problema com os CTT

djm

New member
Viva pessoal. Desculpem o texto ser um bocado longo, mas espero que alguem me possa dar umas luzes sobre isto.

Há cerca de mês e meio mandei vir uma encomenda do UK, de um site onde já mandei vir muitas outras coisas ao longo dos anos.

Há coisa dum mês essa encomenda chegou. Como não estava em casa deixaram o papelinho de aviso para ir levantar, como quase sempre acontece visto estar a trabalhar de manhã.
Tudo tranquilo, o meu nome lá, a minha morada, o país do remetente.

No dia seguinte dou um salto à estação dos correios do costume, assinalada no papelinho. Qual não é o meu espanto quando me dizem que a encomenda não está lá, e que não fazem ideia de onde ela está. Uma vez que é uma encomenda, não tem um tracking number (o que é bastante estúpido a meu ver), por isso não sabem mesmo.

Enquanto isso, contactei a loja de onde mandei vir, e eles também não conseguem fazer tracking, por ser uma encomenda, mas que me avisavam logo se ela lhes fosse devolvida.

Nos correios disseram que iam tratar do assunto e que me ligavam quando soubessem alguma coisa. Passado 3 dias, nada. Vou lá uma segunda vez, ficam de ver outra vez. Nada. Vou lá uma 3ª vez passado mais 3 dias e aí aconselham-me a preencher uma reclamação com a descrição do que tinha acontecido, que a resposta havia de chegar.

Assim fiz.

Neste momento já passou 1 mês e ainda não obtive resposta por parte dos CTT. A verdade é que gastei 60€ numa coisa que ninguém sabe onde está nem parece ter interesse em saber. A culpa não é do remetente, uma vez que a encomenda chegou bem, senão eu não tinha recebido o papel. O problema sempre esteve nos correios de cá.

Alguém já teve um problema do género? Posso apresentar a factura e exigir que os correios me dêem o dinheiro que paguei pela encomenda supostamente perdida? É que parece-me que se ficar à espera que eles resolvam o assunto bem que posso ficar sentado.

Obrigado desde já a todos [;)]

Os correios não te vão pagar a menos que o remetente tenha feito seguro, o melhor, se ainda n o fizeste, é fazer uma reclamação no livro e n nos formulários deles (podes fazer nos dois, mas principalmente no livro), de resto só te resta esperar q a encomenda apareça e n tenha sido roubada por um temporário qq.

Uma coisa que já me tem acontecido é porem no aviso uma estação dos correios e deixam o envelope por engano noutra estação, só que no meu caso é correio registado e vou à internet e desenrasco-me

Os CTT funcionam muito mal.
Já por 2 vezes enviei encomendas a cobrança, os clientes pagaram e os CTT não me deram o dinheiro. Só com umas reclamações é que me deram o dinheiro. Os clientes recebiam as encomendas e pagavam, e os CTT ficavam com o dinheiro sabe-se lá porque.

Boa sorte com isso, a mim ainda me deu algumas chatices.

Mas penso que esses avisos têm um código de registo da encomenda para facilitar a identificação da encomenda.

Quando é levantada tem de ser assinada pelo próprio.

Logo parece-me fácil reclamar uma vez que existe prova da existência da encomenda nos CTT (com identificação) e eles não têm prova da entrega (aviso assinado).

No outro dia cheguei a casa e tinha uma encomenda de 300€ encostada à porta de casa... O carteiro devia estar com preguiça de levar aquilo de novo para trás e vai de deixar encostada à porta e bazar...

Obrigado pelas respostas até agora pessoal.

Os correios não te vão pagar a menos que o remetente tenha feito seguro, o melhor, se ainda n o fizeste, é fazer uma reclamação no livro e n nos formulários deles (podes fazer nos dois, mas principalmente no livro), de resto só te resta esperar q a encomenda apareça e n tenha sido roubada por um temporário qq.

Pois, mas supostamente se segurares a encomenda eles pagam-te 10 ou 15x o valor do selo? Ou pagam-te o valor do que ela custou? Fiquei sem perceber bem isso.

Aconteceu-me o mesmo, reclamei, mandaram uma carta a dizer que por lei eles não têm responsabilidade nenhuma.

http://forum.autohoje.com/off-topic/53328-ctt-perderam-encomenda-e-agora.html

Já estive a ler o teu tópico Unreal, e realmente percebi que é mesmo questão de azar/incompetência deles... É a primeira vez que me acontece isto em dezenas de encomendas que já fiz ao longo dos anos. Sempre ficaste a arder e ela não voltou a Inglaterra? Eu ainda estou na esperança que me mandem um mail a dizer que a minha encomenda chegou lá devolvida :sh)

Mas penso que esses avisos têm um código de registo da encomenda para facilitar a identificação da encomenda.

Quando é levantada tem de ser assinada pelo próprio.

Logo parece-me fácil reclamar uma vez que existe prova da existência da encomenda nos CTT (com identificação) e eles não têm prova da entrega (aviso assinado).

Pensei o mesmo, mas foi o que me disseram lá na estação. Cartas têm tracking number, encomendas não. Vá-se lá saber porquê...

Vou mandar um mail à provedoria dos CTT a ver se me dizem alguma coisa. Assim chego à conclusão que quando os valores já começam a ser elevados, mais vale dar os 10 ou 15€ a mais pela FedEx ou DHL. Enfim...

Os CTT funcionam muito mal.
Já por 2 vezes enviei encomendas a cobrança, os clientes pagaram e os CTT não me deram o dinheiro. Só com umas reclamações é que me deram o dinheiro. Os clientes recebiam as encomendas e pagavam, e os CTT ficavam com o dinheiro sabe-se lá porque.

Boa sorte com isso, a mim ainda me deu algumas chatices.

A mim já-me aconteceu isto uma vez, na primeira e única vez que enviei alguma coisa à cobrança.

Enviei, o destinatário pagou, e eu receber o vale, népia. Eles tem no site que entregam em 5 dias uteis, para aí aso sétimo dia mandei um mail a pedir informações. Disseram-me que o o vale tinha sido emitido para esperar mais uns dias.
Passado mais 1 semana, não recebi nada, enviei um mail com uma reclamalção para um endereço de reclamações que eles têm. E ainda tive que mandar mais 2, entre telefonemas e promessas de outros telefonemas com explicações que nunca recebi.

Finalmente disseram-me que realmente o vale foi emitido, mas não foi levantado, que provavelmente se teria perdido, e que eu teria que esperar 1 mês até acabar a validade do vale, de forma a emitirem uma segundo via.

djm, eu nunca me dirigi a uma sucursal dos correios, foi tudo tratado por mail e telefone. Envia-lhes uma reclamação a explicar o sucedido. É um endereço para reclamações mesmo. Eles respondem passados uns dias.

Se recebeste o aviso para levantar a encomenda na estação X dos CTT e ela não está lá: RESPONSABILIDADE dos CTT. Não confundir com o facto da encomenda nunca chegar a Portugal ou chega e não o conseguires provar.
O aviso é prova de que a encomenda chegou e ficou à guarda dos CTT que agiram como fiel depositário da mesma.

Podes ter a certeza que não vai devolvido, vai é ser depois vendido nos leilões dos CTT :(.

A mim o vendedor ainda me deu 5 ou 6€, mas que não pagou a despesa.

muito provavelmente o carteiro passou o aviso para levantares na estação Y, e mandou a encomenda depois por engano para a estação Z ou W.
de que zone és? porto? recomendo-te a dirigires-te ao CDP da tua aréa de residencia e pedir para falar com algum responsavel do mesmo, mostras o aviso para eles verem quem foi o carteiro e falarem com ele para ver o que aconteçeu.
é melhor isso que andares sempre a ir para a estação.

muito provavelmente o carteiro passou o aviso para levantares na estação Y, e mandou a encomenda depois por engano para a estação Z ou W.
de que zone és? porto? recomendo-te a dirigires-te ao CDP da tua aréa de residencia e pedir para falar com algum responsavel do mesmo, mostras o aviso para eles verem quem foi o carteiro e falarem com ele para ver o que aconteçeu.

isto!
A menos que alguem tenha roubado a encomenda, ela não desaparece e vai para CDP. É muito mais vantajoso para ti ir lá directamente, é algo que não devias ser tu a fazer mas enfim.

Se recebeste o aviso para levantar a encomenda na estação X dos CTT e ela não está lá: RESPONSABILIDADE dos CTT. Não confundir com o facto da encomenda nunca chegar a Portugal ou chega e não o conseguires provar.
O aviso é prova de que a encomenda chegou e ficou à guarda dos CTT que agiram como fiel depositário da mesma.

Exactamente, é isso que me está a fazer confusão. Se eu tenho o papel, a culpa devia ser somente DELES.

Podes ter a certeza que não vai devolvido, vai é ser depois vendido nos leilões dos CTT :(.

A mim o vendedor ainda me deu 5 ou 6€, mas que não pagou a despesa.

Espero que não, vamos ver...

isto!
A menos que alguem tenha roubado a encomenda, ela não desaparece e vai para CDP. É muito mais vantajoso para ti ir lá directamente, é algo que não devias ser tu a fazer mas enfim.

Sim, sou do Porto, mas a minha casa fica na fronteira entre o Porto e a Maia, por isso embora 'more na Maia', é como se fosse no Porto. Realmente já me tinha passado pela cabeça. Tentei encontrar alguma listagem dos centros de distribuição postal, mas não encontrei. Não sei onde é, mas vou tentar encontrar. :)

Já se passou algo semelhante comigo. Na altura tinha comprado um jogo num site inglês, do qual foi enviado com um track number associado. Fui ao site da transportadora(inglesa) fazer track à encomenda, dizia que já estava na posse dos CTT há mais de 3 semanas. Liguei para os CTT a questioná-los sobre a minha encomenda e disseram-me que a mesma tinha sido extraviada. Após alguns telefonemas, tive que enviar um email para um departamento de reclamações dos CTT, e acabaram por responder que iriam indeminizar a entidade que enviou a encomenda (no valor da mesma) e que depois eu teria que me entender com eles (empresa inglesa)... depois da situação resolvida entre os CTT e a empresa inglesa, fiquei com crédito na minha conta do site, no valor do jogo que tinha encomendado e pago.

Já trabalhei nos CTT, por isso digo-te que a informação que te deram está incorrecta...
Embora o lapso possa ser da tua definição de 'encomenda', o que te foi enviado foi uma encomenda ou um objecto postal volumoso?
- Se foi um objecto postal volumoso, realmente não existe tracking, é como se fosse uma carta normal e por conseguinte só o carteiro que assinou o aviso poderá elucidar-te sobre o seu paradeiro.
- Se é uma encomenda tem forçosamente um código atribuído que consta do aviso, o carteiro só a pode entregar através de assinatura do destinatário ou de quem a receba por ele! Todo o percurso da mesma é registado informaticamente, assim sendo os CTT podem/devem em qualquer momento saber o seu paradeiro. Aliás tu próprio o poderás saber através do site dos CTT.

No entanto pelo que referes, provavelmente não é uma encomenda, é apenas um objecto postal volumoso, tem custos postais muito mais baixos, mas em caso de extravio é indetectável...

Já trabalhei nos CTT, por isso digo-te que a informação que te deram está incorrecta...
Embora o lapso possa ser da tua definição de 'encomenda', o que te foi enviado foi uma encomenda ou um objecto postal volumoso?
- Se foi um objecto postal volumoso, realmente não existe tracking, é como se fosse uma carta normal e por conseguinte só o carteiro que assinou o aviso poderá elucidar-te sobre o seu paradeiro.
- Se é uma encomenda tem forçosamente um código atribuído que consta do aviso, o carteiro só a pode entregar através de assinatura do destinatário ou de quem a receba por ele! Todo o percurso da mesma é registado informaticamente, assim sendo os CTT podem/devem em qualquer momento saber o seu paradeiro. Aliás tu próprio o poderás saber através do site dos CTT.

No entanto pelo que referes, provavelmente não é uma encomenda, é apenas um objecto postal volumoso, tem custos postais muito mais baixos, mas em caso de extravio é indetectável...

sim, acho que é mesmo isso...

mas atenção que mesmo a encomenda não seja resistada, no cdp antes de enviarem a encomenda para a estação fazem uma lista das encomendas que foram enviadas para cada estação. provavelmente no cdp vai ter o registo disso. leva é o aviso contigo.

Back