Problema com SUBWOOFER

BlackinBlack

New member
Venho pedir a vossa ajuda com um problema com um subwoofer que me tem dado dores de cabeça.

Construí uma caixa para colunas de carro, para usar dentro da caixa de um rádio gigantesco e que têm funcionado bem.

Como tive de elevar essa caixa cerca de 21cm, aproveitei esse MDF para construir uma outra caixa e lhe acrescentar um subwoofer.

A caixa ficou com 21x23x59 cm, a litragem com os reforços internos ficou em cerca de 15L, fui-me guiando por alguns tutoriais da NET, mas a medida só permite usar um Subwoofer de 16,5 cm, eu sei que é pequeno mas mim serve, para dar um complemento às colunas.

O amplificador é um daqueles chineses ZK-HT21 com chip TDA7498E, que referem ser compatível com colunas entre 4 a 8 ohms e potência de Subwoofer até 220W. Tem funcionado bem só com as colunas.
Uso cabos de 1.5 para as colunas e de 2.5 para o sub.

Experimentei um subwoofer bobine dupla em série ficando com 8 ohms tendo 300 RMS (anunciados) que funcionou durante cerca de 15 dias, mas sem nunca puxar muito acabou por queimar.

Depois experimentei um outro de bobine simples a 4 ohms (igual às colunas) iniciei com a frequência, volume de sub e volume de som total tudo a iniciar no mínimo e queimou de imediato.

O amplificador pode funcionar entre 15 a 36V, está ligado a uma fonte de 19v e 90w.
Será a fonte de energia fraca?
isso queimava de imediato o subwoofer?

Estou a pensar mudar para uma fonte de 24V e 150 ou 200W.

Qual a vossa opinião?
Tenho verificado os ohms com o multímetro e estão correctos, existe mais alguma medida que possa verificar?
Que tipo de teste posso fazer para ver qual a avaria?
Porque só queima o sub e não as colunas?

Todas as ajudas são bem vindas.
Muito obrigado.

Tens algo mal efectuado nessa ligação p o subwoofer.

Sim mas tipo o que?

O ohms estão correctos, a polaridade está correcta, mesmo se invertida ou se fosse por distorção ia queimando gradualmente, o segundo queimou de imediato, nem imitiu nenhum som.

O que posso medir/avaliar para confirmar isso?
Amperagem, voltagem?

O ideal era refazer passo a passo tudo de novo p despistar qq má ligação.

Mas não me admirava nada q fosse do próprio amplificador q mande algum pico de tensão no subwoofer, é q é muita coincidencia já terem ido 2 com o galheiro.

O ideal era refazer passo a passo tudo de novo p despistar qq má ligação.

Mas não me admirava nada q fosse do próprio amplificador q mande algum pico de tensão no subwoofer, é q é muita coincidencia já terem ido 2 com o galheiro.

O amplificador refere ter proteção contra picos de tensão, mas será que se está a referir somente á tensão de entrada no próprio amplificador ou também inclui as saídas?

As ligações do canal sub foram feitas com fio novo de 2.5 e terminais faston.

Nas instruções do amplificador refere alcançar somente a potência máxima quando conectado a 36V e recomendando 8A. E que quando ligado a fonte mais baixa, ele reduz a potência (W) disponível.

Como estou a usar uma fonte de 19v e 90w, será o contrário ou seja a fonte ser fraca faz com que queima, mas nesse caso acho que também não seria de imediato...

Será que avariou o canal de subwoofer ao fim de 15 dias?

Mas como posso avaliar isso, com o multímetro dará ou seria necessário um aparelho mais especifico, quais as medidas que tenho de avaliar?

Pois garantia da China é para esquecer... simplesmente não existe. Embora o aparelho em si tivesse boas reviews, é à sorte.
Até porque só os portes de reenvio devem ficar próximos do valor do aparelho.

Existe alguma secção dedicada a som auto aqui no fórum, é que não encontrei.

Muito provavelmente o problema está de facto no amp, nem sempre o que parece ser mais barato acaba por ser o mais barato :)

Quando andava nas andancas do car audio, ainda os dinossauros habitavam o planeta tinha uma certa preferencia por material da MTX, nao sei se ainda sao bons ou se nao haverá melhor relacao preco/qualidade.

As colunas são de facto da MTX, sinceramente não por escolha inicial mas devido ao facto de as ter comprado em promoção, e na minha opinião é uma marca que continua a valer mais apena que outras marcas de nome anteriormente consagrado.

Quanto ao amplificador como poderei testar esse canal?

Algum user mais entendido em car áudio me poderia indicar qual o teste?

Voltar
Superior