseram-me que funcionava no meu e agora depois de gasto o dinheiro no material não consigo fazer absolutamente nada!

Alguém me sabe informar qual possa ser o problema??? Incompatibilidade? Protocolo diferente? [s)]

Carro europeu de 96 não deve ter porta OBDDII ainda. Esta só se tornou obrigatória na Europa após o ano 2000 se não estou em erro...

Creio que em 1996 só o cordoba tinha obd II, e o ibiza só a partir de 2000.

A primeira coisa a fazeres é exprimentares também o leitor num carro mais recente, não vá ser avaria do material que compraste.

Carro europeu de 96 não deve ter porta OBDDII ainda. Esta só se tornou obrigatória na Europa após o ano 2000 se não estou em erro...

Não me digas tal coisa... [8b]
No site dizia que dava para qualquer modelo a partir de 96 mas pelos vistos fui enganado..
Até mandei vir 2 unidades, uma para mim e outra para um Seat Toledo 1.9 Tdi de 99 se não estou em erro, será que nem nesse funciona então?

Creio que em 1996 só o cordoba tinha obd II, e o ibiza só a partir de 2000.

A primeira coisa a fazeres é exprimentares também o leitor num carro mais recente, não vá ser avaria do material que compraste.

Eu já testei as duas unidades no meu e não funciona, detecta o equipamento mas diz que não consegue ler a centralina..

Sendo assim a minha centralina apenas lê com o cabo Vag-Com por USB certo? Pois penso que só exite OBDII em versão bluetooth e isso impossibilita-me daquilo que pretendo..

Última edição:
Um Ibiza com quase 20 anos ter OBD ? [:D]

Caro amigo ninguém nasce ensinado, se foi o teu caso, parabéns ;)

O obd2 foi obrigatório nos EUA a partir de 96 e Europa a partir de 2000...

Pronto provavelmente então terá sido esse o problema nas especificações, sendo assim vou ver se consigo arranjar um cabo Vag-Com, apesar de que não sei se dará para usar com a aplicação do telemóvel mas como também tem a funcionalidade de entrada USB não custa experimentar..

Já agora sabes me dizer se funcionará no Toledo 1.9 Tdi de 99 ou será melhor esquecer a ideia?

Obrigado

Caro amigo ninguém nasce ensinado, se foi o teu caso, parabéns ;)

Pronto provavelmente então terá sido esse o problema nas especificações, sendo assim vou ver se consigo arranjar um cabo Vag-Com, apesar de que não sei se dará para usar com a aplicação do telemóvel mas como também tem a funcionalidade de entrada USB não custa experimentar..

Já agora sabes me dizer se funcionará no Toledo 1.9 Tdi de 99 ou será melhor esquecer a ideia?

Obrigado

Não te sei confirmar... tal como disse, foi obrigatório na Europa a partir do ano 2000, no entanto, há carros antes disso que já traziam a ligação. No entanto tem atenção que mesmo que consigas ligar o ELM à centralina, nos carros mais antigos o número de sensores e parâmetros visíveis era muito inferior ao dos carros actuais.

Não te sei confirmar... tal como disse, foi obrigatório na Europa a partir do ano 2000, no entanto, há carros antes disso que já traziam a ligação. No entanto tem atenção que mesmo que consigas ligar o ELM à centralina, nos carros mais antigos o número de sensores e parâmetros visíveis era muito inferior ao dos carros actuais.

Testado hoje no Toledo e a funcionar ás mil maravilhas, ao menos isso :)

Quando aos sensores penso que no Toledo tens acesso a imensa coisa a partir da centralina, pois consegues aceder a um menu secreto na consola de AC, onde consegues verificar cerca de 100 coisas diferentes, menos a que mais faz falta que é o consumo..

Obrigado pela ajuda na mesma e quanto ao Ibiza lá vou ter que me desenrascar com o leitor por cabo Vag-Com.

Testado hoje no Toledo e a funcionar ás mil maravilhas, ao menos isso :)

Quando aos sensores penso que no Toledo tens acesso a imensa coisa a partir da centralina, pois consegues aceder a um menu secreto na consola de AC, onde consegues verificar cerca de 100 coisas diferentes, menos a que mais faz falta que é o consumo..

Obrigado pela ajuda na mesma e quanto ao Ibiza lá vou ter que me desenrascar com o leitor por cabo Vag-Com.

Em muitos carros europeus com o test mode do quadrante dá para ver erros, voltagem da bateria, parametros de sensores, testar ponteiros e luzes do quadrante, ver pressões de fluidos e por ai fora.

Voltar
Superior