Problema com o meu Grand Cherokee

bogart

New member
Tenho um lindo Grand Cherokee 3.1 TD Laredo de 99, nunca me deu dores de cabeça até agora.. nada de mais, mas queria saber se alguem sabe o que se passa..

Acendeu-se a luz de nivel baixo de refrigerante.. uma luzinha amarela com um radiador..
ok sem preocupações, abri o capô e manda água lá para dentro.. atestei um pouco mesmo acima do nivel máximo.. e siga para bingo que existem mais uns estradões para fazer..
mas o raio da luz no dia a seguir acendeu oura vez.. abri então o deposito da água e ela tinha-se evaporado dali... atestei outra vez.. e mais um dia de calmaria.. mas no dia a seguir "ping" acendeu-se a luz.. e tenho notado que pinga água com cheiro esquisito e mau.. provavelmente do anticongelante ou lá do que é... pois fica uma manchita baça depois da água desaparecer..

Ontem fiz Porto-Lx, sempre a parar e a meter àgua, mas o raio da luz... sempre acesa.

O que me deixa lixado é que não se passa mais nada, ou seja a temperatura ronda o normal.. e nem barulhos estranhos nem fumos nem nada..

Alguem me pode dar uma dica do que se passa?

Obrigado amigos

citação:Originalmente colocada por bogart

Tenho um lindo Grand Cherokee 3.1 TD Laredo de 99, nunca me deu dores de cabeça até agora.. nada de mais, mas queria saber se alguem sabe o que se passa..

Acendeu-se a luz de nivel baixo de refrigerante.. uma luzinha amarela com um radiador..
ok sem preocupações, abri o capô e manda água lá para dentro.. atestei um pouco mesmo acima do nivel máximo.. e siga para bingo que existem mais uns estradões para fazer..
mas o raio da luz no dia a seguir acendeu oura vez.. abri então o deposito da água e ela tinha-se evaporado dali... atestei outra vez.. e mais um dia de calmaria.. mas no dia a seguir "ping" acendeu-se a luz.. e tenho notado que pinga água com cheiro esquisito e mau.. provavelmente do anticongelante ou lá do que é... pois fica uma manchita baça depois da água desaparecer..

Ontem fiz Porto-Lx, sempre a parar e a meter àgua, mas o raio da luz... sempre acesa.

O que me deixa lixado é que não se passa mais nada, ou seja a temperatura ronda o normal.. e nem barulhos estranhos nem fumos nem nada..

Alguem me pode dar uma dica do que se passa?

Obrigado amigos

De certeza que é uma fuga em algum tubo! Tenta encontrá-la ou leva a uma oficina não parece nada de grave, visto que não aquece. Agora..NÂO PONHAS Àgua no radiador, só líquido anticongelante próprio, o calcário da água é um dos piores inimigos do motor pode lixar tudo e mais alguma coisa com o passar dos tempos.

Tens um fuga do sistema de refrigeração e aconselho-te a não circulares com o carro assim porque pelos vistos és um bocado maçarico em mecanica e estás sujeito a queimar o motor e posso te garantir que se o queimares bem podes chorar pois esse motorzinho é um bocado carote, podes ter uma fuga no radiador, num tubo, no radiador da sofagem, no vaso de expansão, no veio da bomba de agua, etc, etc, etc...

THX

Tenho que inspecionar isso.. dar uma vista de olhos.. e tal.. mas diz-me se a agua continua a desaparecer e eu tenho que acrescentar, deito o k? água ou liquido anticongelante próprio?

Primeiro trato da fuga e sangro o sistema.. será melhor não?

THX

Tenho que inspecionar isso.. dar uma vista de olhos.. e tal.. mas diz-me se a agua continua a desaparecer e eu tenho que acrescentar, deito o k? água ou liquido anticongelante próprio?

Primeiro trato da fuga e sangro o sistema.. será melhor não?

Líquido porque a àgua calcina tudo sondas de temperatura, etc,etc. Tratas da fuga e depois enches de novo o resrvatório, poes o carro a trabalhar e ves se o nivel baixa passado, um pouco se não houver nenhuma fuga e baixar podes acxrescentar de novo

Sersan...

O que tenho que fazer então? Levo-o a um meccánico ou essas oficinas tipo Midas e afins resolvem-me o problema? é que estou em baixo de cash flow.. pois as malditas férias arruinam um gajo..

Devo parar de circular.. mesmo o motor estando a trabalahr normal e não haver um aumento da temperatura?

Sersan...

O que tenho que fazer então? Levo-o a um meccánico ou essas oficinas tipo Midas e afins resolvem-me o problema? é que estou em baixo de cash flow.. pois as malditas férias arruinam um gajo..

Devo parar de circular.. mesmo o motor estando a trabalahr normal e não haver um aumento da temperatura?

Olá,

Já viste se tens as correias todas no sítio??? A correia da bomba de água pode ter entregue a alma ao criador...

Abraço,

NCR

Bogart, se tiveres mesmo uma fuga no motor, podes ficar mesmo sem agua de um momento para o outro e se isso acontecer ficas sem motor. Faz uma coisa metes AGUA, porque se não não ganhas para o Liq. anticongelante, e ligas o carro deixas ficar a trabalhar e vais vendo se consegues descubrir a fuga, pode por exemplo ser simplesmente a tampa do vaso de expansão defeituosa. Deixas trabalhar e aquecer até á temperatura normal se não vires nada, acelera um bocado durante 1 minuto ou 2 para ganhares pressão no sistema, muitas vezes as fugas não são preceptiveis ao relanti. Isto vai-te dar a ideia do que está mal, aí o que tens a fazer é trocar a peça ou tubo e aí sim, meteres anticongelante definitivamente. Nota: se esvaziares o sistema todo de agua, quando atestares a primeira vez e ficar ao maximo depois de ligares o motor a agua vai desaparecer do vaso, mas isto é normal, pois existem partes do sistema que têm ar. Não sei como é o sistema do Cherokee mas vira o aquecimento para o quente. Muitos sistemas que regulam a temperatura do ar do habitaculo recorrem a uma torneira no radiador de sofagem para cortar e abrir a agua, por isso te digo para pores no quente.

Em principio sim... quer dizer.. acho eu que sim.. não vi nada de anormal a não ser o pingo de água quando estaciono e o raio da luz acesa.. fora isso e o cheiro... mais nada a declarar...

e é isso que me incomoda...

E Já agora ohem lá... o facto de estar quente a tampa do vaso de expansão ao se aberta deveria deixar sair ar...
e não tem acontecido

Tenho que ver isto

Bem vindo ao forum bogart,

Pelos vistos tas com um problemita no bicho [xx(]. Mas tudo se vai resolver pelo melhor [:I].
Só para teres a certeza que a agua não está a passar para o carter has-de ver se o nivel de oleo está mais alto... essa agua há-de estar a sair ou a entrar por algum lado. Se for fuga por algum tubo, com o carro parado has-de ver agua a pingar e depois é só rastrear ... se ela não sai ... tem de estar a entrar .. e isso é que é pior. Mecânico com ele, nem que seja para o diagnostico.

CumprimenTTos.

Ps. Eu não tenho bem a certeza, mas se não tiveres coolant podes utilizar agua destilada para o desenrasque... (se assim não for alguem que me corrija).

Fui à Midas da Galp das Amoreiras na A5.. eles acrescentaram o liquido rifrigerante, eu liquei a sofagem para o quente (algo que me dizem desbloquear a "Torneira" da água,) e até agora nem pinga de água nem cá fora nem ela bazou do vaso de expansão.. mas o raio da luz não se apaga... será que o sistema demora a reconhecer a coisa? vou deixar estar a tarde toda paradinho e no final vou verificar tudo outra vez..

MAs vou já ligar ao vendedor para lhe partir a cabeça...

Mas ajudem pelas coisas que vou dizendo acham que é uma avaria cara? eu pensoq ue não deve ser nada de grave pois o carro não aquece além doq ue era normal, nem faz barulhos nem nada de diferente..

Logo agora que lhe meti os 4 BFGoodrich All-Terrain T/A KO.... porra azar o meu..

Mas continuo a adorar o jeep

Abraços e muito obrigado pela ajuda

PS: já agora, tenho uma roda que abana, mesmo estando bem apertada... tipo um folga.. descobri isto ao trocar os pneus.. o que me dizem? é que houve gente que me disse que nos TT era normal.. e para não me preocupar..

A agua esta-se a pirar do circuito de refrigerção ou por um tubo roto, ou pela junta da cabeça para dentro de um cilindro e posteriormente pelo escape, ou uma camisa rota e esta a ir para dentro do oleo do carter! Se for para dentro do cartes o oleo fica mais claro e "aguado" e o nivel vai aumentando.

Se for um tubo é barato, o resto e sempre operação de motor aberto ke custa muito €€€€. Espero ke encontres um tubinho roto!

Qt a roda abanar isso de normal tb n tem nada! Pode ser um rolamento, o amortecedor de direção, etc.... verifica isso com cuidado pra n perderes uma roda em andamento....

Boa sorte! mais alguma coisa n te acanhes!

Quanto à vibração, houve alguns BF AT que saíram com defeito. Foram só 3 ou 4 medidas, não me recordo agora quais, mas uma pesquisa na net poderá revelar os lotes e as medidas em causa.

a vibração de que o Bogart fala não deve ter nada a ver com os pneus. deve ser algum problema mais grave.

quanto ao líquido do radiador, convém veres isso com alguma urgência porque do que li quando decidi comprar o Jeep Grand Cherokee 2.5 TD (e o motor não é muito diferente), fiquei a saber que até chamam ao líquido da Mopar para o circuito de refrigeração o "Líquido Mágico", tal é a sua importância para a saúde do motor.

por isso, convém ter muita atenção a isso.

umas perguntas:
-nestas férias fizeste grandes viagens em AE a ritmo acelerado?
-quando paras o carro desligas logo?
-deixas o carro aquecer antes de puxar por ele?

TEnho sempre cuidado para não fazer isso o que dizes...

Na AE não sou acelera.. ando na casa dos 120 quase sempre... raramente vou aos 140.. e quando aprao o carro depois de uma viagem espero sempre que o gajo acalme tudo.. e quando o ligo fico ali à espera um pouco até ficar fixe e não puxo por ele enquanto não estiver quente...

ou seja, sigo a norma!!!

o que me lixa é isto do liquido.. e da luz.. que merda

citação:Originalmente colocada por piruças

a vibração de que o Bogart fala não deve ter nada a ver com os pneus. deve ser algum problema mais grave.

quanto ao líquido do radiador, convém veres isso com alguma urgência porque do que li quando decidi comprar o Jeep Grand Cherokee 2.5 TD (e o motor não é muito diferente), fiquei a saber que até chamam ao líquido da Mopar para o circuito de refrigeração o "Líquido Mágico", tal é a sua importância para a saúde do motor.

por isso, convém ter muita atenção a isso.

umas perguntas:
-nestas férias fizeste grandes viagens em AE a ritmo acelerado?
-quando paras o carro desligas logo?
-deixas o carro aquecer antes de puxar por ele?

Lá está o que eu digo...água nem pensar ;)

voltando ao que já disse, quando andei a procurar Jeep's, fui lendo um pouco por todo o lado tudo o que encontrei sobre manutenção destes veículos, e tanto nos fóruns americanos, como nos canadianos ou franceses e ingleses, toda a gente referia (ao contrário do que se diz por aqui...) que este carro e este motor são fiáveis, desde que se cumpra a manutenção programada e se evitem grandes abusos sobre a mecânica.
claro que não ponho as minhas mãos no fogo, e toda a gente sabe que não há nada que chegue a um Toyota ou Nissan, mas à sua escala, os Jeep's conseguem ser fiáveis (-e confiáveis!).

a principal fraqueza do motor VM que equipa o 2.5 e o 3.1 (é um motor maior mas acho que a base não é muito distinta, mas não tenho a total certeza) é o facto de o sistema de refrigeração poder dar problemas quando não se respeitam os princípios básicos (deixar aquecer antes de "puxar", deixar arrefecer depois de uma viagem/esforço mais longo, evitar grandes esforços continuados (altas velocidades em AE por exemplo) e usar os produtos adequados).
efectivamente, e não sei ao certo porquê, em quase todos os fóruns os utilizadores se referem ao líquido do radiador da Mopar (o fornecedor habitual da Chrysler e Jeep) como sendo o "líquido mágico", e que apesar de ter o seu custo relativamente elevado, é imprescindível para o bom funcionamento do motor, porque será o único com as propriedades exigidas.

para além do "conteúdo", importa também ir "checkando" regularmente o estado da tubagem deste circuito para não haver surpresas (como aparentemente o Bogart irá ter... espero bem estar enganado e que seja só uma fuga ligeira).

para além do circuito de refrigeração, importa acompanhar também com todo o rigor e dentro do programado, toda a transmissão e verificar os níveis ou alterar os fluídos nas revisões.

de resto, é um carro como todos os outros que se for bem tratado, em princípio, trata bem o dono e sabe retribuir com bons momentos.

Já na Toyota se passa o mesmo. O "toyota red" é referido como o único líquido de refrigeração a utilizar nos 80's. Disponível apenas na Toyota. ;)

E senso assim, vou accionar a garantia que tenho e vou mandar o carro para uma oficina que perceba do assunto.. o meu medo.. é se a jeep aqui em lx domina.. é que pelo que ouvi dizer.. era uma desgraça.. mas já falei com a Mapfre que é quem deu a garantia para ir à Jeep perceber o que se passa.. Refrigeração e a Roda com folga...

Não pensem que acho que o meu carro é menos digno por ter estas mazelas, eu adoro o conforto que o Jeep tem fora de estrada, não é um TT para trialeiras, mas é um regalo andar fora de estrada com ele, na areia, olha e passear por trás-os-montes e descobrir estradas que não levam a lado nenhum e onde é quase impossivel dar a volta e lá tem um gajo que amandar o carro (o meus monster truck como eu carinhosamente lhe chamo) para cima de um arbusto.. os riscos fazem parte da pintura.. o meu é o laredo ainda pensei mandar pintar os parachoques, mas depois olha.. mais vale um rico de uma silva do que um elatado da cidade.. como alguem aqui disse..

è uma maqui.. tem motor que nuca mais acaba.. com uma resposta fantástica..e a caixa de velocidades automática é um regalo.. adoro o jeep, mesmo bebendo um pouco continuo a achar um dos jeep mais bonitos que existem (depois do hummer)

A ver vamos.. eu vou comunicando aqui oq ue se for passando..

MAs já agora?.. sabem de oficinas aqui na zona de lx que saibam mexer bem no bicho? e não sejam careiros? um gajo que domine o Grand Cherokee?

Voltar
Superior